Nossa Cidade

UBS Santa Clara retomará coleta de exames diariamente

A UBS (Unidade Básica de Saúde) Santa Clara, que será inaugurada pela Prefeitura neste sábado (10/08), retomará, a partir de segunda-feira (12/08), a agenda diária para coleta de exames laboratoriais. Com a solicitação em mãos, o paciente pode agendar as coleta do exame de segunda a sexta-feira, na própria UBS. Outro exame que pode ser realizado na UBS Santa Clara é o eletrocardiograma, que mede a atividade elétrica do coração. O novo endereço da UBS Santa Clara é rua dos Estudantes, nº 415, no Jd. do Bosque. Para a inauguração da unidade, a Secretaria de Serviços Urbanos realiza ações de recuperação de asfalto na rua dos Estudantes. Além disso, a calçada em frente à UBS recebeu reparos, melhorando a acessibilidade para pedestres.

A UBS Santa Clara terá abrangência de cerca de 31 mil moradores das seguintes áreas: Jardim do Bosque, Jardim Everest, Jardim Flamboyant, Green Park Residence, Jardim Mirante, Jardim Nova Alvorada, Jardim Santa Amélia, Jardim Santa Clara do Lago I, Jardim Santa Rita de Cássia, Jardim Santana, Parque dos Pinheiros, Parque Gabriel, Parque Odimar, Parque Residencial João Luiz, Parque Residencial Maria de Lourdes, Parque Santo André, Parque São Miguel, Remanso Campineiro, além de parte do bairro Jd. das Paineiras, com atendimento dos moradores das ruas Alberto Gomes, Geraldo Denadai, Joaquim Aparecido Bruno, Joaquim Aparecido de Oliveira, Luiz Camilo de Camargo, Orestes Denadai e Pietro Rocchi.

Anuncio


A nova UBS Santa Clara terá capacidade de realizar 3.300 consultas por mês. O espaço conta com onze consultórios, sala para acolhimento, sala para vacinas, sala para medicação/observação, farmácia, três salas de espera, sala para atividades em grupos, entre outros espaços. Como o prédio conta com pavimento térreo e mais dois andares, a unidade tem elevador para possibilitar acessibilidade de pessoas com mobilidade reduzida.

PIC

A inauguração do novo prédio da UBS Santa Clara faz parte das ações da Prefeitura de Hortolândia para a reestruturação do sistema de saúde na cidade, que incluem a reforma e ampliação do Hospital Municipal, a reforma de UBSs, a abertura de farmácias em todas as unidades de saúde, entre outras melhorias que resultarão em mais qualidade no atendimento prestado aos munícipes. Estas intervenções fazem parte do PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento), conjunto de mais de 100 obras e serviços, com objetivo de promover o desenvolvimento urbano, ambiental, social e humano para que Hortolândia cresça com planejamento e sustentabilidade nos próximos 30 anos.

O início da reforma do Hospital Mario Covas está prevista para outubro. Serão investidos R$ 12,5 milhões na reestruturação do hospital, que incluirá intervenções desde a fachada até as instalações internas, ação que garantirá a ampliação de 62 para 100 leitos, incluindo 10 vagas de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) adulto. Entre os novos serviços que serão oferecidos está o exame de tomografia, medida que colaborará para agilizar o diagnóstico dos pacientes. Com isso, o hospital terá uma mudança de perfil e passa a ser considerado de média complexidade, com maior capacidade de resolutividade, uma vez que pacientes que antes precisavam ser transferidos para outros hospitais da região serão atendidos em Hortolândia. Esta será a primeira grande reforma no Hospital Municipal, construído há 15 anos para atender uma população estimada em 160 mil habitantes, na época.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo