Connect with us
Publicidade

Nossa Cidade

Tradicional arraiá da Melhor Idade, em vídeo, motiva idosos em Hortolândia

Prefeitura

Publicado

em

O CCMI (Centro de Convivência da Melhor Idade), órgão da Prefeitura de Hortolândia, realizou seu tradicional arraiá, mas, desta vez, online, por conta do distanciamento social. O objetivo principal da ação foi levar alegria e motivar os idosos durante a pandemia. O vídeo foi disponibilizado no Whatsapp, na tarde desta quarta-feira (01/07), e ainda rende comentários nos grupos.

A sede da Melhor Idade, no Remanso Campineiro, ganhou uma linda decoração e as professoras usaram trajes típicos. Com muita animação, a coordenadora Fernanda Fadiga fez toda a apresentação, conduzindo a programação, que se encerrou com uma quadrilha adaptada, para manter o distanciamento.

Segundo Fernanda, o resultado desta ação foi bem positivo. “A interação foi bem legal, recebemos várias mensagens no Whatsapp. Eles ficaram felizes e até emocionados com a nossa preocupação e carinho. Nós buscamos sempre propor e desenvolver novas atividades para que eles fiquem motivados e se divirtam”, disse a psicóloga.

Para a aposentada Neusa Ferreira da Cruz, que é moradora da Vila Real, o sentimento é de gratidão. Ela frequenta o CCMI desde 2017 e participa das aulas de exercícios físicos, vôlei, grupo da coreografia e, também, joga dominó no Jori (Jogos Regionais dos Idosos).

“Eu senti muita emoção ao ver o vídeo da festa julina e muito agradecida a todas as equipes que fizeram esta festa linda para nos homenagear. Eu sinto muita falta de estar participando desses eventos, mas no momento, infelizmente, temos que ficar em casa. Eu estou me cuidando e digo que está sendo uma experiência não muito boa, pois o CCMI é a minha segunda casa. Em breve, estaremos juntos novamente, eu só tenho que agradecer a todos por sempre se preocuparem com os idosos. Meu muito obrigada”, disse Neusa.

Em meio à pandemia enfrentada, estar isolado pode gerar uma avalanche de emoções, o que é capaz de colocar em risco a saúde mental. Pensando nisso, o CCMI propõe atividades diversificadas de esporte, cultura e lazer. 

Atualmente com duas unidades, uma no Remanso Campineiro e outra no Jardim Amanda, o Centro de Convivência da Melhor Idade possui cerca de 1.500 idosos cadastrados.

Varal Solidário

Inspirado na solidariedade e no cuidado com o próximo, o CCMI disponibilizou, em doze bairros distribuídos pela cidade, o “Varal Solidário”. No lugar de roupas, os prendedores seguravam kits de máscaras disponibilizadas, gratuitamente, para quem passava no local.

As máscaras, de TNT duplo com elástico, foram confeccionadas por integrantes do CCMI em suas residências, doando seu tempo, trabalho e costurando com carinho. Cada kit pendurado no varal continha duas unidades e uma mensagem com as instruções de uso e higiene.

Corrente do bem

Outra ação realizada durante a quarentena é a “Corrente do Bem”. Os idosos participantes do programa foram convidados a escrever bilhetes, com mensagens de perseverança e otimismo. Quando a equipe do CCMI ia buscar o bilhete, o idoso recebia uma rosa com uma mensagem escrita por outro colega. A atividade foi realizada com 15 idosos integrantes do grupo da coreografia e será expandida.

Mantenha-se ativo

Para auxiliar os idosos durante a quarentena, além do monitoramento para averiguar a saúde física e psicológica, os integrantes do CCMI participam de grupos de WhatsApp e recebem videoaulas de atividades físicas, mensagens motivacionais, fotos antigas tiradas durante as atividades para relembrar momentos e, assim, matar a saudade.

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia

Nossa Cidade

Coronavírus Hortolândia: 4476 casos confirmados, 4284 curados e 156 óbitos

Redação

Publicado

em

Por

O boletim sobre coronavírus divulgado pela Secretaria de Saúde de Hortolândia, nesta sexta-feira(23) mostra que o município teve 4284 casos confirmados, 4284 curados e 156 óbitos.

Casos confirmados: 03 pacientes internados em UTI’s fora do município; 0 em enfermaria fora do município; 0 no Hospital Municipal Mário Covas; 04 em internação na Unidade Respiratória do Nova Hortolândia; 29 em isolamento domiciliar.

Casos suspeitos – aguardando exame: 05 casos internados em UTI’s fora do município; 03 em enfermaria fora do município; 0 caso no Hospital Municipal Mário Covas; 02 em internação na Unidade Respiratória do Nova Hortolândia; 138 em isolamento domiciliar.

5283 casos já foram descartados mediante resultado do exame de Covid-19.

Desde o dia 17/05, os casos de síndrome gripal sem coleta de exames estão excluídos dos boletins diários. Somente constarão no relatório, os casos em que são colhidos exames para diagnosticar pacientes contaminados pelo Coronavírus.

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Nossa Cidade

Jovens que se alistaram no serviço militar devem regularizar situação

Portal Hortolândia

Publicado

em

Jovens do sexo masculino, que fizeram alistamento militar obrigatório neste ano, devem procurar a Junta Militar de Hortolândia para verificar e regularizar a situação.

O órgão da Prefeitura, que realiza atendimento presencial de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h, fica localizado no prédio do HORTOFÁCIL, na rua Argolino de Moraes, 415, na Região Central. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3965-1427.

De acordo com a Secretaria de Segurança, o juramento à bandeira e a retirada das carteiras de reservista serão realizadas na quarta-feira (28/10), no Estádio Municipal Tico Breda, localizado no Complexo Poliesportivo Nelson Cancian, no Jardim Nova Hortolândia. Mais informações também podem ser obtidas pessoalmente na Junta Militar ou no telefone do órgão (veja acima).

De acordo com a Secretaria de Segurança, o alistamento militar é obrigatório para jovens do sexo masculino com 18 anos. Quem não o fizer, além de estar sujeito à multa, ficará impedido de realizar atividades como obter a carteira profissional, passaporte, registro de diploma de profissões liberais, matrícula ou inscrição para exercer qualquer função profissional e até mesmo matricular-se ou prestar exame em qualquer estabelecimento de ensino.

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Nossa Cidade

Coronavírus Hortolândia: 4451 casos confirmados, 4271 curados e 156 óbitos

Redação

Publicado

em

Por

O boletim sobre coronavírus divulgado pela Secretaria de Saúde de Hortolândia, nesta quinta-feira(22) mostra que o município teve 4451 casos confirmados, 4271 curados e 156 óbitos.

Casos confirmados: 03 pacientes internados em UTI’s fora do município; 0 em enfermaria fora do município; 0 no Hospital Municipal Mário Covas; 04 em internação na Unidade Respiratória do Nova Hortolândia; 17 em isolamento domiciliar.

Casos suspeitos – aguardando exame: 05 casos internados em UTI’s fora do município; 03 em enfermaria fora do município; 0 caso no Hospital Municipal Mário Covas; 03 em internação na Unidade Respiratória do Nova Hortolândia; 194 em isolamento domiciliar.

5194 casos já foram descartados mediante resultado do exame de Covid-19.

Desde o dia 17/05, os casos de síndrome gripal sem coleta de exames estão excluídos dos boletins diários. Somente constarão no relatório, os casos em que são colhidos exames para diagnosticar pacientes contaminados pelo Coronavírus.

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Noticias

Youtube

 

PONTE DA ESPERANÇA

Populares