Nossa Cidade

UBS Nova Europa realiza testes rápidos em moradores da área de abrangência nesta semana

Alívio. Esta foi a sensação da doméstica Valdirene Pereira Simião ao saber que seu teste rápido deu resultado negativo. Ela é uma das 30 moradoras do Jardim Nova Europa sorteadas pela Prefeitura de Hortolândia na região para fazer o teste rápido da COVID-19, nesta quarta-feira (08/07). A testagem é uma das ações que a Administração Municipal realiza no enfrentamento ao Coronavírus. Os testes são feitos pelas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) da rede municipal. De acordo com a Secretaria de Saúde, cada unidade faz o sorteio de testes em 30 casas de sua área de abrangência. Nesta quarta-feira, a testagem foi realizada pela UBS Nova Europa. 

Nos testes, a equipe da unidade fez a medição de temperatura e do nível de oxigênio no sangue (oximetria) de cada pessoa. No teste também é coletada uma amostra de sangue da pessoa. Em caso de resultado positivo, os demais moradores da mesma residência também são testados. De acordo com a Secretaria de Saúde, quem der positivo é orientado a permanecer em isolamento social e passa a ser monitorado pela unidade de saúde

Anuncio


Mesmo com o resultado negativo, a doméstica Valdirene Pereira Simião vai manter todos os cuidados necessários de higienização. “Lavo as mãos e uso álcool em gel. Eu só saio em caso de necessidade. Mas, quando preciso sair, eu sempre uso máscara”, contou a moradora.  

Quem também ficou aliviada com o resultado negativo de seu teste foi a aposentada Antonia Margarida Coelho Barroso, que tem mantido o isolamento. “Eu estou morrendo de vontade de visitar familiares e amigos. Mas tenho ficado em casa. Só saio se realmente precisar”, enfatizou a moradora. 

Até o momento, as UBSs Rosolen, Taquara Branca, Novo Ângulo e Amanda I já realizaram testes em moradores de suas respectivas áreas de abrangência. A testagem na região da UBS Nova Europa deve prosseguir até esta sexta-feira (10/07). De acordo com a Secretaria de Saúde, a ação de testagem pelas UBSs será feita em cerca de 500 pessoas. Nos próximos dias, as demais UBSs da rede municipal também devem realizar os testes. 

UNIDADE RESPIRATÓRIA 

A Secretaria de Saúde orienta que, em caso de sintomas da COVID-19, a população deve procurar a Unidade Respiratória, montada na UPA-24h (Unidade de Pronto-Atendimento) Nova Hortolândia, localizada na rua José Martim dos Anjos, 185, Jardim Nova Hortolândia

Outras informações sobre o Coronavírus também podem ser obtidas no plantão da Secretaria de Saúde via WhatsApp pelos números (19) 97171-5369, (19) 99920-3204, (19) 99929-8987, (19) 99976-2434, (19) 99976-2498 e (19) 99976-2276. 

Em razão do Decreto Municipal Nº 4.494, publicado no domingo (05/07), que informa o retorno de Hortolândia e demais cidades da RMC (Região Metropolitana de Campinas) à fase vermelha do “Plano São Paulo” do governo estadual, a Secretaria de Saúde salienta que as pessoas devem manter o isolamento social como forma eficaz de conter a disseminação do Coronavírus no município.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo