Nossa Cidade

UBS Pq. do Horto recebe “Julho Amarelo” nesta quinta-feira (11/07)

Objetivo é intensificar a testagem da Hepatite C, e, com isso, auxiliar no diagnóstico precoce da doença

A Prefeitura de Hortolândia prossegue com a ação “Julho Amarelo” em todas as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do município. O objetivo é intensificar a testagem da Hepatite C e, com isso, auxiliar no diagnóstico precoce da doença. Nesta quinta-feira (11/07), a Secretaria de Saúde realiza o teste rápido da doença na UBS Parque do Horto. Cada UBS promoverá um Dia D (veja calendário abaixo). De acordo com a Secretaria de Saúde, as UBSs já realizam, rotineiramente, o teste rápido da doença.

Anuncio


O diagnóstico precoce colabora para o encaminhamento do paciente ao tratamento gratuito, e com isso as chances de cura são maiores. Neste ano, Hortolândia diagnosticou oito pacientes com a doença. No total, 116 pacientes realizam acompanhamento no município. A medicação é distribuída, gratuitamente, pelo Ministério da Saúde nas Farmácias de Alto Custo.

O Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais é 28 de julho. As hepatites virais são doenças provocadas por diferentes vírus (A, B, C, D e E). As Hepatites A e B podem ser prevenidas por vacinação. Existe cura para Hepatite C e tratamento para Hepatite B. Até o momento, não há vacina para a Hepatite C. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, estima-se que cerca de 71 milhões de pessoas estejam infectadas pelo vírus da Hepatite C em todo o mundo e que cerca de 400 mil vão a óbito todo ano, devido a complicações desta doença, principalmente por cirrose.

A Hepatite é transmitida pelo sangue e outros líquidos ou secreções corporais contaminados. A transmissão pode também ocorrer em situações rotineiras no dia-a-dia, como, por exemplo, no compartilhamento de alicates de unha. As formas de prevenção incluem, além da vacina, medidas para evitar o contato com sangue infectado, não partilhar objetos cortantes e perfurantes e usar sempre preservativo nas relações sexuais. A realização de tatuagens, a colocação de ‘piercings’ e de tratamentos com acupuntura só deve ser feita se os instrumentos utilizados estiverem adequadamente esterilizados.

A unidade de referência para testagem e tratamento de Hepatites, de Sífilis e HIV em Hortolândia é o CEI (Centro Especializado em Infectologia), antigo Amdah (Ambulatório Municipal de DST/Aids de Hortolândia), localizado na rua Ernesto Bergamasco, 262, na Vila Real. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h. Além disso, qualquer unidade de saúde da cidade está apta a realizar os Testes Rápidos.

Confira abaixo o calendário do Dia D da ação “Julho Amarelo” em cada UBS: 

Unidade de Saúde

Dia D

UBS Parque do Horto

11/07

UBS Amanda I

12/07

UBS Santiago

12/07

UBS Figueiras

12/07

UBS São Bento

17/07

UBS Amanda II

17/07

UBS Santa Esmeralda

17/07

UBS Santa Clara

18/07

UBS Rosolen

19/07

UBS Orestes Ôngaro

25/07

 

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo