Nossa Cidade

Unidades de Saúde incentivam amamentação com atividades especiais

 

As unidades de saúde de Hortolândia, incluindo o Hospital Municipal e o Caism (Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher, antigo Cesm), oferecem uma série de atividades especiais neste mês, em comemoração ao Agosto Dourado de incentivo à amamentação. Nas próximas semanas, haverá oficinas de aleitamento, rodas de conversa e palestras para orientar e incentivar as famílias sobre os benefícios da amamentação.

Anuncio


Até o final desta semana, mulheres que acabaram de ter bebês na Maternidade do Hospital Municipal participarão de oficinas de amamentação, com dicas de pega correta, posições para amamentar, como realizar ordenha, esterilização e armazenamento do leite materno, entre outras orientações.

Nas demais unidades de saúde, a programação vai até o final do mês, com atividades que incluem palestras, vídeos e prática de Shantala (massagem realizada no bebê para fortalecer o vínculo com a mãe). Confira no quadro abaixo as atividades, que são abertas a toda comunidade.

Amamentar

Nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) de Hortolândia, as mães recebem, como rotina, orientações e cuidados do grupo Amamentar. Os encontros realizados com apoio das equipes de Saúde da Família têm como objetivo estreitar os vínculos mãe-bebê, incentivar e promover a amamentação, além de acompanhar o desenvolvimento saudável da criança. Quem tiver interesse em participar das atividades, que são realizadas periodicamente, em todos os meses do ano, pode procurar a recepção da UBS mais próxima de casa.

Benefícios da amamentação

De acordo com o Ministério da Saúde, o aleitamento materno é a melhor fonte de nutrição infantil, sendo capaz de reduzir em 13% a mortalidade por causas evitáveis em crianças menores de cinco anos. A amamentação protege a criança de doenças como diarreia, infecções respiratórias e alergias. Além disso, reduz o risco de a criança desenvolver, no futuro, hipertensão, colesterol alto, diabetes, sobrepeso e obesidade. O Ministério da Saúde recomenda que as crianças sejam amamentadas até os dois anos ou mais, sendo que até o 6º mês de vida o bebê deve receber exclusivamente o leite materno.

 

Programação Agosto Dourado

Unidade

Data

Horário

UBS Orestes Ongaro

12/ago

13h

UBS Santa Esmeralda

13/ago

14h

UBS Taquara Branca

15/ago

14h

UBS Orestes Ongaro

19/ago

13h

UBS Santiago

21/ago

9h30

UBS São Jorge

21/ago

9h

UBS Dom Bruno

22/ago

15h

UBS Nova Europa

22/ago

13h

UBS Orestes Ongaro

26/ago

13h

UBS Figueiras

26/ago

8h

UBS Rosolem

26/ago

12h

Melhor Idade – Remanso

27/ago

9h

UBS Campos Verdes

28/ago

8h

CAISM

Todos os dias

8h

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo