Nossa Cidade

Uniformes escolares começam a ser entregues nesta quarta (12/02)

A Prefeitura de Hortolândia começa a entregar, a partir desta quarta-feira (12/02), os uniformes escolares aos alunos matriculados nas escolas municipais. Conforme o calendário elaborado pela Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, a previsão é que, até o dia 21 deste mês, os mais de 26 mil alunos matriculados nas 58 escolas municipais recebam os kits de verão. As três primeiras entregas serão em unidades do Jd. Amanda: às 7h30, na Emeief (Escola Municipal de Educação Infantil e de Ensino Fundamental) Jd. Amanda III; às 10h30, na Emef Renato Costa Lima; e às 13h30, na Emef Tarsila do Amaral. 

Cada aluno receberá duas camisetas e uma bermuda. Serão entregues, ao todo, 81 mil peças — 27 mil bermudas e 54 mil camisetas, segundo informações da Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social. Os itens foram produzidos por 60 bolsistas do Programa Acerte (Ação Cidadã de Requalificação Trabalho e Educação), projeto social da Prefeitura que envolve moradores de Hortolândia em vulnerabilidade social, com idades entre 18 e 60 anos. Graças à iniciativa, os participantes têm a oportunidade de aprender uma profissão e, na etapa prática da formação, confeccionar os kits de uniformes usados nas escolas municipais. Como contrapartida, os bolsistas recebem cesta básica, vale transporte e bolsa de R$ 710/mês.

Anuncio


“Os uniformes são itens importantes da vida escolar da criança, primeiro, porque auxiliam muito na questão da segurança. Todas as crianças indo e voltando, permanecendo na escola uniformizadas, isso garante que rapidamente sejam identificadas como alunos da rede municipal. Segundo, o fato de a criança ter o uniforme todos os anos contribui de forma significativa para a economia familiar”, ressalta a secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, Sandra Fagundes Freire. 

Projeto social

Confeccionados em tecido antialérgico, os uniformes de verão começaram a ser produzidos em abril de 2019. A produção dos primeiros kits se encerrou em outubro. De acordo com o Departamento de Geração de Renda e Economia Solidária, a produção teve ritmo acelerado, com a preparação de cerca de 1.200 peças, por dia, 200 a mais que no ano passado. “Acreditamos que esse programa, com o viés de transferência de renda, propicia ao bolsista a reinserção no mercado de trabalho com uma profissão cuja mão de obra é sempre necessária, além da possibilidade de serem empreendedores e atuarem de forma autônoma” afirma o diretor Gérson Ferreira.

Geração de renda

O curso de Costura Industrial tem duração de 1.660 horas/aulas (cerca de um ano) e disponibiliza 60 vagas a cada ano, 30 pela manhã e 30 à tarde. A formação é ministrada no CQP II (Centro de Qualificação Profissional) Costura & Moda, localizado na Rua Eleusina Batista Silva, 14, no Jardim Terras de Santo Antonio. 

O projeto é voltado a pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica. A seleção é feita por meio dos CRAS (Centros de Referência de Assistência Social) existentes na cidade e do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social). O objetivo é proporcionar aos aprendizes a possibilidade de reinserção no mercado profissional ou de se tornarem empreendedores.

“As aprendizes saem deste curso bem preparadas, prontas para o mercado de trabalho. Essa evolução foi constatada na rapidez com que foram confeccionados os nossos uniformes de verão”, destacou o secretário de Inclusão e Desenvolvimento Social, Régis Athanázio Bueno.

 

Confira o calendário de entrega na quarta-feira (12/02):

7h30 EMEIEF Jardim Amanda III  

R. José Bonifácio, 130 – Jd. Amanda I

10h30EMEF Renato Costa Lima

R. Santos Dumont, 45 – Jd. Amanda I

13h30EMEF Tarsila do Amaral

R. Visconde do Rio Branco, 160 – Jd. Amanda

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo