Connect with us

Nossa Cidade

Unidades de Saúde incentivam amamentação com atividades especiais

Prefeitura

Publicado

em

 

As unidades de saúde de Hortolândia, incluindo o Hospital Municipal e o Caism (Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher, antigo Cesm), oferecem uma série de atividades especiais neste mês, em comemoração ao Agosto Dourado de incentivo à amamentação. Nas próximas semanas, haverá oficinas de aleitamento, rodas de conversa e palestras para orientar e incentivar as famílias sobre os benefícios da amamentação.

Até o final desta semana, mulheres que acabaram de ter bebês na Maternidade do Hospital Municipal participarão de oficinas de amamentação, com dicas de pega correta, posições para amamentar, como realizar ordenha, esterilização e armazenamento do leite materno, entre outras orientações.

Nas demais unidades de saúde, a programação vai até o final do mês, com atividades que incluem palestras, vídeos e prática de Shantala (massagem realizada no bebê para fortalecer o vínculo com a mãe). Confira no quadro abaixo as atividades, que são abertas a toda comunidade.

Amamentar

Nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) de Hortolândia, as mães recebem, como rotina, orientações e cuidados do grupo Amamentar. Os encontros realizados com apoio das equipes de Saúde da Família têm como objetivo estreitar os vínculos mãe-bebê, incentivar e promover a amamentação, além de acompanhar o desenvolvimento saudável da criança. Quem tiver interesse em participar das atividades, que são realizadas periodicamente, em todos os meses do ano, pode procurar a recepção da UBS mais próxima de casa.

Benefícios da amamentação

De acordo com o Ministério da Saúde, o aleitamento materno é a melhor fonte de nutrição infantil, sendo capaz de reduzir em 13% a mortalidade por causas evitáveis em crianças menores de cinco anos. A amamentação protege a criança de doenças como diarreia, infecções respiratórias e alergias. Além disso, reduz o risco de a criança desenvolver, no futuro, hipertensão, colesterol alto, diabetes, sobrepeso e obesidade. O Ministério da Saúde recomenda que as crianças sejam amamentadas até os dois anos ou mais, sendo que até o 6º mês de vida o bebê deve receber exclusivamente o leite materno.

 

Programação Agosto Dourado

Unidade

Data

Horário

UBS Orestes Ongaro

12/ago

13h

UBS Santa Esmeralda

13/ago

14h

UBS Taquara Branca

15/ago

14h

UBS Orestes Ongaro

19/ago

13h

UBS Santiago

21/ago

9h30

UBS São Jorge

21/ago

9h

UBS Dom Bruno

22/ago

15h

UBS Nova Europa

22/ago

13h

UBS Orestes Ongaro

26/ago

13h

UBS Figueiras

26/ago

8h

UBS Rosolem

26/ago

12h

Melhor Idade – Remanso

27/ago

9h

UBS Campos Verdes

28/ago

8h

CAISM

Todos os dias

8h

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Nossa Cidade

CPFL informa interrupção de energia no Hospital Mario Covas

Portal Hortolândia

Publicado

em

Mario Covas

A CPFL informa que na quarta-feira (22), das 11h a 18h o Hospital Municipal Mário Covas atenderá com energia fornecida por geradores.

Com o objetivo de promover ações de melhorias na rede de distribuição visando a confiabilidade do fornecimento de energia elétrica na região.

Devido a isto, as cirurgias eletivas (programadas) serão suspensas, sendo realizado as de urgência. E seria importante que o fluxo do hospital neste período seja reduzido e que os pacientes procurem as UPAS.

Continue Lendo

Nossa Cidade

Etecs divulgam lista de classificação geral do Vestibulinho

Portal Hortolândia

Publicado

em

A lista de classificação geral com os vestibulandos do processo seletivo das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) para o primeiro semestre de 2020 pode ser consultada no site www.vestibulinhoetec.com.br e na unidade em que o candidato pretende estudar.

A relação traz quem se inscreveu no Ensino Médio em todos os seus formatos, incluindo Ensino Técnico Integrado ao Médio (Etim) e Novotec Integrado; no primeiro termo do Ensino Técnico Integrado ao Médio na modalidade EJA; no primeiro módulo do Ensino Técnico (presencial, semipresencial e online); no processo de avaliação e certificação de competências para acesso às vagas remanescentes do segundo módulo para cursos técnicos e à segunda série do Ensino Médio; e para os cursos de Especialização.

A primeira lista dos convocados será divulgada na próxima segunda-feira (20) somente na unidade onde o candidato deseja estudar. Cabe a ele acompanhar a convocação.

Calendário para matrícula

Os convocados devem fazer a matrícula no horário definido pela unidade de ensino, nos dias relacionados abaixo, desde que não seja feriado municipal na cidade onde a Etec está localizada.

* 20 de janeiro:           primeira lista de convocação

* 21 e 22 de janeiro:   matrícula dos convocados da primeira lista

* 23 e 24 de janeiro:   divulgação dos convocados da segunda lista, nas respectivas Etecs, e matrícula

Caso as vagas não sejam preenchidas após a segunda chamada, outra lista deverá ser divulgada na Etec. Cabe ao candidato comparecer na unidade em que pretende estudar para acompanhar a convocação.

Continue Lendo

Nossa Cidade

Centro de Convivência da Melhor Idade oferece atividade de férias

Prefeitura

Publicado

em

O CCMI (Centro de Convivência da Melhor Idade) do Remanso Campineiro, espaço da Prefeitura de Hortolândia destinado à atividades para este público, está com a programação recheada durante as férias. Os idosos cadastrados no local podem praticar às segundas-feiras aulas de ginástica e artesanato; às terças-feiras, hidroginástica para homens e mulheres; às quartas-feiras,  ginástica; às quintas-feiras, hidroginástica para homens e mulheres, além de artesanato. Durante toda a semana, são disputados jogos de mesa em todos os horários. Na próxima quarta-feira (22/01), o espaço receberá a segunda aula de Oficina de Decoupage em Vidro.

A programação de verão para os idosos já cadastrados continua até o dia 31 de janeiro. O recadastramento ara as atividades de 2020 começa á partir do dia 28 de janeiro e vãi até o dia 07 de fevereiro. Para os interessados em começar a frequentar o espaço, novos cadastros podem ser feitos a partir do dia 10 de fevereiro. O Centro de Convivência da Melhor Idade fica localizado na rua Euclides Pires de Assis, nº 200, bairro Remanso Campineiro.

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Continue Lendo



Max Milhas