Connect with us
Publicidade

Nossa Cidade

Taekwondô de Hortolândia disputará Campeonato Nacional da modalidade

Prefeitura

Publicado

em

Atletas do Projeto Escolinhas Esportivas da Prefeitura representarão a cidade no Rio de Janeiro 

Alunos de alto rendimento do taekwondô, do Projeto Escolinhas Esportivas da Prefeitura de Hortolândia, estão classificados para disputar o campeonato brasileiro da modalidade, que será realizado no Rio de Janeiro, em agosto. A classificação veio após os atletas conquistarem 14 medalhas no Campeonato Paulista de Taekwondô, disputado na semana passada, em São Paulo.

Publicidade

De acordo com Anderson da Conceição, técnico da equipe e do projeto Escolinhas Esportivas, a equipe seguirá treinando forte para, agora, fazer bonito em âmbito nacional.

“Conseguimos um grande resultado no Estadual e, agora, o desafio será ainda maior. Por isso, continuaremos com a mesma “pegada” nos treinamentos, para trazermos a Hortolândia um grande resultado competindo com atletas de todo o Brasil”, comenta Conceição.

DE HORTOLÂNDIA PARA O MUNDO

Medalha de ouro no Estadual de taekwondô pela categoria cadete, até 45 kg, Enzo Paludo da Conceição, também formado no projeto Escolinhas Esportivas, continua a preparação para a disputa dos Jogos Panamericanos da modalidade, que acontecem nos Estados Unidos, em junho. Aos 12 anos, toda a dedicação apresentada nos treinamentos do projeto levará o atleta, além da disputa do Panamericano, para representar o Brasil no Mundial, que será realizado em agosto, no Uzbequistão, país localizado na Ásia central. 

No início do ano, Enzo, que é filho do treinador Anderson Conceição, venceu um Grand Slam, espécie de seletiva, disputada no Rio de Janeiro e carimbou a permanência entre os melhores do país na modalidade conquistando o direito de representar o Brasil.

“Continuaremos o investimento no esporte e na formação de atletas e cidadãos, que levam o nome de Hortolândia pelo país e pelo mundo. É importante para nossos jovens descobrirem o esporte como ferramenta de inclusão social e qualidade de vida. Investir no esporte também é investir em saúde”, observa o secretário adjunto de Esportes, Marcos Panício, o Mercadão.

VAGAS

Interessados podem treinar taekwondô, gratuitamente, no Centro de Especialidades em Artes Marciais” Eliel Gomes”. As aulas acontecem às segundas e quartas-feiras, das 15h30 às 16h30 e das 19h às 20h. Podem participar meninos e meninas a partir dos 4 anos de idade. 

O Centro de Lutas fica localizado na rua Brigadeiro Faria Lima, nº410, Vila Real. Mais informações podem ser obtidas nos telefones (19) 38972070 ou (19) 39651400, nos ramais 7409 e 7423.

CENTRO DE LUTAS

Inaugurado pelo prefeito Angelo Perugini, em setembro de 2017, o Centro de Lutas tem estrutura moderna e mais de dois mil metros quadrados, além de cinco tatames. O Centro atende os requisitos para receber competições nacionais e internacionais. A construção contempla, ainda, cabines para Imprensa, arquibancadas no piso superior e sanitários. 

O espaço atende aproximadamente três mil alunos das modalidades de luta, por meio do Projeto Escolinhas Esportivas. No local, a Prefeitura oferece aulas gratuitas de muay Thai, jiu jitsu, judô, kung fu, karatê, taekwondô e capoeira.

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia

Nossa Cidade

Hortolândia aumenta em 3,23% arrecadação do Imposto de Participação dos Municípios

Portal Hortolândia

Publicado

em

A Prefeitura de Hortolândia conquista mais um índice financeiro positivo: o IPM (Índice de Participação dos Municípios) mais recente é de 0,6704, indicador 3,23% maior do que o alcançado em 2019.

O IPM é a parcela do ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias) paga pelo Governo do Estado aos municípios: o Estado arrecada o imposto e 25% da arrecadação é dividida entre as cidades. Deste montante, a parcela que cabe a cada município é regida pelo IPM. Com este IPM, Hortolândia ocupa o 28º lugar entre os 645 municípios do Estado de São Paulo. Os dados são da Secretaria de Finanças.

Publicidade

“O IPM atual é sinal de que Hortolândia consegue reagir melhor do que a maioria das cidades do Estado diante da crise, causada pela pandemia de Coronavírus. Esse índice revela a pujança e a força do setor industrial e comercial de Hortolândia. Mesmo em tempo de dificuldades, estamos conseguindo manter a atividade industrial e comercial e fazer crescer a economia”, destaca o secretário de Finanças, Pedro Reis Galindo, otimista em relação à arrecadação que será gerada em 2021, graças ao repasse de ICMS.

O IPM alcançado pelos municípios é resultado de uma fórmula calculada com base no aumento do valor adicionado, que é a diferença entre o que a indústria investiu para produzir e o valor pelo qual o produto pronto foi comercializado.

O cálculo tem como base a evolução dos últimos dois anos. O índice atual, portanto, é a comparação entre 2018 e 2019.

“O valor adicionado em Hortolândia cresceu 9% de 2018 para 2019. Neste período, a receita própria aumentou 19%. Isso nos traz uma expectativa positiva para as finanças no próximo ano, uma vez que vamos receber um aumento real no repasse do ICMS de 3,23%, que é o IPM do nosso município”, exemplificou Galindo.

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Nossa Cidade

Trabalho de educação ambiental da Prefeitura aumenta a frequência de moradores no PEV Orestes Ôngaro

Portal Hortolândia

Publicado

em

O trabalho de educação ambiental que a Prefeitura de Hortolândia realiza para conscientizar a população sobre a importância do descarte correto de resíduos dá resultado positivo. Prova disso é que o PEV (Ponto de Entrega Voluntária de entulho e outros materiais recicláveis) Orestes Ôngaro registrou aumento de frequência de moradores. Em agosto deste ano, 67 pessoas estiveram no equipamento para descartar materiais reaproveitáveis. Já em julho deste ano, 28 pessoas utilizaram o equipamento. Os dados estão no relatório mensal de visitas aos PEVs e LEVs (Locais de Entrega Voluntária de Recicláveis) do município feito pelo Consórcio Hortoambiental, parceiro da Prefeitura na coleta de resíduos urbanos. 

De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, o aumento de frequência de moradores registrado no PEV Orestes Ôngaro é resultado do trabalho desenvolvido pelo Núcleo de Educação Ambiental. “Um dos trabalhos que realizamos junto à comunidade do entorno do PEV Orestes Ôngaro foi um vídeo lúdico que teve grande repercussão”, destaca o coordenador do núcleo, Ricardo Zanoni.

Publicidade

Dentre outras ações já realizadas junto à comunidade da região, estão palestra com pais e alunos da Emeief (Escola Municipal de Educação Infantil e EnsinoFundamental) “Luiza Vitoria Oliveira Cruz”, trabalho casa a casa de orientação sobre o descarte adequado de resíduos no PEV e distribuição de material explicativo para alunos de uma escola estadual do bairro.

O relatório ainda aponta que o PEV Amanda foi o equipamento que registrou a maior frequência de procura por parte da comunidade dentre todos os 11 PEVs existentes no município, atualmente. Em agosto deste ano, o PEV Amanda foi visitado por 1.059 pessoas. Já em julho deste ano, 925 utilizaram o equipamento. De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, além de estar localizado na região mais populosa da cidade, graças também ao trabalho de educação ambiental desenvolvido na região, a população já se conscientizou e tem feito o descarte correto de resíduos no local. O coordenador Ricardo Zanoni ressalta que, em virtude da pandemia do Coronavírus, o trabalho de educação ambiental teve que ser interrompido.

PEVS

Atualmente, o município conta com 11 PEVs. Em julho deste ano, a  Prefeitura de Hortolândia inaugurou, em parceria com a Caixa Econômica Federal, novos PEVs nas regiões do Jardim Nossa Senhora de Fátima, Jardim Santa Emília e no Jardim Santa Esmeralda. O horário de funcionamento dos PEVs é de segunda a domingo, inclusive feriados, das 8h às 12h e das 13h às 16h30, com exceção dos PEVs Orestes Ôngaro e Jardim Santiago.

Em razão da pandemia, a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável ressalta que a população só pode utilizar os PEVs para descarte regular com o uso obrigatório de máscara. Estão em fase de construção mais dois PEVs no Jardim Nova Alvorada e no Jardim São Sebastião.

Nos PEVs, os moradores podem descartar com segurança, gratuitamente, resíduos recicláveis e reaproveitáveis, como entulhos de construção, isopor, plástico PET, sofás, colchões velhos, o chamado “resíduo eletrônico”, dentre outros. Neles, não é permitido o descarte de lixo orgânico, resíduos industriais e provenientes dos serviços de saúde. No caso dos resíduos de construção, a quantidade de descarte é limitada a 1m³ por pessoa por mês, quantidade que equivale a 1.300kg, ou seja, cerca de 26 sacos de ráfia de 50kg ou o volume de uma caixa d’água de 1.000 litros.

A Fiscalização Ambiental, órgão da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, percorre a cidade para orientar a população sobre como fazer o descarte adequado de resíduos. O descarte irregular de entulho e resíduos é crime ambiental sujeito a multa em Hortolândia. Atualmente, os valores variam de R$ 340 a R$ 34.000.

Quem quiser ajudar na identificação de pessoas e veículos que praticam este crime ambiental pode enviar fotos e textos para o aplicativo do Programa “Agenda Verde”, da Prefeitura. O aplicativo está disponível para download gratuito nas plataformas Google Play ou App Store. A identidade dos denunciantes é mantida em sigilo.

Confira abaixo a lista dos 11 PEVs existentes no município:

•PEV 1 – Jd. Nossa Senhora Auxiliadora: rua Antônio João de Amorim, esquina com a rua Sebastiana Oliveira da Silva

• PEV 2 – Jd.Adelaide: rua Paulo Roberto Soares (antiga rua 9), esquina com a Rua Benedito Macedo

• PEV 3 – Parque Gabriel: avenida Joaquim Martarolli, 2005

• PEV 4 – Jardim Interlagos: rua Rio Tapajós (antiga rua 5)

• PEV 5 – Vila Real: rua Orlando Cavalcante, esquina com a rua Joaquim Gregório de Moraes

• PEV 6 – Jardim Amanda: rua Augusto dos Anjos, s/nº

• PEV 7 – Orestes Ôngaro: rua Rio Pardo (antiga rua 13), 50, dentro do Aterro de Inertes

• PEV 8 – Jd. Santiago: rua João Joaquim Calixto, 230

• PEV 9 – Jd. Nossa Senhora de Fátima: rua Manoel Antônio da Silva, 610

• PEV 10 – Jd. Santa Emília: rua Luísa Febrônio Marini

• PEV 11 – Jd. Santa Esmeralda: rua Ágata, s/nº

Em construção:

• PEV 12 – Jd. Nova Alvorada: rua Alcebíades Marques (antiga rua 5), próxima ao Parque Socioambiental Lago da Fé

• PEV 13 –Jd.  São Sebastião: rua Prof. Lúcio Alves da Costa (praça 2), no Loteamento Adventista Campineiro, próximo à AMCRESS (Associação dos Moradores do Jardim São Sebastião)

LEVs

Já os LEVs são contêineres nos quais a população pode descartar diversos tipos de recicláveis, tais como embalagens de vidro, garrafas pet, plásticos, papéis e papelões, isopor, copo descartável, entre outros materiais. Em virtude da pandemia do Coronavírus, a Prefeitura retomou a coleta de resíduos por meio dos LEVs em julho deste ano. Os LEVs recebem materiais 24h, todos os dias. Cada contêiner tem capacidade de armazenar 2,5 m³ de recicláveis.Atualmente, a cidade conta com 21 LEVs. Confira abaixo a lista com os endereços destes equipamentos:  
1. LEV Parque Ortolândia – Praça Vereador José Costa Camargo, Rua Pastor Germano Riter – Próximo a Sabesp;
2. LEV Jardim Firenze – Rua Veneza, em frente ao Fórum;
3. LEV Jardim Amanda – Rua Tiradentes, em frente à lagoa
4. LEV Parque Chico Mendes – Rua João Mendes, s/n, Parque Ortolândia
5. LEV Jardim Everest – Rua Pico do Atalaia, 88
6. LEV Lago Da Fé – Av. Wesley Dias Rodrigues, Jardim Alvorada
7. LEV Vila Real – Av. São Francisco de Assis, Praça da Paróquia do Rosário
8. LEV Jardim Santa Esmeralda – Rua Turmalina
9. LEV Jardim Nossa Sra. de Fátima – Rua Cicero Ramos Meira- Escola Estadual Pastor
10. LEV Jardim Nossa Sra. de Fátima – Rua Albina Rodrigues Pereira – Praça do Pastel
11. LEV Jardim Nossa Sra. de Fátima – Rua Armelinda Espúrio da Silva,785, em frente à Emeb Josias da Silva Macedo
12. LEV São Sebastião (Contêiner Metálico) – Rua Pastor Ernesto Roth, 705
13. LEV Jardim Novo Horizonte – Rua Moacir de Souza Campos, em frente à Emef Taquara Branca
14. LEV Palácio das Águas – Rua José Claudio Alves Dos Santos, 585, Remanso Campineiro
15. LEV Câmara Municipal – Rua Joseph Paul Julien Burlandy, 250, Parque Gabriel
16. LEV Centro – Rua Luiz Camilo de Camargo, 630, Remanso Campineiro, Centro
17. LEV Remanso – Rua Alda Lourenço, Remanso Campineiro, na Praça Bambino
18. LEV E.E. Profa. Conceição Aparecida Terez Gomes Cardinales – Rua Visconde do Rio Branco, Jardim Amanda
19. LEV do Remanso das Águas – Estrada Municipal Sabina Batista de Camargo
20. LEV Creape – Rua Bolívia, 290 – Jardim Santa Clara do Lago II
21. LEV Orestes Ôngaro – Rua Domingos Batista de Souza, Praça ao lado do quiosque – Parque Orestes Ôngaro

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Nossa Cidade

Escolinhas esportivas particulares poderão retomar atividades coletivas em quadras em Hortolândia

Redação

Publicado

em

Por

A Prefeitura publicou, nesta terça-feira (22/09), Decreto Municipal que estabelece a retomada das atividades coletivas em quadras de escolinhas esportivas particulares, com ou sem fins lucrativos. Para tanto, é preciso que cumpram os cronogramas e protocolos sanitários setoriais estaduais previstos no ‘Plano São Paulo’, do Governo de São Paulo, bem como as orientações do Ministério da Saúde e as normativas complementares do município. Confira o documento na íntegra clicando aqui.

O documento entrará em vigor a partir desta quarta-feira (23/09). Ainda não estão autorizados quaisquer eventos ou competições esportivas do esporte amador no município, sejam eles públicos ou privados. Para garantir a segurança à saúde pública e evitar a disseminação da COVID-19, a Administração Municipal, por meio do Comitê Municipal de Prevenção e Enfrentamento do Coronavírus, avalia e retoma as atividades no município de maneira responsável e gradual.

Publicidade

Nesses espaços, as atividades esportivas estavam autorizadas a retomar o atendimento individual de treinamento, desde a publicação do Decreto n°4.562, de 04 de setembro de 2020. O Decreto n°XXXX, de 22 de setembro de 2020, altera o Decreto nº 4.374, de 17 de março de 2020, que veda a realização de atividades ou eventos, públicos ou privados, nos quais ocorra aglomeração de pessoas.

Hortolândia está na “Fase de Modulação 3 – Amarela” do Plano São Paulo, estabelecido pelo Governo do Estado de São Paulo, que permite a abertura de bares, restaurantes, salões de beleza, barbearias e academias de esporte, conforme estabelecido em Decretos e Portarias Municipais. 

Orientação ao comércio durante a pandemia

A Prefeitura de Hortolândia criou, em março, o Comitê Municipal de Prevenção e Enfrentamento do Coronavírus para avaliar, propor e colocar em prática medidas de prevenção à disseminação da COVID-19.

A Operação de Orientação sobre o Coronavírus nos comércios tem se intensificado, a cada dia. Desde 21 de março, equipes da Administração Municipal percorrem a cidade, de domingo a domingo, das 9h às 22h.

De acordo com a Secretaria de Segurança, foram orientados e fiscalizados mais de 3,2 mil estabelecimentos, durante a pandemia, até agora. O trabalho orientativo, para conter a disseminação do vírus, é realizado em todas as regiões de Hortolândia por uma força tarefa formada pela Guarda Municipal, pelo Setor de Fiscalização e pela Vigilância Sanitária.

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Noticias

Esportes1 hora atras

Hortolândia é destaque em competição on-line com participantes do Brasil e do México

As meninas da ginástica rítmica de Hortolândia, que treinam no projeto Escolinhas Esportivas da Prefeitura, estão novamente em evidência. A...

Nossa Cidade1 hora atras

Hortolândia aumenta em 3,23% arrecadação do Imposto de Participação dos Municípios

A Prefeitura de Hortolândia conquista mais um índice financeiro positivo: o IPM (Índice de Participação dos Municípios) mais recente é...

Nossa Cidade1 hora atras

Trabalho de educação ambiental da Prefeitura aumenta a frequência de moradores no PEV Orestes Ôngaro

O trabalho de educação ambiental que a Prefeitura de Hortolândia realiza para conscientizar a população sobre a importância do descarte...

plantao policial plantao policial
Policial5 horas atras

Policia prende “Disciplina do crime” no Jardim Amanda

A Policia Militar prendeu no final da tarde desta terça-feira(23) um fugitivo da justiça, no bairro Jardim Amanda. A equipe...

Nossa Cidade7 horas atras

Escolinhas esportivas particulares poderão retomar atividades coletivas em quadras em Hortolândia

A Prefeitura publicou, nesta terça-feira (22/09), Decreto Municipal que estabelece a retomada das atividades coletivas em quadras de escolinhas esportivas particulares, com...

Nossa Cidade7 horas atras

Ponte Estaiada está Iluminada em amarelo para segurança no trânsito e prevenção ao suicídio

A campanha “Setembro Amarelo” marca duas causas sociais importantes: a prevenção aos acidentes de trânsito e também ao suicídio. Por...

Publicidade

Youtube

 

PONTE DA ESPERANÇA

Populares