Nossa Cidade

UBS Jd. Santiago conta agora com odontologia e farmácia

Em meio à pandemia do Coronavírus, Hortolândia prossegue com os trabalhos de melhoria na área de saúde. A Prefeitura acaba de concluir a reforma na UBS (Unidade Básica de Saúde) Jd. Santiago. Esta unidade, a partir de agora, oferece novos serviços, com destaque para atendimento em saúde bucal (odontologia), uma antiga demanda da população local. Outro novo serviço que a unidade tem é farmácia (foto), que possibilita ao paciente já sair da consulta levando para casa os medicamentos necessários. 

Para proporcionar conforto para famílias que não tem onde deixar as crianças, a unidade está equipada com uma brinquedoteca. Além disso, o prédio recebeu duas novas salas de reuniões, sendo que uma delas será destinada a encontros da comunidade. 

Anuncio


A reforma na UBS Jd. Santiago foi feita com recursos próprios da Prefeitura e executada em parceria com a Secretaria de Serviços Urbanos. Mesmo durante a execução do serviço, a unidade de saúde funcionou normalmente. 

A UBS realiza atendimento de cerca de 6.000 moradores dos bairros Jd. Aline, Jd. Conceição, Vila Guedes, além do Jd. Santiago. De acordo com informações da Secretaria de Saúde, a reforma no prédio da UBS Santiago teve como objetivo reorganizar o fluxo interno de profissionais e pacientes, readequar ambientes e salas de atendimento, tornando a unidade mais acolhedora.

“A reabertura da UBS Santiago representa uma grande conquista para os moradores da região, que passam a ter agora atendimento humanizado e com mais qualidade. Além disso, a unidade conta agora com um espaço de reunião para uso dos moradores, o que ajudará a fortalecer os laços da comunidade da região”, destaca a secretária de Saúde, Mary Guiomar Almeida Rocha.

TRANSFORMAÇÃO NA SAÚDE 

A Prefeitura de Hortolândia desenvolve uma série de obras e ações para a reestruturação do sistema de saúde na cidade, que incluem a reforma e ampliação do Hospital Municipal, a reforma de UBSs, a abertura de farmácias em todas as unidades de saúde, entre outras melhorias que resultam em mais qualidade no atendimento prestado aos munícipes. Estas intervenções fazem parte do PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento), conjunto de mais de 100 obras e serviços, com objetivo de promover o desenvolvimento urbano, ambiental, social e humano para que Hortolândia cresça com planejamento e sustentabilidade nos próximos 30 anos. As obras são realizadas por meio de parcerias da Prefeitura com a iniciativa privada, governos estadual e federal, sendo que a principal fonte de recursos é um financiamento junto ao banco internacional CAF. 

A principal intervenção na área da saúde é a reforma do Hospital Municipal. Serão investidos R$ 12,5 milhões nesta ação, que incluirá reforma desde a fachada até as instalações internas, garantindo a ampliação de 67 para 100 leitos, com 10 vagas de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) adulto. Entre os novos serviços que serão oferecidos no local está o exame de tomografia, medida que colaborará para agilizar o diagnóstico dos pacientes.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo