Connect with us

Nossa Cidade

Segunda edição online do sarau “Aqui Trem Poesia” acontece na terça-feira (07/07)

Prefeitura

Publicado

em

“Quem anda nos trilhos é trem de ferro, sou água que corre entre as pedras: liberdade caça jeito”. O lindo verso é de um poema do escritor brasileiro Manoel de Barros, declamado na abertura do sarau “Aqui Trem Poesia”, que terá a sua sexta edição – segunda online Em Casa – nesta terça-feira (07/07), a partir das 19 horas. A atividade será realizada em uma live no Instagram, tendo com principal objetivo democratizar a arte da palavra oral. O evento tem o apoio da Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Cultura.

O sarau acontece de maneira descontraída e conta com a participação de poetas convidados e do público, que poderão declamar poesias e textos literários de autoria própria ou de autores conhecidos. A apresentação fica por conta do rapper e arte-educador Renan Inquérito e o som é comandado pelo Dj Viny.

“As atividades culturais online tem proporcionado alegria para nossa alma. Estamos felizes com a evolução do projeto Sarau Em Casa. Temos obtido um aumento expressivo na interação do público e isso nos motiva a continuar trabalhando e inovando nossos diversos projeto culturais”, avaliou a secretária de Cultura, Alessandra Amora Barchini.

O evento, que iniciou as edições online no mês de junho, é realizado em parceria com o Governo Estadual. Outras estão previstas até outubro e acontecem sempre na primeira terça-feira do mês O sarau foi um dos projetos contemplados pelo ProAC (Programa de Ação Cultural) em Edital de nº 14/2019, de Incentivo ao Desenvolvimento da Cultura Popular, Tradicional, Urbana, Negra Indígena e Plural e teve seu formato adaptado à necessidade de isolamento social.

“Nosso primeiro sarau online foi bem divertido e funcionou mais do que havíamos imaginado! Estávamos apreensivos, pensando que o público pudesse ser menor, já que, infelizmente, nem todo mundo tem acesso à internet e a plataformas online, mas foi surpreendente! Teve fila para declamar e tivemos que iniciar uma nova live no Instagram, para dar tempo de todos participarem. Estamos aproveitando a oportunidade para aproximar quem mora longe, em outras cidades, e que não podia assistir aos saraus presencialmente. Além disso, o conteúdo fica disponível mesmo após a live terminar e muita gente acessou. Tem sido um formato muito rico, que dá o mesmo trabalho ou até mais, mas que tem valido a pena!”, comemorou a coordenadora do evento Gabriela Castilho Guimarães.

Além do sarau em casa, acesse as redes sociais e conheça outras atividades, como o quadro Pílula Poética, oficinas EAD, uma série de podcasts, entre muitas outras que serão divulgadas e acontecerão ao longo do próximo semestre.

Podcast

O Sarau “Aqui Trem Poesia” lançou, na quinta-feira, 24 de junho, um canal de podcasts, com produção e apresentação do rapper e arte-educador Renan Inquérito. O projeto prevê, inicialmente, uma série de 5 podcasts, com periodicidade mensal.  A atividade tem o apoio da Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Cultura.

O canal está disponível via Anchor e Spotify, gratuitamente, e tem o objetivo de ser mais um espaço de troca, de incentivo ao contato com a arte, poesia e literatura. No episódio de lançamento, a vida do poeta brasileiro é contada através de uma narração objetiva e leve. Os ouvintes poderão apreciar um rap composto por Renan e lindas poesias de Manoel de Barros declamadas, cheias de emoção e significados. 

O sarau

A Prefeitura de Hortolândia criou o sarau “Aqui Trem Poesia” em 2019. O evento já teve três edições, sendo duas no ano passado, em agosto e outubro, e uma em março deste ano, sendo esta última parte do projeto aprovado e realizado via ProAC.

O nome do evento é um trocadilho com a palavra “trem”, em referência à antiga Estação Jacuba, cujo prédio foi restaurado pela Prefeitura e hoje abriga o Centro de Memória “Professor Leovigildo Duarte Junior”, onde as três edições do evento foram realizadas. Também no ano passado, a Prefeitura levou evento para cinco escolas públicas da cidade.

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Nossa Cidade

Moradores reclamam de falta de água em quatro bairros de Hortolândia

Portal Hortolândia

Publicado

em

Alguns moradores de Hortolândia reclamaram de falta de água na manhã desta segunda-feira (10) em diversos bairros da cidade. Alguns residentes, inclusive, denunciaram a falta do serviço desde domingo (09).

Nota da Sabesp

A Sabesp informa que os casos pontuais ocorreram durante reparo na rede de água que abastece os bairros Jardim do Bosque e Jardim Santa Rita de Cássia e também na rede do Parque Ortolândia e Vila São Francisco.

