Nossa Cidade

Sarau “Aqui Trem Poesia” contagia público com poesia e literatura

Cerca de 400 pessoas estiveram no evento da Prefeitura realizado nesta terça-feira (27/08) no Centro de Memória

O clima de poesia contagiou as cerca de 400 pessoas que estiveram no Centro de Memória “Professor Leovigildo Duarte Junior”. O espaço recebeu o sarau “Aqui Trem Poesia”, realizado pela Prefeitura de Hortolândia, nesta terça-feira (27/08). O evento promoveu um encontro de recitação de poesias, textos literários e músicas, de autoria própria ou de autores conhecidos. Quarenta pessoas soltaram a voz no microfone aberto do sarau. A curadoria das apresentações foi do poeta e músico Renan Inquérito, que também se apresentou acompanhado do DJ Viny.

Anuncio


O sarau contagiou pessoas de todas as idades. Umn exemplo foram as dez mulheres do grupo de idosos do CCS (Centro de Convivência Social) Rosolen, órgão da Prefeitura, que declamou a poesia “Estas Mãos”, de Cora Coralina (1889-1985). O grupo também expôs trabalhos criados numa oficina artístico-cultural, ministrada neste mês, cujo tema foi a vida e obra da poetisa Cora Coralina. Dentre os trabalhos expostos estavam desenhos das mãos dos idosos.  

Quem também soltou a voz no microfone foram sete alunos da EJA (Educação de Jovens e Adultos) da Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Marleciene Priscila Presta Bonfim e duas alunas da Emef Janilde Flores Gaby do Vale.

Renan Inquérito festejou o clima do sarau. “Foi uma noite que senti que a poesia é a infância da melhor idade ou vice e versa”, destacou o poeta.

Para a coordenadora do evento, Gabriela Guimarães, o evento promoveu alegria entre todos. “Uma noite divertida, cheia de boas surpresas. Foi uma ação que encorajou muitas pessoas a enfrentarem seus medos, vergonhas e fazerem algo novo. Assim como a lembrancinha que fizemos e distribuímos com muito carinho, de pouco em pouco, gota a gota, vamos plantando a paz, a convivência, a experiência, a transformação por meio da cultura, da poesia”, destacou Gabriela.

Para estimular ainda mais o espírito literário no público, o sarau contou com a conhecida Banca de Troca de Livros da Biblioteca Municipal “Terezinha França de Mendonça Duarte”. De acordo com a biblioteca, foram realizadas 35 trocas de livros e cerca de 100 pessoas passaram pela banca. O público pôde ainda matar a fome e a sede na praça de alimentação instalada no sarau. 

A secretária de Cultyura, Alessandra Amora Barchini, destacou o resultado positivo da primeira edição do evento. “A proposta do sarau ‘Aqui Trem Poesia’ foi realizada com sucesso, que era o de fomentar um encontro, em formato de sarau, para compartilhar, ouvir e declamar poesias, textos e até músicas. Além disso, promovemos lazer, conhecimento e a experiência do contato entre gerações. Tudo fluiu lindamente, um trabalho feito por muitas mãos e corações dedicados a levar uma atividade cultural para à charmosa estação ferroviária que abriga o Centro de Memória”, ressaltou Alessandra.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo