Connect with us

Nossa Cidade

UBSs contam com novos equipamentos para eletrocardiograma, exame que pode salvar vidas

Prefeitura

Publicado

em

Os investimentos da Prefeitura de Hortolândia na área da saúde garantem melhorias no atendimento oferecido aos munícipes. A rapidez nos diagnósticos pode salvar vidas. Para continuar oferecendo o atendimento de qualidade que a população merece, a Administração Municipal adquiriu 17 novos aparelhos de eletrocardiograma, equipamentos que foram entregues às UBS (Unidades Básicas de Saúde), nesta segunda-feira (13/01). O prefeito Angelo Perugini esteve na UBS Jardim Amanda II, onde acompanhou o início do funcionamento do aparelho nesta unidade de saúde.

O eletrocardiógrafo é um equipamento que avalia o ritmo dos batimentos cardíacos enquanto o paciente está em repouso. Ele faz a medição da atividade elétrica do coração usando eletrodos colocados na pele. É um teste simples, que pode ser feito no consultório ou enfermaria, mas cujo resultado pode sinalizar problemas cardíacos e, por isso, é um exame necessário em alguns casos.

“Estas maquininhas são muito importantes para diagnósticos, mas o mais importante é o ser humano, que acolhe e acompanha nossos pacientes nas unidades de saúde. A vida humana é o que importa. Estes equipamentos vão ajudar a salvar vidas, e isso deve ser feito de forma humanizada, com atendimento de qualidade nas unidades de saúde e o respeito que o cidadão merece”, destacou Perugini.

De acordo com a Secretária de Saúde, Mary Guiomar Almeida Rocha, os novos eletrocardiógrafos substituirão antigos equipamentos que ainda estavam em uso. “Cada unidade básica de saúde terá seu novo aparelho, com a garantia de exames com resultados mais eficazes. Sabemos que exames como estes podem significar a vida de um paciente. Vamos conseguir oferecer atendimento com mais qualidade à população e tratamento rápido e adequado”, afirmou a secretária.

Transformação na saúde

A Prefeitura de Hortolândia desenvolve uma série de obras e ações para a reestruturação do sistema de saúde na cidade, que incluem a reforma e ampliação do Hospital Municipal, a reforma de UBSs, a abertura de farmácias em todas as unidades de saúde, oferta de novos serviços e equipamentos, entre outras melhorias que resultam em mais qualidade no atendimento prestado aos munícipes.

Estas ações fazem parte do PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento), implantado pelo prefeito Angelo Perugini para incentivar o desenvolvimento urbano, ambiental, social e humano para que Hortolândia cresça com planejamento e sustentabilidade nos próximos 30 anos. O programa prevê mais de 100 obras e serviços, em diversas áreas. Para a realização destas intervenções, a Prefeitura conta com apoio da iniciativa privada, dos governos estadual e federal, sendo que a principal fonte de recursos é um financiamento junto ao banco internacional CAF.

A principal intervenção na área da saúde é a reforma do Hospital Municipal. Serão investidos R$ 12,5 milhões nesta ação, que incluirá reforma desde a fachada até as instalações internas, garantindo a ampliação de 62 para 100 leitos, com 10 vagas de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) adulto. Entre os novos serviços que serão oferecidos no local está o exame de tomografia, medida que colaborará para agilizar o diagnóstico dos pacientes.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Nossa Cidade

Samu comemora aniversário de 12 anos do serviço em Hortolândia

Avatar

Publicado

em

Há 12 anos o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi inaugurado. De lá para cá, milhares atendimentos foram realizados em Hortolândia. Pacientes procuram o serviço através do número 192 e são atendidos pelas equipes de socorristas em diversas situações, desde acidentes, até em casos onde eles auxiliam ou realizam partos. Além dos atendimentos in loco, o Samu também realiza atendimento e orientações por telefone.

Eles costumam ser os primeiros a chegar ao local de um acidente ou emergência. Esses profissionais são responsáveis por prestar os primeiros socorros e levar os pacientes até uma unidade de saúde.

Os socorristas são profissionais com formação em técnico de enfermagem, enfermagem ou medicina. No caso dos motoristas das ambulâncias, é exigido ainda um curso de direção.

O Serviço também é um dos responsáveis pelas transferências de pacientes de Hortolândia para outras localidades, nos Hospitais da cidade para outras estruturas hospitalares. “Nossas equipes são competentes e bem preparadas para as ocorrências. Temos muito amor pelo trabalho de salvar vidas, é um orgulho e muita responsabilidade estar à frente desta equipe e poder saber que a cada dia, hora, minuto, auxiliamos a população”, declara o condutor do Samu, Ademir Storoni.

Desde sua inauguração foram feitos muitos investimentos dentro da estrutura do Samu, renovação de frota de veículos, contratação de funcionários e a introdução do serviço do Grupo Motorizados de Atendimento de Urgência (Gmau). “É um serviço de extrema importância e necessidade para a população. O serviço Gmau é um grande exemplo, e tem realizado atendimentos com tempo resposta muito rápido. A equipe do Samu é um exemplo do ótimo desempenho de tarefas, eles têm uma responsabilidade enorme com as vidas que socorrem”, destaca o coordenador, José Roberto.

Continue Lendo

Nossa Cidade

Homem registra boletim de ocorrência contra casal que grita ao praticar sexo, no Vila Real

Avatar

Publicado

em

Um homem de 33 anos, procurou a delegacia na noite desta terça-feira (21) para prestar queixa em relação aos barulho que seus vizinhos fazem durante a noite, no bairro Vila Real, em Hortolândia. 

O homem informou ter adquirido um imóvel aproximadamente a uns três meses, e que neste mesmo período o seu vizinho, apenas um casal, também se mudou para o local. 

Ele relatou que deste início desse período durante as noites o casal ao praticarem atos sexuais se manifestam em um volume muito alto (Gritaria). 

Diante do incômodo o declarante fez contato como morador informando-o do constrangimento em virtude de possuir duas filhas menores que não conseguem dormir diante do barulho causado pelo casal vizinho, porém não obteve êxito em solucionar o problema, inclusive chegou a aumentar seu muro para tentar diminuir o incômodo, e mesmo assim não houve solução. Diante a situação resolveu registrar o ocorrido para possíveis providências.

A Autoridade Policial, ciente dos fatos, determinou o presente registro e, por ora, ante a atipicidade da conduta das partes, orientou ao declarante a constituir advogado e requerer as medidas judiciais cabíveis junto ao Poder Judiciário.

Continue Lendo

Nossa Cidade

Dr. George é o escolhido do PSDB para concorrer a Prefeitura de Hortolândia

Portal Hortolândia

Publicado

em

Na noite dessa quarta-feira, dia 22, o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) realizou convenção no Business Park Hotel em Hortolândia para a escolha de pré-candidato a Prefeito.

Em uma reunião onde esteve presente o presidente do partido PSDB em Hortolândia, Rogério Mion, a escolha dos candidatos, ficou entre Ananias e Dr George, o qual Dr George levou vantagem ficando com 19 votos contra 13 de Ananias.

Esta previsto que o 1º turno das eleições ocorra em 4 de outubro de 2020.

Continue Lendo



Max Milhas