Os serviços já foram concluídos e a normalização do abastecimento está ocorrendo de forma gradativa. Em relação à rua Maestrelo onde foi a primeira reclamação que chegou ao Portal Hortolândia, o abastecimento foi restabelecido por volta das 13 horas desta segunda-feira (10/5).

Continue Lendo

Nossa Cidade

Professor da rede municipal de Hortolândia realiza evento para as Mães

Portal Hortolândia

Publicado

em

Dia das Mães tem, por tradição, comemoração nas escolas, entretanto por conta da pandemia de Coronavírus, infelizmente este ano a EMEF Ana José Bodini Januário não pôde organizar uma comemoração presencial, mas o professor de educação básica, Rafael, não deixou que a pandemia diminuísse a importância do Dia das Mães e não deixou que a data “passasse em branco”.

O professor Rafael organizou na noite deste sábado, 08 de maio, uma comemoração on-line, em que as mães e alunos puderam assistir à apresentação de forma on-line, no conforto do seu lar com a família.
O programa iniciou pontualmente às 19h com as boas-vindas e a contação de história pelo professor. Os alunos entoaram uma canção em homenagem às mães e assistiram ao vídeo com as fotos dos desafios que cada mamãe e aluno realizaram durante a semana anterior ao evento.

Na oportunidade, mães e filhos foram convidados a participar das atividades interagindo em casa, além de um sorteio entre as mães presente na programação on-line.

O programa contou ainda com a participação da professora interprete de libras, Maiquele, esposa do professor Rafael, que apresentou uma canção em libras. Toda a ação foi acompanhada de perto com a presença on-line da coordenadora da EMEF Dona Ana José Bodini Januário, Marisa Capelassi .

O programa foi realizado por meio do Google Meet e teve grande participação dos pais.

Continue Lendo

Nossa Cidade

Prefeitura de Hortolândia altera locais de vacinação contra a gripe para evitar aglomeração

Prefeitura

Publicado

em

A Prefeitura de Hortolândia altera três locais da campanha de vacinação contra a Influenza. A partir desta terça-feira (11/05), idosos acima de 60 anos e profissionais das redes pública e particular de educação que tem a UBS (Unidade Básica de Saúde) Amanda II como referência, poderão ser vacinados na Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Amanda I “CAIC”, localizada na avenida Graciliano Ramos, 698. Já a vacinação para que têm como referência a UBS Parque do Horto e a Emeief (Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental) João Carlos do Amaral Soares será realizada no Ginásio Poliesportivo Nelson Cancian, que fica na rua João Barreto da Silva, 505, Jardim Nova Hortolândia. A vacinação nesses novos locais acontece das 8h às 15h.

Segundo a Secretaria de Saúde, a mudança é para evitar aglomeração nessas três unidades, uma vez que tanto a Emef CAIC quanto o ginásio são mais amplos e arejados. A vacinação nesses novos locais acontece das 8h às 15h.

Já nas demais UBSs do município a vacinação para idosos acima de 60, profissionais da educação e públicos-alvos da 1ª etapa da campanha (crianças com idade de seis meses a menos de seis anos, gestantes, puérperas e trabalhadores das redes pública e particular de saúde) continua a ser feita normalmente. De acordo com o cronograma do Ministério da Saúde, a campanha deste ano vai até o dia 9 de julho.

Neste ano, o Ministério da Saúde deixa a critério dos municípios definirem a data do Dia D da campanha de vacinação, quando unidades de saúde abrem aos sábados para ampliar a cobertura vacinal. A Secretaria de Saúde ainda divulgará quando será o Dia D em Hortolândia.

Confira abaixo as UBSs do município e os horários de funcionamento:

UBSs que funcionam das 7h às 15h30:

– Adelaide: rua Julio Cesar do Nascimento, 355

– Campos Verdes: rua da Confibra, 155

– Figueiras: rua Maraci Aparecida Martarolli Campos, 66

– Nova Europa: rua Wanderley Paes Soarez, 301

– Orestes Ôngaro: rua Domingos Batista de Souza, 605

– Santa Esmeralda: rua Turquesa, 171

– Santiago: rua Projetada, 100

– São Bento: rua Tom Jobim, 440

– São Jorge: rua Goiás, 1.140

– Taquara Branca: rua Onze de Agosto, s/nº (a vacinação acontece às terças e quintas-feiras)

UBSs que funcionam das 7h30 às 15h30:

– UBS Amanda I: rua Almada Negreiros, 1.299

UBSs que funcionam das 7h às 16h:

– UBS Novo Ângulo: rua Edézio Vieira de Moraes, 146

– UBS Rosolém: rua osmar Antonio Meira, 300

– UBS Santa Clara: rua dos Estudantes, 415

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Continue Lendo

Noticias

Youtube

 

PONTE DA ESPERANÇA

Populares