Connect with us
Publicidade


Nossa Cidade

“Travessia” traz prosa e poesia do sertão ao “Na Lona”, nesta sexta-feira (14)

Portal Hortolândia

Publicado

em

Uma mistura de poesia, narrativa em prosa e trilha sonora sertaneja. Assim é “Travessia”, espetáculo que será apresentado nesta sexta-feira (14/08), às 20h, durante a 4ª Mostra Nacional de Teatro de Hortolândia. A peça gratuita será exibida no Teatro Casa de Joana, na Av. São Francisco de Assis, s/nº, na Vila Real Continuação, anexo ao Supermercado Pague Menos. A classificação indicativa da peça é de 12 anos.

“Travessia”, do “Grupo Tecelagem”, conta a história de um vaqueiro, que fala sobre suas experiências enquanto transporta uma boiada. Da fazenda ao vilarejo, o personagem traz ao público lembranças, histórias, medos, dores e amores, em uma trama que une narrativa de prosa e poesia, na atmosfera sonora do sertão. A peça, que já fez parte de 25 festivais e mostras de teatro, é baseada nos contos reunidos em “Sagarana” e “Primeiras Estórias”, obras do escritor João Guimarães Rosa. O espetáculo tem duração de uma hora.

Para assistir “Travessia”, basta chegar com 30 minutos de antecedência ao horário de apresentação. A capacidade do Teatro Casa de Joana é de 190 pessoas.

O Grupo

Criado em 2006, o “Grupo Tecelagem”, de Jacareí/SP, tem na literatura seu principal objeto de pesquisa. Além de “Travessia”, peça baseada na obra de Guimarães Rosa, a companhia já trabalhou com publicações de Ernest Hemingway, encenando o espetáculo “Velho Mar”, e com livros do filósofo Gaston Bachelard, que originaram a peça “Monóculo”.

“Travessia” foi um dos cinco espetáculos premiados na edição 2007/2008 do Mapa Cultural Paulista, programa de iniciativa da Secretaria de Estado da Cultura. A obra também já marcou presença em outros eventos culturais brasileiros, como o Festival Nacional de Teatro do Amazonas e o Festival de Teatro da cidade do Rio de Janeiro.

Teatro Infantil

A semana termina com teatro gratuito também para os alunos da Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Profª Janilde Flores Gaby do Vale, na Vila Real. Nesta sexta-feira (14/08), as crianças assistirão à peça “Cada um é um”, do grupo “No Mundo da Lua Teatro”. O espetáculo faz parte da programação infantil da mostra “Na Lona” e será apresentado em dois horários: às 10h e às 14h.

Criado para dialogar com as crianças e agradar pessoas de todas as idades, “Cada Um é Um” propõe um espaço imaginário destacado do cotidiano, de onde saem histórias, brincadeiras, músicas, bonecos e desafios. Para tratar sobre o tema da diferença, dois atores e um músico chegam de longe, já cantando, dançando e interagindo com o público.

Com linguagem simples, a obra é praticamente uma caixinha de surpresas, concretizada no cenário feito com cortinas de teatro, janelas, objetos antigos, entradas, saídas e até um palco para bonecos de luva.

Prêmio Teatro

Os 21 participantes da mostra “Na Lona” foram selecionados após vencerem o “Prêmio Teatro em Hortolândia 2015”, realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura. Ao todo, foram 158 grupos e companhias teatrais inscritas. Além das equipes brasileiras, entre os selecionados está uma equipe da Argentina. Os vencedores receberam prêmio em dinheiro, no valor de R$ 3.550,00.

SERVIÇO:

O quê: Mostra “Na Lona 2015” – espetáculo “Travessia”

Classificação:12 anos

Quando: sexta-feira (14/08), às 20h

Onde: Teatro Casa de Joana – Av. São Francisco de Assis, s/nº, Vila Real Continuação (anexo ao Supermercado Pague Menos)

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia

Nossa Cidade

Coronavírus Hortolândia: 7108 casos confirmados, 6745 curados e 197 óbitos

Redação

Publicado

em

Por

O boletim sobre coronavírus divulgado pela Secretaria de Saúde de Hortolândia, nesta sexta-feira(22) mostra que o município teve 7108 casos confirmados, 6745 curados e 197 óbitos.

Casos confirmados: 10 pacientes internados em UTI’s fora do município; 01 em enfermaria fora do município; 01 na UTI do Hospital Municipal Mário Covas e 00 na enfermaria; 11 em internação na Unidade Respiratória do Nova Hortolândia; 143 em isolamento domiciliar.

Casos suspeitos – aguardando exame: 04 casos internados em UTI’s fora do município; 09 em enfermaria fora do município; 01 caso na UTI do Hospital Municipal Mário Covas; 08 em internação na Unidade Respiratória do Nova Hortolândia; 1200 em isolamento domiciliar.

9066 casos já foram descartados mediante resultado do exame de Covid-19.

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Nossa Cidade

Avança obra da terceira faixa na avenida da Emancipação

Prefeitura

Publicado

em

A Prefeitura de Hortolândia realiza intervenções na avenida da Emancipação para intensificar a obra de construção da terceira faixa de rolagem da via, na altura da rua Barão de Itapura, no Residencial Maria de Lourdes. De acordo com a Secretaria de Obras, nesta sexta-feira (22/01), equipes da Administração Municipal realizaram, com maquinários, ajustes como nivelamentos necessários no local onde será a pista, ao lado da da empresa farmacêutica EMS. O trabalho prossegue nos próximos dias. 

Após a obra, motoristas que seguirem pela avenida da Emancipação, sentido Monte Mor/Rodovia dos Bandeirantes, terão maior fluidez no trânsito, sem a necessidade de parar no trevo da EMS. O objetivo da Prefeitura é acabar com o congestionamento de veículos que se forma neste trecho da avenida, principalmente em horários de pico.

Ao todo, serão construídos 550 metros de nova pista, desde o cruzamento com a Rua Barão de Itapura, próximo à empresa Horto Portas e Janelas, até o entroncamento da avenida com a Rodovia Jornalista Francisco Aguirre de Proença (SP-101). Na primeira etapa da obra, iniciada em outubro do ano passado, já houve o afastamento do gradil da EMS e a escavação do trecho para implantação do sistema de drenagem de águas pluviais. Segundo a Secretaria de Obras, o projeto da terceira faixa da avenida da Emancipação terá calçada e ciclofaixa ao lado do gradil da empresa EMS.

Outra obra será realizada pela Administração Municipal, neste mesmo contrato, na Avenida da Emancipação, mas no sentido de entrada da cidade. Trata-se da adequação viária que tornará o trânsito mais seguro para quem vem a Hortolândia pela SP-101.

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Nossa Cidade

O Portal Hortolândia parabeniza o SAMU Hortolândia que completa 13 anos de atividades

Redação

Publicado

em

Por

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) completou nesta semana 13 anos de atividades na cidade de Hortolândia.

O Portal Hortolândia parabeniza a toda equipe que está ou que já passou por lá. Esse serviço essencial que desde sua instalação na cidade vem fazendo diferença no atendimento de Urgência.

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Noticias

Nossa Cidade23 horas atras

Coronavírus Hortolândia: 7108 casos confirmados, 6745 curados e 197 óbitos

O boletim sobre coronavírus divulgado pela Secretaria de Saúde de Hortolândia, nesta sexta-feira(22) mostra que o município teve 7108 casos...

Nossa Cidade2 dias atras

Avança obra da terceira faixa na avenida da Emancipação

A Prefeitura de Hortolândia realiza intervenções na avenida da Emancipação para intensificar a obra de construção da terceira faixa de...

Nossa Cidade2 dias atras

O Portal Hortolândia parabeniza o SAMU Hortolândia que completa 13 anos de atividades

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) completou nesta semana 13 anos de atividades na cidade de Hortolândia. O...

Nossa Cidade2 dias atras

Formações voltadas a professores municipais novatos preparam volta às aulas em Hortolândia

Professores da Educação Básica, que ingressaram recentemente na rede municipal de Hortolândia, passam por formações, preparatórias para a volta às...

Policial2 dias atras

Policiais militares detém dupla por comercialização de drogas na Vila Inema, em Hortolândia 

Uma viatura da Polícia Militar em patrulhamento na tarde desta sexta-feira pelo bairro chácaras Coelho, detiveram dois suspeitos na prática...

Nossa Cidade2 dias atras

Última etapa de mutirão de assinaturas de regularização fundiária é neste sábado (23/01)

Para garantir moradia digna para a população, a Prefeitura de Hortolândia, em parceria com a CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional...

Publicidade

Youtube

 

PONTE DA ESPERANÇA

Populares