Nossa Cidade

Sarau “Aqui Trem Poesia” é nesta terça-feira (03/08)

Sucesso de público, o sarau “Aqui Trem Poesia” tem conquistado cada vez mais espectadores. Os amantes de poesia e música já podem se programar, pois, nesta terça-feira (03/08), acontece a sexta edição do evento – terceira online Em Casa – a partir das 19 horas, no canal do Instagram, disponível neste link. O evento tem o apoio da Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Cultura.

O objetivo principal do sarau é democratizar a arte da palavra oral e oferecer espaços para compartilhar conteúdos culturais variados e oficinas de arte. A atividade será realizada em uma live no Instagram e os espectadores podem participar e interagir com o rapper e arte-educador Renan Inquérito, o apresentador do evento, e com o DJ Viny, que comanda o som.

Anuncio


“Novamente online, nos encontraremos em mais uma primeira noite de terça-feira do mês, fazendo desse espaço virtual ferramenta de aproximação e de troca de ideias, anseios e afeto através da poesia. Um momento de respiro, de convite à participação a toda e qualquer pessoa que se anime em declamar e que tenha acesso à internet. Seguimos existindo e resistindo, longe para, em breve, estarmos perto de novo”, ressaltou a coordenadora do evento Gabriela Castilho Guimarães.

Além do sarau em casa, acesse as redes sociais da Secretaria de Cultura e do Sarau e conheça outras atividades, como o quadro Pílula Poética, oficinas EAD, uma série de podcasts, entre muitas outras que serão divulgadas e acontecerão ao longo do semestre.

Oficina de ZINE

Para quem gosta de arte, o Sarau “Aqui Trem Poesia” preparou uma grande novidade. A oficina “Aqui Trem Zine” é composta por quatro módulos, sendo eles: “O que é zine?”, “Conteúdo”, “Técnicas Manuais” e “Produção”, e acontecerá na segunda quinzena deste mês, com duas aulas semanais, que devem ser às sextas e segundas. As aulas serão disponibilizadas também nas redes sociais do sarau, principalmente no IGTV no perfil do Instagram @aquitrempoesia.

Podcast

O Sarau “Aqui Trem Poesia” lançou, na quinta-feira, 24 de junho, um canal de podcasts, com produção e apresentação do rapper e arte-educador Renan Inquérito. O projeto prevê, inicialmente, uma série de 5 podcasts, com periodicidade mensal.  A atividade tem o apoio da Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Cultura.

O canal está disponível via Anchor e Spotify, gratuitamente, e tem o objetivo de ser mais um espaço de troca, de incentivo ao contato com a arte, poesia e literatura. No episódio de lançamento, a vida do poeta brasileiro é contada através de uma narração objetiva e leve. Os ouvintes poderão apreciar um rap composto por Renan e poesias de Manoel de Barros declamadas, cheias de emoção e significados. 

O sarau

Criado em 2019, o sarau “Aqui Trem Poesia” já teve cinco edições, sendo duas no ano passado, em agosto e outubro, e as outras três em março, junho e julho deste ano, sendo as duas últimas online Em Casa.

O evento, que acontece sempre na primeira terça-feira do mês, teve suas atividades em 2019 realizadas através da Secretaria de Cultura da Prefeitura de Hortolândia e, desde 2020, é realizado a partir de verba do Governo Estadual. O sarau foi um dos projetos contemplados pelo ProAC (Programa de Ação Cultural) em Edital de nº 14/2019 de Incentivo ao Desenvolvimento da Cultura Popular, Tradicional, Urbana, Negra Indígena e Plural e teve seu formato adaptado à necessidade de isolamento social.

O nome do evento é um trocadilho com a palavra “trem”, em referência à antiga Estação Jacuba, cujo prédio foi restaurado pela Prefeitura e hoje abriga o Centro de Memória “Professor Leovigildo Duarte Junior”, onde as três edições do evento foram realizadas. Também no ano passado, a Prefeitura levou o evento para cinco escolas públicas da cidade.

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo