Nossa Cidade
Teatro gratuito domingo, confira aqui

“Ubu Rei”, “O Ponto Alto da Festa” e “O Casamento do Pequeno Burguês” têm apresentação gratuita
Domingo é dia de feira e também de teatro. Uma disputa pela coroa, uma festa improvisada e uma comédia sobre casamento. Estes são os temas das atrações da 4ª Mostra Nacional de Teatro de Hortolândia no dia 16. Duas peças acontecem na rua: “Ubu Rei”, na feira do Jd. Amanda, e “O Ponto Alto da Festa”, na praça da matriz Nossa Senhora do Rosário, na Vila Real. “O Casamento do Pequeno Burguês” é a atração da noite no Teatro Casa de Joana, na Vila Real Continuação (confira abaixo a programação da mostra para o domingo).
Coroa e workshop
A peça “Ubu Rei”, da Cia Teatral Boccaccione, conta a história de Pai Ubu, um funcionário burguês a serviço do Rei de “O Lugar”. Certo dia, pressionado por sua mulher ambiciosa e com o auxílio do Capitão Bourdure e seu exército, o covarde e malcriado Ubu se convence de que irá matar o rei Venceslas para se apoderar do cargo. Ao assumir o trono, Ubu revela-se uma pessoa cruel, com pensamento político absurdo. Diante disso, o jovem príncipe Bougrelas, sucessor do falecido Venceslas, encontra forças no seu próprio ódio para recuperar a coroa.
Quem for apreciar a peça, também poderá liberar o artista que há em si. Isso porque, uma hora antes do espetáculo, acontece uma oficina de teatro de rua no local. São 16 vagas e qualquer pessoa pode participar. Além de aprender sobre teatro, os moradores que estiverem no workshop farão parte do espetáculo, que tem duração de uma hora e é livre para toda a família.
A apresentação de “Ubu Rei” é às 10h, na feira do Jd. Amanda, localizada na Av. Tarsila do Amaral, próximo ao número 15.
Criada em 2006, a Cia Boccaccione, de Ribeirão Preto/SP, marcou sua estreia nos palcos com a peça “O Velho da Horta”, adaptação da obra homônima do dramaturgo português Gil Vicente, para o teatro de rua. A partir de então, o grupo se aprofundou na pesquisa sobre a linguagem do teatro popular. Com músicas executadas em cena, teatro com máscaras e outros recursos que aproximam artistas do público, a companhia vem desenvolvendo diversos trabalhos, passando do lúdico infantil ao grotesco da linguagem de bufão. O grupo já participou de festivais e encontros de teatro nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro.
O ponto alto da festa
Em “O Ponto Alto da Festa”, o grupo “Barracão Teatro” mostra a tradicional “Festa de Todos os Cantos”, comemorada há anos por Tienô, com a ajuda de Zita, no Jardim Ponto Alto. Porém, neste ano, Dona Adelaide, uma milionária excêntrica que reforma praças públicas para colocar seu nome, decide improvisar uma festa. A obra visa introduzir jovens artistas ao universo das máscaras teatrais, mantendo o diálogo com a contemporaneidade e a atualidade do grupo.
“O Ponto Alto da Festa” tem duração de uma hora e classificação livre. A apresentação é às 11h, na Praça Francisco de Assis, localizada na Avenida São Francisco de Assis, nº 75, no bairro Vila Real.
Criado em Campinas em 1998, o grupo “Barracão Teatro” surge como espaço de investigação e criação cênica, sob responsabilidade de Esio Magalhães e Tiche Vianna. A equipe dedica-se à pesquisa da linguagem da máscara, do palhaço, da commedia dell’arte, da improvisação e do aprofundamento do trabalho de ator como veículo da expressão teatral. A companhia realiza cursos intensivos com alunos de diversas regiões do Brasil e de outros países.
Comédia no casamento
Adaptação da obra do dramaturgo alemão Bertolt Brecht, “O Casamento do Pequeno Burguês” conta a história de um novo casal burguês que recebe amigos e familiares. Quando se embebedam, os convidados abandonam os bons costumes, revelando a fragilidade dos móveis e das relações familiares. A peça discute de forma bem humorada as relações sociais, trazendo à tona traços rebuscados da estética brega. Com músicas que marcaram os anos 1980 e sátiras dos rituais encontrados nas festas de casamento, o espetáculo busca desvelar as máscaras familiares, tentando compreender os reais motivos que levam um casal a dizer “sim” no altar. A peça tem duração de 80 minutos e tem classificação indicativa de 14 anos.
Com “O Casamento do Pequeno Burguês”, a “Companhia de Teatro Vacas Profanas” já fez apresentações na Mostra de Artes Cênicas Unicamp (2013), no X Feverestival Festival Internacional de Teatro de Campinas (2014), no FRINGE – Festival de Teatro de Curitiba (2015), entre outros.
A Companhia de Teatro Vacas Profanas foi fundada em 2013 por atores formados no curso de graduação de Artes Cênicas da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). Outros trabalhos de destaque do grupo são as peças “Ideias Fora de Lugar”, baseado na obra de Machado de Assis e “Macbeth”, de William Shakespeare.
Teatro na escola
Nesta segunda-feira (17/08), “Na Lona 2015” chega também à Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Jd. Boa Esperança. Alunos da unidade assistirão ao espetáculo “Esperando Gordô”, da Cia Lona de Retalhos.
Inspirado nos personagens de Samuel Beckett e na iconografia do Circo Nerino, o espetáculo traz ao palco um circo abandonado, onde só sobraram alguns adereços de picadeiro e duas palhaças, meio perdidas, esperando alguém que venha tirá-las de lá.
A peça já recebeu prêmios de festivais nacionais e teve participação em ações internacionais, como o Femsa 2009 (Fomento Econômico Mexicano), o V Festival Beckett na Argentina e o Festival Internacional Cervantino Callejero del CLETA, no México.
Na Lona 2015
Realizada pela Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Cultura, pelo Centro Cultural Casa de Joana e pela Cia de Teatro São Genésio, a mostra “Na Lona 2015” ocorre entre os dias 12 e 22 de agosto. Ao todo, são 21 espetáculos teatrais gratuitos, distribuídas em quatro categorias: Adulto; Infantil Palco; Infantil Espaços Alternativos e Rua (Confira abaixo o anexo com a programação completa da mostra).
Prêmio Teatro
Os 21 participantes da mostra “Na Lona” foram selecionados após vencerem o “Prêmio Teatro em Hortolândia 2015”, realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura. Ao todo, foram 158 grupos e companhias teatrais inscritas. Além das equipes brasileiras, entre os selecionados está uma equipe da Argentina. Os vencedores receberam prêmio em dinheiro, no valor de R$ 3.550,00.
SERVIÇO:
Espetáculos de Rua:
O Quê: Mostra “Na Lona 2015” – espetáculo “Ubu Rei”
Classificação: Livre
Quando: domingo (16/08), às 10h
Onde: Feira do Jd. Amanda – Av. Tarsila do Amaral, altura do número 15.
O quê: Mostra “Na Lona 2015” – espetáculo “O Ponto alto da festa”
Classificação: Livre
Quando: domingo (16/08), às 11h
Onde: Praça São Francisco de Assis – Av. São Francisco de Assis, nº 75, Vila Real
Espetáculo Adulto
O quê: Mostra “Na Lona 2015” – espetáculo “O Casamento do pequeno Burguês”
Classificação: 14 anos
Quando: domingo (16/08), às 20h
Onde: Teatro Casa de Joana – Av. São Francisco de Assis, s/nº, Vila Real Continuação (anexo ao Supermercado Pague Menos)

Nossa Cidade
Imóveis não quitados em conjuntos populares do “Minha Casa, Minha Vida” têm isenção de IPTU

Síndicos de 15 condomínios residenciais populares construídos com recursos do programa “Minha Casa, Minha Vida” em diferentes regiões de Hortolândia participaram, na tarde desta sexta-feira (15/01), de uma reunião na Prefeitura para esclarecimentos sobre a isenção do pagamento de IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano). O encontro teve a presença do secretário de Habitação, Rogério Mion. Além deste assunto, também foram colocadas em pauta diversas demandas levadas pelos representantes dos condomínios. Participaram do encontro síndicos dos condomínios residenciais Jacuba, Peruíbe, Bertioga, Praia Grande, Guarujá, Novo Estrela I, II e III, Bromélias I e II, Itália, França, Portugal, Suíça e Espanha.
De acordo com a Secretaria de Habitação, estão isentos do pagamento de IPTU 2021 proprietários de imóveis que ainda não foram quitadas e estão em nome da Caixa Econômica Federal, financiadora destes empreendimentos. As dívidas de IPTU dos anos anteriores também serão perdoadas. Os proprietários que já quitaram os imóveis e transferiram a propriedade para o nome de pessoa física, devem realizar o pagamento normalmente.
Já a orientação para os moradores que, mesmo com o apartamento em nome da Caixa Econômica Federal, realizaram o pagamento do IPTU nos anos anteriores, é abrir um protocolo na Prefeitura, reunir os comprovantes de pagamento e solicitar a avaliação sobre a possibilidade de reembolso.
“Esta reunião tem o objetivo de humanizar nossa relação com os síndicos destes prédios, além de realizar estas orientações. A Secretaria de Habitação da Prefeitura está à disposição da população para contribuir com qualquer situação que o munícipe necessite”, explica Mion.
“Esta reunião nos auxilia com demandas dos moradores dos condomínios em que somos síndicos”, explica Luciana Vieira Ramos, síndica do Condomínio Residencial Portugal, localizado no Jardim Novo Ângulo.
GUIA PARA PAGAMENTO DO IPTU 2021 JÁ ESTÁ DISPONÍVEL
Para os demais munícipes que não estão isentos do imposto, a emissão de guia para o pagamento do IPTU 2021 já está disponível no site da Prefeitura. Quem preferir retirar a guia invés de esperar a chegada do carnê, que já foi enviado pela Administração Municipal, basta acessar o link http://www2.hortolandia.sp.gov.br/component/k2/item/16042-impostos para a retirada.
O vencimento da primeira parcela, e também do valor total com desconto de 7% (para quem não tem dívidas pendentes), será em 26/02. As outras nove parcelas serão de 10/04 até 10/12 de 2021. O IPTU 2020, uma vez inscrito em dívida ativa pode ser parcelado em até 120 vezes, desde que não tenha parcela inferior a R$ 50,00.
Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Nossa Cidade
Em tempos de pandemia, fiscais da Prefeitura mantêm orientação diária a comércios de Hortolândia

Orientar e fiscalizar. Esta é a missão da equipe da Prefeitura que, diariamente, percorre a cidade, desde 21 de março de 2020, monitorando estabelecimentos comerciais de Hortolândia. O principal desafio? Sensibilizar população e empreendedores quanto aos riscos de disseminação do Coronavírus pelo descumprimento das normas sanitárias vigentes durante a pandemia, dentre elas o uso de máscaras individuais, álcool em gel e distanciamento social.
A Operação Municipal de Orientação sobre o Coronavírus atua em dois horários: das 9h às 14h e das 18h às 23h. A Administração Municipal está alerta às mudanças periódicas de fase, dentro do Plano São Paulo de reabertura gradual e consciente das atividades, e intensifica o trabalho permanente de orientação e fiscalização, aos finais de semana. Para essa tarefa, os fiscais contam também com o apoio da GM (Guarda Municipal). Sobretudo às sextas-feiras, aos sábados e domingos, os agentes de segurança costumam atender diversos casos de perturbação do sossego, ocorrência que, em geral, aponta para outro problema: a aglomeração de pessoas, em espaços públicos e privados.
Em média, segundo a Secretaria de Governo, são realizadas 1.500 visitas por mês. Nestas ações de fiscalização, estabelecimentos que descumprem as regras do Decreto Municipal podem ser multados, em valores que variam desde R$ 1 mil até R$ 30 mil. Segundo dados do Núcleo Estratégico da GM, da Prefeitura de Hortolândia, a cidade acumula, de janeiro até o início deste mês, mais de três mil ocorrências de perturbação de sossego.
Hortolândia está na “Fase Amarela” do Plano São Paulo, de reabertura gradual e consciente das atividades, em que é proibida a realização de eventos que causem risco à saúde pública e perturbem o sossego alheio, a qualquer hora do dia.
Para denunciar irregularidades
Situações de perturbação ao sossego e aglomerações podem ser denunciadas e os infratores correm o risco de ser levados à delegacia. É possível denunciá-las, a qualquer hora do dia ou da noite, todos os dias da semana, pelos telefones 153 ou 08000-111-580.
Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Nossa Cidade
Prefeitura capacita equipes de UBSs para orientar a população sobre a Toxoplasmose em gestante

Em paralelo ao enfrentamento à pandemia do Coronavírus, a Prefeitura de Hortolândia fortalece o trabalho de prevenção a outras doenças. Uma delas é a Toxoplasmose em gestante. Nesta semana, a Secretaria de Saúde realizou uma roda de conversa online (foto) sobre a doença com as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do município. Participaram cerca de 60 pessoas, dentre coordenadores e profissionais técnicos das unidades. A atividade foi ministrada pelos departamentos de Atenção Básica em Saúde, Atenção Especializada e Vigilância Epidemiológica. De acordo com a Secretaria de Saúde, a Toxoplasmose em gestante passou a ser doença de notificação compulsória desde 2016, conforme determinação do Ministério da Saúde.
De acordo com a diretora do Departamento de Atenção Especializada da Secretaria de Saúde, Maria de Fátima Gomes Oliveira, a atividade é para sensbilizar e capacitar as equipes das UBSs para que estejam aptas a fazer atendimento, orientação e prevenção à doença junto à população, em especial as gestantes. Na atividade foram abordados temas como sintomas, diagnóstico e tratamento da doença. De acordo com a Secretaria de Saúde, está prevista a realização de mais encontros.
PRÉ-NATAL
A toxoplasmose é uma doença infecciosa causada pelo protozoário (microorganismo unicelular) Toxoplasma gondii. A infecção pelo protozoário pode ocorrer em seres humanos e animais. A transmissão pode ocorrer pela ingestão de carne crua ou mal cozida, de água e/ou legumes contaminados, provenientes do solo, lixo ou de qualquer local onde gatos defecaram, ou da mãe para o feto.
Geralmente, a doença não apresenta sintomas. Porém, a maior preocupação é quando a infecção ocorre no início da gestação. Neste período, o feto pode ser infectado pela mãe, daí o risco de ocorrer a doença. “Por isso, é importante que a mulher faça o pré-natal assim que descobre que está grávida”, salienta a diretora Maria de Fátima Gomes Oliveira. Dentre os riscos da doença estão aborto, morte ou mal formação do feto, nascimento prematuro e problemas de visão, podendo causar cegueira no feto.
O diagnóstico da doença é feito por meio de exame de sangue que é oferecido pela rede municipal de Saúde. A Secretaria de Saúde ressalta que o tratamento durante a gestação é muito importante para garantir a saúde da mãe e principalmente do bebê. O tratamento é sempre indicado quando ocorre suspeita ou confirmação de infecção aguda na gravidez. Os medicamentos são oferecidos pela rede municipal de Saúde.
Confira abaixo dicas para prevenir a Toxoplasmose em gestante:
– Higienizar as mãos antes das refeições ou após manusear lixo, ter contato com gatos, manipular alimentos ou manusear terra
– Utilizar luvas ao manipular carnes cruas ou manusear terra ou solo
– Consumir apenas água filtrada ou fervida. Manter os reservatórios de água bem fechados
– Higienizar frutas, legumes e verduras em água corrente antes do consumo
– Higienizar tábuas de corte, facas, balcões e pia após a preparação de alimentos
– Não consumir carnes cruas, malcozidas ou malpassadas e não provar a carne crua durante seu preparo. Cozinhar a carne a pelo menos 67° C (ao ponto para bem passada)
– Evitar ingerir carnes defumadas ou curadas em salmoura e embutidos (salame, copa, lingüiça, entre outros)
– Não consumir leite e derivados crus e não pasteurizados, seja de vaca ou de cabra
– Evitar o contato com cães que andam soltos. Cães também podem transmitir a doença ao sujar o pelo no solo onde haja fezes de gato
– Alimentar gatos com ração, não deixando que façam ingestão de outros animais caçados ou carne crua
– Evitar que a gestante troque a caixa de areia de gatos domésticos. Caso não seja possível, a gestante deve limpar e trocar a caixa diariamente, utilizando luvas e pá, além de colocá-la ao sol com frequência.
– Evitar o contato com fezes de gato no lixo ou solo. Caso haja contato, higienizar as mãos
Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

-
Brasil3 semanas atras
Trabalhador pode solicitar saque de R$ 1.045 do FGTS até quinta-feira
-
Empregos2 semanas atras
IBM Hortolândia está com mais de 140 vagas de emprego em aberto
-
Policial3 semanas atras
Homem é morto a ‘tijoladas’ na cabeça em Hortolândia
-
Nossa Cidade4 semanas atras
Dor e comoção no velório de Maria Clara estuprada e morta pelo padrasto
-
Policial3 semanas atras
Mãe arremessa bebê ao chão e acaba detida por policiais militares no Jardim Amanda; avó foi quem acionou a polícia
-
Nossa Região3 dias atras
Ônibus do Nova América bate em estação de transferência em Campinas
-
Policial2 semanas atras
Jovem que era morador de Hortolândia é morto a tiros em Campinas
-
Nossa Cidade5 dias atras
Família procura por jovem desaparecida