Nossa Cidade

Semana de formação continuada proporciona troca de saberes entre profissionais da Educação

Professores e coordenadores das 58 unidades escolares da rede municipal de Educação de Hortolândia participaram da semana especial de formação continuada, promovida entre a segunda e sexta-feira (dias 12 e 16/04), através da plataforma Zoom. A ação da Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, teve como objetivo oferecer um espaço de tocas de saberes para garantir a qualidade do ensino, beneficiando mais de 26 mil estudantes da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA). 

Ao longo da última semana, os professores participaram dos encontros que abordaram temas como “Ensino Híbrido: conceitos e reflexões”, “Prevenção e Enfrentamento a Violência Sexual contra a Criança e Adolescente” e “Práticas Pedagógicas na Educação Infantil em tempo de pandemia”.  Além dos temas teóricos, a semana de formação também contou com espaço de aprendizagem da ferramenta virtual de edição de vídeos KineMaster,  para estimular assim a criatividade e auxiliar os profissionais na realização das atividades remotas.

Anuncio


“É preciso garantir aos nossos professores oportunidades de formação, de socializarem suas práticas, aprendizagens e saberes. Esse é o caminho para ressignificarem o processo de ensino aprendizagem, de planejarem experiências significativas considerando o contexto do momento que vivemos, onde todos estão se reinventando e descobrindo novas formas de contribuir com o aprendizado de nossas crianças. Nesse momento em que escola e família precisam atuar juntos, oferecemos materiais para inspirar a prática dos professores, visando fortalecer e manter o vínculo em favor do aprendizado das crianças” ressalta a diretora do departamento de Educação Infantil, Simone Locatelli.  

Para a coordenadora pedagógica da EMEI (Escola Municipal de Educação Infantil) Residencial São Sebastião, Karina Giora, as formações não são apenas momentos de enriquecimento intelectual, como também uma oportunidade de interação no contexto de isolamento social. “Assim como as crianças, os professores precisam das interações, tão importantes para enriquecer sua prática. Neste momento de pandemia que estamos vivendo, em que todos se encontram distantes de suas rotinas profissionais e sensibilizados emocionalmente, ter uma semana dedicada a encontros formativos contribui tanto para as reflexões sobre a teoria e prática, como para promover estes momentos de interação, ainda que remotamente”, destaca a coordenadora

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo