Connect with us

Nossa Cidade

Seis praças receberão novo sistema de iluminação com lâmpadas LED

Published

on

Serão contempladas praças no Rosolen, Malta, Everest, Auxiliadora, Sumarezinho e Parque Ortolândia

Seis praças receberão novo sistema de iluminação com lâmpadas LED

A Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Obras, anuncia para este semestre um pacote de aproximadamente R$ 1,680 milhão em investimentos para iluminação de praças e áreas de lazer. O projeto, dividido em duas etapas, abrange implantação de novos postes em seis praças e manutenção de outros locais onde já há sistema de iluminação. O trabalho, que está em fase de licitação, começa a ser executado em 60 dias.

De acordo com o secretário de Obras, Ronaldo Alves dos Reis, os projetos de iluminação das praças já estão concluídos, sendo que desde o ano anterior já havia a previsão de que o serviço fosse executado. Neste início de ano, a continuidade do projeto é uma das prioridades da Secretaria de Obras. “Temos algumas praças que ainda não contam com sistema de iluminação e elas terão prioridade nas nossas ações. Depois de instalar os novos postes, faremos a manutenção dos pontos de luz já existentes, mas que necessitam de reparos ou substituições”, afirmou o secretário.

As praças que receberão sistema de iluminação estão localizadas nos seguintes locais: Rua Marcelina Ramos Meira, no Jardim Rosolen; Rua Rico da Bandeira, no Jardim Everest; Praça “Maria Madalena de Oliveira”, no Jardim Malta; Rua Antônio João Amorim, no Jardim Nossa Senhora Auxiliadora; Rua João de Melo Costa, no Jardim Sumarezinho; e Rua Pastor Germano Riter, no Parque Ortolândia.

Já os locais que terão manutenção nos pontos de luz são o Parque Chico Mendes, na região central, e o Parque Irma Dorothy Stang, no Jardim Nossa Senhora de Fátima.

O sistema de iluminação adotado pela Prefeitura de iluminação utiliza lâmpadas LED, que têm maior potência do que as lâmpadas de mercúrio, iluminando de forma eficiente grandes áreas. Com isso, a Administração garante mais luminosidade às áreas de lazer, segurança aos munícipes e oportunidade de utilização dos espaços no período noturno. A iluminação destes locais também garante maior beleza visual às praças, um convite para passeios em família.

Todo o projeto de iluminação desenvolvido desde o ano passado foi pensado de maneira e se adequar à determinação da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), que estabelece que ainda neste ano, todos os municípios deverão assumir o sistema de manutenção e gestão da iluminação pública no País. Com a resolução da Aneel, cada cidade deve planejar de forma independente qual a melhor forma de realizar a gestão da iluminação pública em sua cidade. Caberá às concessionárias de energia elétrica, no caso de Hortolândia, a CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz), apenas a aprovação de projetos e distribuição de energia elétrica. Com isso, as prefeituras se responsabilizarão por serviços como instalação de postes, ampliação de pontos luminosos, troca de lâmpadas e atendimento ao público. Hortolândia se adianta e já realiza ações em atenção à este futuro compromisso.

A Administração Municipal também elabora o Plano de Iluminação Pública, com diretrizes e metas para aperfeiçoamento constante do sistema de gestão. Para realizar os serviços de manutenção e administração do sistema de iluminação, a Administração Municipal contratará uma empresa especializada, por meio de licitação. O processo de contratação da empresa responsável já está em fase final.

A otimização do sistema de iluminação pública resultará em diversos benefícios para toda a sociedade. A população ganha com mais pontos iluminados, uma vez que a Prefeitura poderá acompanhar de perto onde há necessidade de reforço de postes e luminárias. Além disso, o gerenciamento inteligente possibilitará, por exemplo, a redução da iluminação após às 23h, gerando economia de energia.

Fonte: Assessoria de Comunicação / Prefeitura de Hortolândia



Nossa Cidade

Flash Back Solidário realiza a alegria de mais de 100 crianças

Published

on

Mais de 100 crianças, entre 3 e 17 anos, da Associação Beneficente Pedra Viva foram contempladas com brinquedos para alegrar o natal.

A compra dos brinquedos foi possível graças ao 2º Flash Back Solidário do Tenório, que aconteceu no domingo(8), no antigo Adônis – Jardim Rosolem.

Todo o dinheiro do evento foi revertido em brinquedos para as criançadas.

Além dos brinquedos as criançadas puderam ter um dia de gincanas e apresentações artísticas.

Continue Reading

Nossa Cidade

Prazo para cadastrar biometria em Hortolândia termina na próxima semana

Published

on

O prazo para cadastramento da biometria dos eleitores de Hortolândia termina no dia 19 de dezembro. Quem não fizer o cadastramento terá o título cancelado.

Neste sábado(14) e domingo(15) o cartório de Hortolândia realiza plantões para cadastramento das biometrias.

O atendimento acontece na Rua Luiz Camilo de Camargo, 50, no antigo prédio do Banco do Brasil, das 8h às 14h.

Sem o título, o cidadão fica impedido de votar, pedir passaporte, se inscrever em concursos públicos, pedir empréstimo em banco público ou renovar/fazer matrícula em instituições públicas de ensino.

Continue Reading

Nossa Cidade

3º Natal Sustentável terá música para gostos variados neste final de semana

Published

on

Está a fim de um programa diferente para o final de semana? A dica é conferir as apresentações musicais de artistas da cidade e região no 3º Natal Sustentável. O evento é realizado pela Prefeitura de Hortolândia no Parque Socioambiental “Irmã Dorothy Stang”, localizado na rua Manoel Antonio da Silva, 415, Jardim Nossa Senhora de Fátima. A programação gratuita de shows começa nesta sexta-feira (13/12) e vai até o dia 22/12(veja abaixo programação deste fim de semana). Durante o Natal Sustentável, o parque funcionará em horário diferenciado: de segunda a quinta-feira, das 14h às 22h, e de sexta-feira a domingo, das 14h às 23h.

A abertura da programação nesta sexta-feira será com a Banda Municipal, que completou 25 anos de existência neste ano. O grupo nasceu junto com o Centro de Educação Musical Municipal de Hortolândia (CEMMH), órgão da Prefeitura. Atualmente, a banda tem cerca de 50 integrantes, a maioria moradores da cidade, que se formaram no próprio CEMMH. 

Depois, vem o Quarteto Cultura Instrumental e o cantor Ailton Jr., que farão uma apresentação conjunta. O grupo é formado pelos servidores da Secretaria de CulturaTim Mendes (guitarra e violão), Davi Salgado (contra baixo), Cariri Santos (piano e teclados) e Carlinhos Batera (bateria e percussão). O grupo apresenta um repertório com versões instrumentais de músicas de diferentes gêneros como jazz, MPB e blues. Ailton Junior fez parte de uma dupla sertaneja, com a qual começou a se apresentarem barzinhos, em 2010. Após o fim da dupla, o cantor iniciou sua carreira solo. 

No sábado (14/12), o rock toma conta com a banda Revanche Imediata. Formada por Marcio de Freitas (voz e guitarra), Valdir Pega Leve (bateria) e Richard Kuhl (baixo), a banda tocará releituras de clássicos de Raul Seixas e de outros artistas do rock brasileiro. 

A programação do domingo (15/12) será eclética. A primeira atração será o Vibrasax, um dos grupos vinculados ao Centro de Educação Musical Municipal de Hortolândia (CEMMH), que é formado por diferentes tipos de saxofone (soprano, alto, tenor e barítono). O rock volta a dar o tom com a banda Heffernan, formada por Lucas (voz e violão), Gabriel (violão e backing vocal), Thalita (baixolão e violão) e Henrique (bateria e cajon), que apresentará composições autorais. A música sertaneja também terá vez com o show da dupla Pedro Paulo & João Pinheiro.

O Natal Sustentável no Parque Irmã Dorothy terá decoração natalina feita com materiais reaproveitados, com destaque para “A Árvore de Natal Reciclável”, e espaços temáticos como o vilarejo com a “A Casa de Papai Noel”, instalado na Casa de Bambus, que terá o espaço “Leitura de Noel” e a “Fábrica de Brinquedos”, a “Casa de Barro Sustentável”, a “Ponte Estaiadinha de Noel”, o talude reforçado com jardins floridos e o barracão em madeira reaproveitada para apresentações culturais. O evento terá ainda praça de alimentação.

Confira abaixo a programação de atrações musicais deste final de semana do 3º Natal Sustentável:

13/12 (sexta-feira):

19h30 – Banda Municipal

21h15 – Ailton Jr. e Quarteto Cultura Instrumental

 

14/12 (sábado):

20h – Banda Revanche Imediata

 

15/12 (domingo):

19h30 – Vibrasax

20h20 – Banda Heffernan

21h15 – Pedro Paulo &João Pinheiro

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Continue Reading