Nossa Cidade

Samu simula atendimento de múltiplas vítimas em capacitação de profissionais

Quem passou, neste domingo (15/12), pela avenida da Emancipação e viu a movimentação de ambulâncias e pessoas feridas pode ficar tranquilo. Era uma simulação de atendimento de múltiplas vítimas, realizada pelas equipes do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) de Hortolândia e Sumaré, além de alunos de uma escola técnica de enfermagem da cidade. O objetivo da ação é capacitar os profissionais envolvidos para situação de catástrofes, onde os recursos para prestação de socorro são menores do que a quantidade de vítimas.

“É muito importante testar os sistemas de regulação (de atendimento dos chamados) e a capacidade das unidades de urgência e emergência do município”, destacou o coordenador do Samu de Hortolândia, José Roberto Silva. Os treinamentos realizados pelo Samu acontecem com frequência e com diversos objetivos de capacitação, como a que foi realizada, há alguns meses, no Shopping Hortolândia, simulando evacuação do centro comercial.

Anuncio


Samu de Hortolândia está prestes a completar 12 anos

O Samu (Serviço de Atendimento Móvel) de Hortolândia foi implantado em 23 de janeiro de 2008, no primeiro governo do prefeito Angelo Perugini. Em todo este tempo, as equipes de socorristas realizaram mais de 210 mil atendimentos. Com o Samu, a Prefeitura presta um serviço mais ágil de socorro à população, em casos de acidentes ou mal súbito.

O serviço de acionamento do Samu pelo telefone 192 é um importante instrumento para a rede pública de saúde, uma vez que as equipes tem agilidade e eficiência no atendimento de situações graves. São cerca de 70 chamados por dia, de acordo com dados do serviço de triagem de ligações, que atende Hortolândia e Sumaré. Metade são para atendimentos em Hortolândia.

Transformação na saúde

A Prefeitura de Hortolândia desenvolve uma série de obras e ações para a reestruturação do sistema de saúde na cidade, que incluem a reforma e ampliação do Hospital Municipal, a reforma de UBSs, a abertura de farmácias em todas as unidades de saúde, entre outras melhorias que resultam em mais qualidade no atendimento prestado aos munícipes. Estas intervenções fazem parte do PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento), conjunto de mais de 100 obras e serviços, com objetivo de promover o desenvolvimento urbano, ambiental, social e humano para que Hortolândia cresça com planejamento e sustentabilidade nos próximos 30 anos. As obras são realizadas por meio de parcerias da Prefeitura com a iniciativa privada, governos estadual e federal, sendo que a principal fonte de recursos é um financiamento junto ao banco internacional CAF.

A principal intervenção na área da saúde é a reforma do Hospital Municipal. Serão investidos R$ 12,5 milhões nesta ação, que incluirá reforma desde a fachada até as instalações internas, garantindo a ampliação de 62 para 100 leitos, com 10 vagas de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) adulto. Entre os novos serviços que serão oferecidos no local está o exame de tomografia, medida que colaborará para agilizar o diagnóstico dos pacientes.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo