Nossa Cidade

USF Jd. Amanda está de portas abertas

Atendimentos na unidade de saúde reformada pela Prefeitura acontecem desde a manhã desta segunda-feira (22/05)

Anuncio


“Este é um dia de festa porque esperamos mais de um ano por este momento. No passado, tivemos que chamar a Defesa Civil para interditar a USF (Unidade de Saude da Família) do Jardim Amanda, que estava com o prédio precário. Nosso bairro ficou desassistido na atenção básica porque desde a interdição, o atendimento era na UPA-24h (Unidade de Pronto Atendimento), que fica longe daqui. Mas hoje, graças ao trabalho deste governo, encontramos a USF nova e reformada, de portas abertas para nos receber”. A fala da conselheira de saúde Cleusa Maria Brino, de 66 anos, demonstra o sentimento de todos os usuários da USF Jd. Amanda, reinaugurada pelo prefeito Angelo Perugini na sexta-feira (19/05), mesma data em que a cidade comemora 26 anos de emancipação. O evento contou com a presença de vereadores da cidade, do deputado federal Luiz Lauro Filho, e da população local. O presente à comunidade demonstra o compromisso da atual Administração com a prestação de serviços de saúde com qualidade, como a população merece.

“Aos poucos, nosso governo coloca a saúde de Hortolândia para funcionar com objetivo de oferecer o atendimento digno e respeitoso à nossa população. Cuidem com carinho desta unidade de saúde, façam dela como se fosse a casa de vocês. Com o empenho de todos, esta unidade de saúde volta a sorrir”, destacou o prefeito Ângelo Perugini, durante o evento de inauguração.

“A gente brigou muito para colocar essa unidade de saúde para funcionar. Isso (prédio reformado) é o que a população precisava”, comemorou o aposentado Gedeon Alves Antunes, de 74 anos, morador da avenida Santana, bem próximo ao prédio reaberto. “Percebemos o brilho nos olhos da comunidade ao reconquistar esta USF. Por isso, vamos nos empenhar e promover mais resgates como este em prédios da saúde que precisam de manutenção”, destacou o secretario de Saúde, Lourenço Daniel Zanardi.

A USF Jd. Amanda fica na rua Almada Negreiros, nº 1.299, no Jardim Amanda I. No local, atuam quatro equipes de Saúde da Família, compostas por médico generalista, profissionais de enfermagem e agentes de saúde, responsáveis por atender cerca de 16 mil pessoas. A unidade oferece consultas de rotina em pediatria, ginecologia e clínica geral. Já os agentes continuarão com as visitas periódicas na casa dos pacientes, em ações de orientação e prevenção.

Para ser reaberta para a população, a unidade de saúde passou por reparos nos pisos internos, nas instalações hidráulicas e elétricas, recebeu pintura na área interna e externa, teve móveis recuperados, além da aquisição de novos equipamentos. O telhado foi trocado e o forro recebeu gesso. A USF do Jardim Amanda foi inaugurada em 2009, na segunda gestão do prefeito Angelo Perugini. A unidade de saúde foi idealizada para atender uma reivindicação antiga dos moradores.

Investimento para a região

Além da USF Jardim Amanda, a população do bairro contará em breve, com uma nova UBS (Unidade Básica de Saúde), em construção na Avenida Brasil, nº 800, onde anteriormente funcionava o PA (Pronto Atendimento) do bairro. A obra acontece por meio do programa “Saúde em Ação”, do Governo Estadual, em parceria com a Prefeitura. A entrega da unidade é prevista para o início do próximo ano.

Durante a inauguração da USF, o prefeito aproveitou para reafirmar a proposta de fortalecer o Centro da Melhor Idade no bairro. Além disso, Perugini citou a finalização da obra do Teatro do Jardim Amanda, espaço que proporcionará mais opções de lazer à comunidade local e ao município, uma vez que tem capacidade para um público de 200 pessoas e estrutura para sediar espetáculos amadores e profissionais.

O prefeito destacou ainda os investimentos previstos para a lagoa do Jardim Amanda, cartão postal do bairro. O meio ambiente também foi lembrado por meio da Agenda Verde, mutirão de limpeza e zeladoria com objetivo de deixar a cidade mais limpa com apoio da população. “No próximo dia 30, a Agenda Verde começa sua terceira etapa aqui no Jardim Amanda com a Operação Cata Bagulho. Nós vamos recolher o entulho e deixar tudo limpo, calçadas e áreas públicas. A Prefeitura vai fazer a parte dela, mas os moradores também precisam cuidar da cidade, que é nossa”, destacou Perugini.

Investimentos na Saúde

A reabertura da USF do Jardim Amanda é uma das ações de reestruturação do sistema de saúde de Hortolândia. No início deste mês, a Prefeitura firmou contrato com a empresa APGP (Associação Paulista de Gestão Pública) para a gestão e reestruturação da rede de urgência e emergência no município, o que inclui o atendimento do Hospital, das UPAs-24h (Unidade de Pronto Atendimento) e do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). A empresa é classificada como OSS (Organização Social de Saúde).

Além da revisão da estrutura de atendimento emergencial, a Administração Municipal reformará o hospital, ação que tem um custo estimado em R$ 4,5 milhões. “Vamos ampliar em 30 ou 40 leitos, tentar dobrar a quantidade atual. Também vamos mudar a entrada atual do hospital, facilitando o acesso. Além disso, construiremos uma UPA-24h anexa ao hospital para atender aquela região”, detalhou o prefeito.

Os investimentos da atual gestão na área da Saúde vão além da rede de urgência e emergência. Nos 100 primeiros dias de governo, a Prefeitura reativou duas salas do Centro Cirúrgico do hospital, proporcionando a retomada das cirurgias agendadas.

Além disso, houve redução em 25% no tempo de espera por exames realizados no centro de Especialidades Médicas. Também foi retomado o contrato com o programa do Governo Federal “Mais Médicos”, o que possibilitou a troca dos profissionais cujos contratos venceram no início deste ano. Treze novos profissionais foram contratados para atender a população.

A atual Administração também trouxe para a cidade a Carreta da Mamografia, que atendeu 1.200 mulheres com a realização de exames de prevenção ao câncer de mama. A ação foi realizada em parceria com o governo do Estado.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo