Nossa Cidade

“Travessia” traz prosa e poesia do sertão ao “Na Lona”, nesta sexta-feira (14)

Uma mistura de poesia, narrativa em prosa e trilha sonora sertaneja. Assim é “Travessia”, espetáculo que será apresentado nesta sexta-feira (14/08), às 20h, durante a 4ª Mostra Nacional de Teatro de Hortolândia. A peça gratuita será exibida no Teatro Casa de Joana, na Av. São Francisco de Assis, s/nº, na Vila Real Continuação, anexo ao Supermercado Pague Menos. A classificação indicativa da peça é de 12 anos.

“Travessia”, do “Grupo Tecelagem”, conta a história de um vaqueiro, que fala sobre suas experiências enquanto transporta uma boiada. Da fazenda ao vilarejo, o personagem traz ao público lembranças, histórias, medos, dores e amores, em uma trama que une narrativa de prosa e poesia, na atmosfera sonora do sertão. A peça, que já fez parte de 25 festivais e mostras de teatro, é baseada nos contos reunidos em “Sagarana” e “Primeiras Estórias”, obras do escritor João Guimarães Rosa. O espetáculo tem duração de uma hora.

Anuncio


Para assistir “Travessia”, basta chegar com 30 minutos de antecedência ao horário de apresentação. A capacidade do Teatro Casa de Joana é de 190 pessoas.

O Grupo

Criado em 2006, o “Grupo Tecelagem”, de Jacareí/SP, tem na literatura seu principal objeto de pesquisa. Além de “Travessia”, peça baseada na obra de Guimarães Rosa, a companhia já trabalhou com publicações de Ernest Hemingway, encenando o espetáculo “Velho Mar”, e com livros do filósofo Gaston Bachelard, que originaram a peça “Monóculo”.

“Travessia” foi um dos cinco espetáculos premiados na edição 2007/2008 do Mapa Cultural Paulista, programa de iniciativa da Secretaria de Estado da Cultura. A obra também já marcou presença em outros eventos culturais brasileiros, como o Festival Nacional de Teatro do Amazonas e o Festival de Teatro da cidade do Rio de Janeiro.

Teatro Infantil

A semana termina com teatro gratuito também para os alunos da Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Profª Janilde Flores Gaby do Vale, na Vila Real. Nesta sexta-feira (14/08), as crianças assistirão à peça “Cada um é um”, do grupo “No Mundo da Lua Teatro”. O espetáculo faz parte da programação infantil da mostra “Na Lona” e será apresentado em dois horários: às 10h e às 14h.

Criado para dialogar com as crianças e agradar pessoas de todas as idades, “Cada Um é Um” propõe um espaço imaginário destacado do cotidiano, de onde saem histórias, brincadeiras, músicas, bonecos e desafios. Para tratar sobre o tema da diferença, dois atores e um músico chegam de longe, já cantando, dançando e interagindo com o público.

Com linguagem simples, a obra é praticamente uma caixinha de surpresas, concretizada no cenário feito com cortinas de teatro, janelas, objetos antigos, entradas, saídas e até um palco para bonecos de luva.

Prêmio Teatro

Os 21 participantes da mostra “Na Lona” foram selecionados após vencerem o “Prêmio Teatro em Hortolândia 2015”, realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura. Ao todo, foram 158 grupos e companhias teatrais inscritas. Além das equipes brasileiras, entre os selecionados está uma equipe da Argentina. Os vencedores receberam prêmio em dinheiro, no valor de R$ 3.550,00.

SERVIÇO:

O quê: Mostra “Na Lona 2015” – espetáculo “Travessia”

Classificação:12 anos

Quando: sexta-feira (14/08), às 20h

Onde: Teatro Casa de Joana – Av. São Francisco de Assis, s/nº, Vila Real Continuação (anexo ao Supermercado Pague Menos)

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo