Nossa Cidade

Troca das lâmpadas antigas dos postes por luzes de LED atinge 50% das ruas da cidade

A Prefeitura de Hortolândia trabalha para que, até o próximo ano, 100% das ruas tenham lâmpadas de LED, que garantem maior potencial de luminosidade, com eficiência energética. Neste ano, o serviço já atingiu 50% das ruas da cidade, oferecendo mais segurança para a população. Alguns bairros já atendidos com esta tecnologia são Jd. Santa Clara, Jd. São Sebastião, Pq. Ortolândia, Remanso Campineiro, Vila Real, Parque Orestes Ôngaro, Jd. das Colinas, além de toda a região do Jd. Amanda e do Jd. Rosolém. No próximo ano, os demais bairros serão contemplados com a ação.

A troca das lâmpadas acontece por meio de um consórcio, contratado pela Prefeitura via PPP (Parceria Público Privada) para as ações de gestão e modernização do parque de iluminação pública. A tecnologia LED nas ruas da cidade coloca Hortolândia na lista dos municípios inteligentes do Brasil. Ao todo, serão trocadas 22 mil luzes. A estimativa da Prefeitura é que, com a PPP, os custos com iluminação pública sejam reduzidos em mais de 50%.

Anuncio


De acordo com a Secretaria de Planejamento Urbano e Gestão Estratégica, com o avanço das ações da PPP nas ruas, parque e praças da cidade, todos os postes receberão transmissores de dados, equipamentos capazes de reduzir o nível de luminosidade das lâmpadas nos horários em que há menos fluxo de pessoas nas avenidas e parques, colaborando para a economia de energia. Além disso, será possível monitorar falhas, como lâmpadas queimadas, o que garantirá manutenção mais rápida, além de eficiência energética e economia aos cofres públicos.

Outra possibilidade é a utilização destes transmissores para serviços de diversas naturezas, como monitoramento de queimadas com sensores de fumaça instalados nestes transmissores. Esta ação coloca Hortolândia na lista das cidades inteligentes do Brasil, cujo conceito é justamente usar tipos diferentes de sensores eletrônicos para coletar dados e gerenciar recursos de forma eficiente.

PIC

Os investimentos em iluminação pública fazem parte do PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento), implantado pela Prefeitura para incentivar o desenvolvimento urbano, ambiental, social e humano para que Hortolândia cresça com planejamento e sustentabilidade nos próximos 30 anos. O programa prevê mais de 100 obras e serviços, em diversas áreas. Para estas intervenções, o município conta com apoio de recursos da iniciativa privada e dos governos estadual e federal, sendo que a principal fonte de recursos é um financiamento junto ao banco internacional CAF.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo