Connect with us
Publicidade


Nossa Cidade

Servidores municipais que realizam poda e corte de árvores na cidade recebem capacitação

Portal Hortolândia

Publicado

em

Mesmo diante do cenário de permanência da pandemia do Coronavírus, a Prefeitura de Hortolândia investe no aperfeiçoamento dos servidores públicos para que eles possam atender com mais eficiência as demandas da população.

Nesta quinta-feira (15/10), funcionários responsáveis pelos serviços de poda e corte de árvores passaram por capacitação. A atividade, realizada com a empresa Demax, parceira da Administração Municipal na execução destes serviços na cidade, aconteceu no Armazém das Artes “Carlos Vilela”, órgão da Secretaria de Cultura, no Jardim Nossa senhora de Fátima. A iniciativa é da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

A capacitação teve aula teórica e também prática. Os operadores de motosserra tiveram aula sobre o trabalho de poda e corte de árvore em altura, ministrada pelo técnico de segurança do trabalho da empresa Demax, Walliney Oliveira Bispo.

Os participantes também receberam noções e conhecimentos sobre tipos e época de poda, adubação e Inventário de Arborização, entre outros temas, na aula ministrada pela engenheira agrônoma da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Alynne Danielle Sant’Anna. A capacitação foi finalizada com a aula sobre trabalho em campo com o técnico em agropecuária da empresa Demax, Jean Carlos Ferreira.

Para a secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Eliane Nascimento Oliveira, a atividade é de extrema importância para reciclar os funcionários antigos e capacitar os novos. “A Prefeitura recebe grande quantidade de solicitações de poda e corte de árvores de munícipes. A execução destes serviços exige conhecimento e técnicas específicas para não danificar os exemplares arbóreos. Portanto, a capacitação é de suma importância. Vale lembrar que os cortes são realizados somente após vistoria técnica que comprovem a real necessidade da realização do corte e autorização técnica”, salienta Eliane.

SOLICITAÇÃO ONLINE

Neste mês, a Prefeitura de Hortolândia disponibilizou o sistema online de solicitação dos serviços de poda e corte de árvore. Estes serviços são executados pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. O sistema foi criado pelo Departamento de Tecnologia da Informação da Prefeitura.

O morador pode acessar o sistema de duas maneiras. Uma delas é por meio do portal da Prefeitura, http://www2.hortolandia.sp.gov.br/, acessar a aba “Serviços para o cidadão”, que fica no canto superior direito da home page, clicar em “Meio Ambiente”, e depois em “Solicitação de Poda e Corte de Árvores”. A outra maneira é pelo site Hortolândia Fácil, https://facil.hortolandia.sp.gov.br/login, acessar a aba “Meio Ambiente”.

Por meio do sistema, o morador pode solicitar quatro tipos de serviços oferecidos pela Prefeitura: corte, poda, retirada de árvore caída e imunidade de corte. Este último é para quem deseja solicitar a proteção de uma árvore para que ela não seja cortada. De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, a solicitação para que uma árvore não seja cortada somente será atendida após análise feita por um técnico. A análise leva em conta fatores como a idade da árvore, localização, raridade, beleza ou condição de porta-sementes.

Em todas as solicitações, o morador deverá preencher um formulário e será direcionado de acordo com cada serviço. Todo o sistema é digital, porém, as autorizações podem ou não ser automáticas. No caso de autorização automática, o sistema já emite ao solicitante os tipos de poda que podem ser realizados, sendo possível a impressão do pedido. Já nos demais casos em que haja a necessidade de avaliação, a solicitação será encaminhada ao técnico, que irá analisar e emitir um parecer.

Ao final do preenchimento do formulário, o solicitante deverá aceitar o “Termo de Aceite” para a conclusão do pedido e a geração de um número de protocolo, por meio do qual poderá fazer o acompanhamento da solicitação.

Em caso de dúvidas e mais informações, o morador pode entrar em contato com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável pelos telefones (19) 3965-1400, ramal 7913, ou (19) 3897-2926 (Viveiro Municipal).

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia

Nossa Cidade

Família procura parente que desapareceu em Hortolândia 

Redação

Publicado

em

Por

Um mulher de 27 anos está desaparecido deste a tarde de segunda-feira (26), em Hortolândia. A família faz buscas pela parente e registrou um boletim de ocorrência.

Segundo a família, Jéssica Schenato saiu por volta das 10h da segunda-feira para ir a secretaria de educação de Hortolândia pra fazer transferência da escola da filha depois disso não foi mais vista.

Quem tiver informações dela por favar entrar em contato nos telefones (19)98866-2717 ou 3909-5650

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Nossa Cidade

Família procura parente que desapareceu em Hortolândia 

Redação

Publicado

em

Por

Um homem de 60 anos está desaparecido deste a tarde de quarta-feira (28), em Hortolândia. A família faz buscas pelo parente e registrou um boletim de ocorrência.

Segundo a família, Hélio Vera foi visto pela última vez na quarta-feira, por volta das 9h, no Jardim Carmen Cristina, periferia de Hortolândia. Ele não informou à família para onde iria.

De acordo com o boletim de ocorrência, a família procurou pelo parente, mas não o encontrou e registrou o caso na delegacia de eletrônica.

Ele usava boné, camiseta polo, tem olhos azuis, cabelo curto grisalho, barba por fazer. Parentes disseram que Hélio nunca tinha desaparecido antes e é uma pessoa calma e dedicada.

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Nossa Cidade

Jovem que morreu após afogamento era morador do Jd Amanda

Redação

Publicado

em

Por

O rapaz que morreu após se afogar na lagoa do Parque Socioambiental Irmã Dorothy Stang, na tarde da quarta-feira(28), era morador no bairro Jardim Amanda.

Adrian dias Viana, de 19 anos, nadava com os amigos no local, quando não conseguiu chegar às margens e afundou.

Alguns amigos tentaram socorrê-lo jogando uma corda que fica como proteção no local, porém não conseguiram realizar o resgate. Ele teria ficado submerso por mais de 20 minutos.

O Corpo de Bombeiros foi acionado para retirada de Adrian do fundo da Lagoa. O SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) tentou, após o resgate, por mais de 50 minutos, reanimar o rapaz através de massagens cardíacas e demais procedimentos.

Ele chegou a ser levado para o Hospital Municipal Mário Covas, mas infelizmente não resistiu e o óbito foi declarado.

A Secretaria de Meio Ambiente de Hortolândia, que administra o parque, salienta que é proibido nadar no local e que há placas sinalizando a proibição.

A Guarda Municipal de Hortolândia realiza rondas constantes no local para inibir os banhistas, porém, segundo a própria guarda, eles saem corrento ao avistar a viatura, e depois retornar assim que passam.

Outros casos de afogamento na lagoa do Parque Irmã Dorothy

Em 2016, também no mês de outubro, um jovem de 13 anos morreu afogado no mesmo lugar.

Em dezembro de 2013, o corpo de bombeiros demorou cerca de duas horas para encontrar o corpo de um jovem que havia se afogado na lagoa do Parque Irmã Dorothy Stang.

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Populares