Nossa Cidade

Seminário sobre violência sexual infantil é nesta sexta-feira (25/10)

A Prefeitura de Hortolândia promove, nesta sexta (25/10), o “Seminário Intersetorial da Rede de Prevenção e Enfrentamento à Violência Sexual Infantil”. O evento acontecerá, das 8h às 12h, no auditório Andrea Marise Borelli, na Rua Francisco Guimarães de Oliveira, 130, no Remanso Campineiro. O seminário é aberto ao público e dispensa inscrição prévia. A iniciativa é do Departamento de Direitos Humanos e Políticas Públicas para Mulheres da Secretaria de Governo. O objetivo é  trazer para o centro do debate o tema da violência sexual infantil em Hortolândia

A programação inclui palestra com a juíza Tatiane Moreira Lima, do Tribunal de Justiça de São Paulo, com abertura para perguntas. Um dos pontos altos será a apresentação dos dados da violência sexual infantil no município e da rede de protocolos de atendimento às vítimas. 

Anuncio


“Este seminário é o primeiro de muitos que ainda virão e tem como finalidade apresentar aos presentes os números, os fluxos e a prevenção, mas, para além disso, sensibilizar e amplificar as ações em rede. Para isso, precisamos de parceiros, dialogando, multiplicando as informações e, principalmente, sabedores do seu papel no enfrentamento à violência infantil”, afirma o diretor do Departamento de Direitos Humanos e Políticas Públicas para Mulheres, Amarantino de Jesus Oliveira (Tino Sampaio).  

Capacitação para integrantes da rede de atendimento

Outra ação importante, em torno do tema, é a “Capacitação de Prevenção e enfrentamento a Violência Sexual contra a Criança e Adolescente”, promovida pelo CMDCA-Hortolândia (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), em parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social. As aulas acontecem na FACH (Faculdade de Hortolândia), no Jd. Amanda I, até o dia 31 deste mês e são ministradas pelo professor José Carlos Bimbatte Júnior, psicólogo, consultor e educador com mestrado em Psicologia Social (PUC-SP), associado fundador do NECA (Associação dos Pesquisadores de Núcleos de Estudos e Pesquisas sobre a Criança e o Adolescente).

Entre os temas enfocados estão infância e adolescência na contemporaneidade; sistema de garantia de direitos e atuação em rede; sexualidade; violência contra a criança e o adolescente; violência sexual: abuso e exploração sexual e práticas e plano de ações de prevenção.

O objetivo geral é sensibilizar, capacitar e aprimorar o conhecimento de conselheiros do CMDCA, de profissionais e gestores da rede intersetorial de atendimento à pessoa em situação de violência sexual. Neste sentido, a capacitação visa, especificamente, promover a aquisição de conhecimento que propicie detectar os sinais de abuso sexual, bem como sensibilizar para a necessidade de ações efetivas de prevenção à violência sexual. 

 

SERVIÇO:

“Seminário Intersetorial da Rede de Prevenção e Enfrentamento à Violência Sexual Infantil”

 

Data: 25/10/2019, sexta-feira

Hora: das 8h às 12h

Local: auditório Andrea Marise Borelli, Rua Francisco Guimarães de Oliveira, 130, Remanso Campineiro

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo