Connect with us
Publicidade

Nossa Cidade

Segunda edição online do sarau “Aqui Trem Poesia” acontece na terça-feira (07/07)

Prefeitura

Publicado

em

“Quem anda nos trilhos é trem de ferro, sou água que corre entre as pedras: liberdade caça jeito”. O lindo verso é de um poema do escritor brasileiro Manoel de Barros, declamado na abertura do sarau “Aqui Trem Poesia”, que terá a sua sexta edição – segunda online Em Casa – nesta terça-feira (07/07), a partir das 19 horas. A atividade será realizada em uma live no Instagram, tendo com principal objetivo democratizar a arte da palavra oral. O evento tem o apoio da Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Cultura.

Publicidade

O sarau acontece de maneira descontraída e conta com a participação de poetas convidados e do público, que poderão declamar poesias e textos literários de autoria própria ou de autores conhecidos. A apresentação fica por conta do rapper e arte-educador Renan Inquérito e o som é comandado pelo Dj Viny.

“As atividades culturais online tem proporcionado alegria para nossa alma. Estamos felizes com a evolução do projeto Sarau Em Casa. Temos obtido um aumento expressivo na interação do público e isso nos motiva a continuar trabalhando e inovando nossos diversos projeto culturais”, avaliou a secretária de Cultura, Alessandra Amora Barchini.

O evento, que iniciou as edições online no mês de junho, é realizado em parceria com o Governo Estadual. Outras estão previstas até outubro e acontecem sempre na primeira terça-feira do mês O sarau foi um dos projetos contemplados pelo ProAC (Programa de Ação Cultural) em Edital de nº 14/2019, de Incentivo ao Desenvolvimento da Cultura Popular, Tradicional, Urbana, Negra Indígena e Plural e teve seu formato adaptado à necessidade de isolamento social.

“Nosso primeiro sarau online foi bem divertido e funcionou mais do que havíamos imaginado! Estávamos apreensivos, pensando que o público pudesse ser menor, já que, infelizmente, nem todo mundo tem acesso à internet e a plataformas online, mas foi surpreendente! Teve fila para declamar e tivemos que iniciar uma nova live no Instagram, para dar tempo de todos participarem. Estamos aproveitando a oportunidade para aproximar quem mora longe, em outras cidades, e que não podia assistir aos saraus presencialmente. Além disso, o conteúdo fica disponível mesmo após a live terminar e muita gente acessou. Tem sido um formato muito rico, que dá o mesmo trabalho ou até mais, mas que tem valido a pena!”, comemorou a coordenadora do evento Gabriela Castilho Guimarães.

Além do sarau em casa, acesse as redes sociais e conheça outras atividades, como o quadro Pílula Poética, oficinas EAD, uma série de podcasts, entre muitas outras que serão divulgadas e acontecerão ao longo do próximo semestre.

Podcast

O Sarau “Aqui Trem Poesia” lançou, na quinta-feira, 24 de junho, um canal de podcasts, com produção e apresentação do rapper e arte-educador Renan Inquérito. O projeto prevê, inicialmente, uma série de 5 podcasts, com periodicidade mensal.  A atividade tem o apoio da Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Cultura.

O canal está disponível via Anchor e Spotify, gratuitamente, e tem o objetivo de ser mais um espaço de troca, de incentivo ao contato com a arte, poesia e literatura. No episódio de lançamento, a vida do poeta brasileiro é contada através de uma narração objetiva e leve. Os ouvintes poderão apreciar um rap composto por Renan e lindas poesias de Manoel de Barros declamadas, cheias de emoção e significados. 

O sarau

A Prefeitura de Hortolândia criou o sarau “Aqui Trem Poesia” em 2019. O evento já teve três edições, sendo duas no ano passado, em agosto e outubro, e uma em março deste ano, sendo esta última parte do projeto aprovado e realizado via ProAC.

O nome do evento é um trocadilho com a palavra “trem”, em referência à antiga Estação Jacuba, cujo prédio foi restaurado pela Prefeitura e hoje abriga o Centro de Memória “Professor Leovigildo Duarte Junior”, onde as três edições do evento foram realizadas. Também no ano passado, a Prefeitura levou evento para cinco escolas públicas da cidade.

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia

Nossa Cidade

Programa Quem é Você recebeu o candidato a prefeito Dr George

Redação

Publicado

em

Por

O programa QUEM É VOCÊ do Portal Hortolândia, apresentado pelo Radialista Júlio Ribeiro recebeu nesta terca-feira(20), o candidato a prefeito Dr George (PSDB).

Publicidade

Professor George falou um pouco de sua vida, como chegou a Hortolândia, seus feitos como prefeito e também do seus planos de governo se eleito prefeito da cidade.

Confira a entrevista no Facebook:

https://business.facebook.com/portalhortolandia/videos/733722834205585/?v=733722834205585

Confira a entrevista na integra no Youtube

SOBRE O PROGRAMA

O programa QUEM É VOCÊ vai ao ar uma vez por semana e tem como principal objetivo disponibilizar um espaço onde empresários e/ou candidatos a prefeito das eleições 2020 na cidade de Hortolândia possam contar a sua história de vida e ligação com a cidade.

O programa é uma parceria entre Rafa Som Produções e Eventos, Portal Hortolândia e o apresentador Júlio Ribeiro da rádio Top FM, onde juntos, proporcionam um bate-papo descontraído em um estúdio de Ponta, com Transmissão Ao Vivo e Simultânea no Facebook e no Canal Youtube do Portal Hortolândia.

As entrevista mantém um distanciamento entre entrevistado e apresentador, respeitando as recomendações de distanciamento em prevenção à Covid-19.

Se você é um pré-candidato no município e gostaria de contar sua história ao vivo ou você gostaria de ver a propaganda da sua empresa no programa, entre em contato com a gente pelo Whatsapp (19)9.9622-6706.

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Nossa Cidade

Vias do Jardim Rosolem recebem reforço na sinalização de solo

Portal Hortolândia

Publicado

em

O Jardim Rosolem recebeu, nesta terça-feira (20/10), mais uma etapa dos serviços de reforço e implantação da sinalização de solo, realizados pela Prefeitura de Hortolândia. O trabalho aconteceu entre as ruas Jorgina de Souza Francisca, Ercílio Antônio Meira e Benedito Leite, localizadas próximas ao Supermercado Pague Menos. De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana, esta ação na região tem o objetivo de oferecer mais segurança ao grande número de pedestres que circulam por estes locais.

Publicidade

Equipes da Administração Municipal reforçaram a pintura das faixas duplas amarelas contínuas, faixas de pedestres e de retenção, lombofaixas, paradas obrigatórias, faixas seccionadas amarelas e alertas como “PEDESTRES” e “DEVAGAR”. O trabalho no bairro e em outras regiões da cidade continua, nos próximos dias.

“Pedimos a colaboração dos motoristas nesta região. Muitos pedestres circulam pelas ruas por ali e, além de redobrar a atenção, os motoristas devem seguir os limites de velocidades e as leis de trânsito para preservar a vida de todos. O interesse para a melhoria da segurança viária em Hortolândia é de todos. A implantação e o reforço da sinalização de solo são etapas importantes no trabalho de melhoria da segurança viária”, afirma o diretor de operações da Secretaria de Mobilidade Urbana, José Eduardo Vasconcellos.

Segurança viária cresce em Hortolândia

Para salvar vidas no trânsito, a Prefeitura realiza, desde 2017, uma série de ações, que vão de atividades educativas com motoristas e pedestres, reforço na sinalização, até a implantação de radares controladores de velocidade, principal medida adotada pela Administração Municipal para a redução de mortes no trânsito da cidade. Os dispositivos começaram a funcionar em janeiro do ano passado.

Outra medida importante é a instalação de dois painéis eletrônicos com informações sobre o trânsito, nas entradas da cidade. Eles já estão em funcionamento. O objetivo é informar ao motorista sobre o fluxo do trânsito no município, além de dar avisos necessários para a boa fluidez do tráfego, cuidados e bem-estar pessoal.

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Nossa Cidade

Ciclista colide contra carro estacionado na Estrada do Panaino, na região do Novo Ângulo

Redação

Publicado

em

Por

Um ciclista ficou ferido após colidir contra um carro que estava estacionado na Estrada do Panaino, na tarde desta terça-feira (20) , na região do Jardim Novo Ângulo.

Publicidade

De acordo com testemunhas a bicicleta teria perdido os freios, vindo a colidir violentamente contra o Fiat/Pálio, que estava estacionado.

Trabalhadores do canteiro de obra no local acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que chegou rapidamente para prestar socorros.

Diante da gravidade dos ferimentos, o SAMU acionou o Águia da Policia Militar, que encaminhou a vítima para o Hospital de Clinicas da Unicamp. O real estado da vítima não foi informado.

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Noticias

Publicidade

Youtube

 

PONTE DA ESPERANÇA

Populares