Nossa Cidade

Uniformes escolares para 2020 já estão prontos

ma boa notícia para quem tem filho matriculado nas escolas da Prefeitura: os uniformes escolares que serão usados pelos 25 mil estudantes da rede municipal de Educação em 2020 já estão prontos. As 80 mil peças – 53 mil camisetas e 27 mil bermudas – foram confeccionadas por 48 aprendizes do curso de Costura Industrial, promovido pela Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social. A ação é uma das prioridades do prefeito Angelo Perugini na área da Educação.

O projeto social, que integra o Programa Acerte (Ação Cidadã de Requalificação Trabalho e Educação), envolve mulheres de Hortolândia em vulnerabilidade social, com idades entre 18 e 60 anos. Graças à iniciativa da Prefeitura, elas têm a oportunidade de aprender uma profissião e, na etapa prática da formação, confeccionar os kits de uniformes usados nas escolas municipais. Como contrapartida, recebem cesta básica, vale transporte e bolsa de R$ 710/mês. 

Anuncio


Os uniformes, em tecido antialérgico, começaram a ser produzidos em abril deste ano. A produção se encerrou na última quarta-feira (09/10) e agora iniciou a etapa de embalagem dos kits de verão. Segundo a Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social, a produção teve ritmo acelerado, com a preparação de cerca de 1.200 peças, por dia, 200 a mais que no ano passado.

“As nossas aprendizes entregaram o material confeccionado em tempo recorde. Essa rapidez permitiu que pudéssemos agora ensacar os kits. As aprendizes saem deste curso bem preparadas, prontas para o mercado de trabalho. Essa evolução foi constatada na rapidez com que foram confecionados os nossos uniformes”, destacou o secretário de Inclusão e Desenvolvimento Social, Régis Athanázio Bueno.

Geração de renda

O curso de Costura Industrial tem duração de 1.660 horas/aulas (cerca de um ano) e disponibiliza 60 vagas a cada ano, 30 pela manhã e 30 à tarde. A formação é ministrada no CQP II (Centro de Qualificação Profissional) Costura & Moda, localizado na Rua Eleusina Batista Silva, 14, no Jardim Terras de Santo Antonio. 

O projeto é voltado a pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica. A seleção é feita por meio dos CRAS (Centros de Referência de Assistência Social) existentes na cidade e do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social). O objetivo é proporcionar aos aprendizes a possibilidade de reinserção no mercado profissional ou de se tornarem empreendedores.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo