Connect with us

Nossa Cidade

Sarau “Aqui Trem Poesia” acontece na terça-feira (02/06), com programação online ao vivo

Prefeitura

Publicado

em

Atividades culturais têm sido grandes aliadas para amenizar os impactos provocados pelo distanciamento social, em razão da pandemia do Coronavírus. Usando a tecnologia e o alcance das redes sociais, o sarau “Aqui Trem Poesia” realizará a sua quarta edição – a primeira online, em casa, nesta terça-feira (02/06), e será exibido em uma live no Instagram, às 19 horas. O objetivo é levar a poesia falada para pessoas de todas as idades e, assim, democratizar a arte da palavra oral. O evento tem o apoio da Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Cultura.

A programação conta com um bate-papo divertido sobre música e poesia, entre o rapper e arte-educador Renan Inquério e o Dj Viny. O sarau também será exibido pelo canal do Facebook, extraoficialmente, pois toda a interação com o público será feita através do Instagram. Os participantes poderão declamar poesias e textos literários de autoria própria ou de autores conhecidos.

“Além de desenvolver a sensibilidade e o gosto pela leitura de poemas e poesias, agora o Sarau online proporcionará aos internautas a experiência de provar o sabor de se deixar levar pelo texto poético de diferentes épocas e estilos, de forma livre e prazerosa. Essa busca instantânea nos motiva a acreditar numa participação tão intensa quanto a que acontecia nas atividades do Sarau presencial, antes da pandemia. A Secretaria de Cultura é privilegiada em apoiar uma atividade inspiradora que atinge um vasto público”, avaliou a secretária de Cultura, Alessandra Amora Barchini.

O evento, que terá cinco edições online (junho-outubro), sempre na primeira terça-feira do mês, é realizado em parceria com o Governo Estadual. O sarau foi um dos projetos contemplados pelo ProAC (Programa de Ação Cultural) em Edital de nº 14/2019 de Incentivo ao Desenvolvimento da Cultura Popular, Tradicional, Urbana, Negra Indígena e Plural e teve seu formato adaptado à necessidade de isolamento social.

“Precisamos nos adaptar para garantir que o que é importante para nós aconteça, ainda que em tempos difíceis. Hoje, felizmente, temos ferramentas que nos permitem experimentar novos formatos de atividade e interação. Então, vamos utilizá-las. Nada substitui a troca do sarau, dos nossos encontros presenciais, mas, enquanto precisarmos viver essa nova realidade, poder manter o sarau vivo é uma alegria imensa e assim o faremos”, destaca a coordenadora do evento, Gabriela Castilho Guimarães.

Além do sarau em casa, estão previstas ainda outras atividades, como o quadro Pílula Poética, oficinas EAD, uma série de podcasts, entre muitas outras que serão divulgadas e acontecerão ao longo do próximo semestre.

O sarau

A Prefeitura de Hortolândia criou o sarau “Aqui Trem Poesia” em 2019. O evento já teve três edições, sendo duas no ano passado, em agosto e outubro, e uma em março deste ano, sendo esta última parte do projeto aprovado e realizado via ProAC.

O nome do evento é um trocadilho com a palavra “trem”, em referência à antiga Estação Jacuba, cujo prédio foi restaurado pela Prefeitura e hoje abriga o Centro de Memória “Professor Leovigildo Duarte Junior”, onde as três edições do evento foram realizadas. Também no ano passado, a Prefeitura levou evento para cinco escolas públicas da cidade.

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia

Nossa Cidade

Com mais duas fatalidades por Coronavírus, Hortolândia soma 41 óbitos

Portal Hortolândia

Publicado

em

A prefeitura de Hortolândia confirmou na tarde desta quarta-feira (08) mais uma morte por Covid-19. Essa é a 2ª morte registrada hoje , somando um total de 41 óbitos na cidade.

Uma das pacientes era uma mulher de 78 anos,que foi internada na Unidade Respiratória do Nova Hortolândia no dia 28/06,mesma data que foi colhido exame para Covid-19, recebeu alta no dia 30/06,mas teve nova internar;:ao na U.R. em 05/07. O resultado positivo recebido em 07107. O falecimento aconteceu dia 05/07.

A outra paciente era uma mulher de 91 anos, que foi internada na Unidade Respiratória do Nova Hortolândia no dia 30/06, mesma data que foi coletado o exame para Covid-19. O resultado positivo para Coronavírus foi recebido no dia 07107. O falecimento aconteceu no dia 02/07.

Ambas as pacientes tinham outras comorbidades.

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Nossa Cidade

Veículo avança sinal vermelho e colide contra outro no centro de Hortolândia

Redação

Publicado

em

Por

Dois veículos colidiram após um deles avançar o sinal vermelho, no centro de Hortolândia, na tarde desta quarta-feira (8).

O acidente aconteceu por volta das 16h, no cruzamento entre a rua Nelso Pereira Bueno com a Luiz Camilo de Camargo.

A Guarda Municipal e o Departamento de Trânsito estiveram no local para organizar o trânsito até a retirada dos veículos.

Não houve feridos.

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Nossa Cidade

Prefeitura reforça sinalização de trânsito em frente a mais uma escola

Prefeitura

Publicado

em

Mais uma etapa do reforço e implantação de sinalização em ruas localizadas em frente a escolas foi realizada, na manhã desta quarta-feira (08/07), por equipes da Prefeitura de Hortolândia. Faixas de pedestres, retenção e alertas como “PARE” foram pintados entre as ruas José Moscardini e Delmira Antônia de Jesus, próximo à escola infantil Girassol, no Jardim Nossa Senhora de Fátima.

De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana, a ação garantirá mais segurança no trânsito da região para pais, alunos e motoristas, após o reinício das aulas na unidade de ensino. Além disso, o trabalho organiza o trânsito e evita o excesso de velocidade por parte dos motoristas e ajuda na travessia de pedestres. O serviço acontece, diariamente, em diversas regiões da cidade e continuará nos próximos dias.

Implantação de lombadas

Para evitar o excesso de velocidade dos motoristas, a Prefeitura também implantou mais uma lombada na avenida Joaquim Martarolli, próximo à Câmara Municipal, além de outra na rua Benedito Alves Pinto, na mesma região.

O reforço e a implantação da sinalização viária estão entre as diversas ações realizadas pela Prefeitura para aumentar a segurança no trânsito da cidade. Em 2017, foi criado um pacote de medidas para reduzir os acidentes de trânsito. Além da sinalização, o pacote inclui a instalação de radares para fiscalização, que funcionam desde janeiro do ano passado, e ações educativas com motoristas e a comunidade em geral.

De janeiro a março deste ano, foram registrados três óbitos causados por acidentes nas vias de Hortolândia. Em maio, nenhum acidente fatal foi registrado na cidade. Os dados do Infosiga (Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo) apontam que o município cumpriu a meta estabelecida pelo Governo Estadual para o período. Segundo o Infosiga, Hortolândia registra os menores índices de violência no trânsito desde 2015, quando o órgão passou a disponibilizar as estatísticas, por meio do site oficial da entidade.

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Noticias

Youtube

 

PONTE DA ESPERANÇA

Populares