Connect with us
Publicidade


Nossa Cidade

Usina de Reciclagem de Entulhos recebe melhorias e fecha para manutenção nesta quinta-feira (20)

Portal Hortolândia

Publicado

em

Órgão da Prefeitura, vinculado à Secretaria de Meio Ambiente, retoma atividades no dia 27 deste mês

A partir desta quinta-feira (20/08), a URE – Hortolândia (Usina de Reciclagem de Entulhos), órgão da Prefeitura, pertencente à Secretaria de Meio Ambiente, estará fechada durante sete dias para receber melhorias e passar por manutenção em seu maquinário. As atividades do órgão serão retomadas no dia 27 deste mês. Ao todo, noventa empresas da região utilizam os serviços da usina.

Durante o período de interrupção no funcionamento, a URE ganhará sistema anti-pó e plantio de cerca viva em todo seu entorno. Além disso, o pátio do local será limpo e as máquinas passarão por manutenção.

“Nosso objetivo é minimizar o impacto da usina na vizinhança e, com isso, melhorar a prestação do serviço”, afirma o secretário de Meio Ambiente, Aldo Aluísio Silva. Segundo ele, durante a interrupção das atividades na URE, as empresas estão sendo orientadas a fazer o descarte correto de materiais em outros locais.

A parada técnica na URE – Hortolândia não afetará o descarte de resíduos, em pequena escala, feito pela população nos PEVs (Pontos de Entrega Voluntária). Existem cinco em funcionamento na cidade, localizados nos bairros Jd. Nossa Senhora Auxiliadora, Parque Gabriel, Jd. Interlagos, Jd. Adelaide e Vila Real. A 6ª unidade dos PEVs está em projeto e será instalada no Jd. Amanda.

Saiba mais sobre o funcionamento da URE – Hortolândia

A Usina de Reciclagem de Entulho possui centro de recepção, triagem, área de transbordo e processamento. No espaço, podem ser corretamente descartados resíduos da construção civil, como tijolos, argamassa, blocos e concreto. O local também recebe móveis velhos, que são levados aos quatro PEVs da cidade.

Após passar pela triagem, o resíduo é reaproveitado e transformado em novos materiais, como areia, pedriscos e pedras, utilizados em obras públicas.

A URE recebe, por mês, cerca de 4 mil m³ de entulho, metade do que é gerado na cidade. A URE está localizada na Estrada Municipal Sabina Baptista de Camargo, nº 4.183, no Parque Perón.

Pontos de Entrega Voluntária

O PEV é um espaço fechado e seguro, com portaria, zeladoria, paisagismo e manutenção diária onde a população pode descartar correta e gratuitamente entulhos de construção, isopor, plástico PET, eletroeletrônicos, sofás, colchões velhos e outros materiais recicláveis. É proibido o descarte de lixo orgânico, resíduos industriais e os provenientes de serviços de saúde.

Após a entrega do material no PEV, o zelador do local faz o controle da quantidade descartada, sendo limitada, no caso de resíduos da construção civil, a até 1m³ por pessoa mensalmente (1.300kg), ou seja, cerca de 26 sacos de ráfia de 50kg ou o volume de uma caixa d’água de 1.000 litros. A medida também é equivalente ao conteúdo de 44 carrinhos de mão.

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia

Nossa Cidade

Prefeitura demarca vagas de ambulância na rua em frente ao Hospital Municipal

Prefeitura

Publicado

em

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Nossa Cidade

Coronavírus Hortolândia: 7050 casos confirmados, 6709 curados e 195 óbitos

Redação

Publicado

em

Por

O boletim sobre coronavírus divulgado pela Secretaria de Saúde de Hortolândia, nesta quinta-feira(21) mostra que o município teve 7050 casos confirmados, 6709 curados e 195 óbitos.

Casos confirmados: 09 pacientes internados em UTI’s fora do município; 01 em enfermaria fora do município; 01 na UTI do Hospital Municipal Mário Covas e 00 na enfermaria; 14 em internação na Unidade Respiratória do Nova Hortolândia; 121 em isolamento domiciliar.

Casos suspeitos – aguardando exame: 04 casos internados em UTI’s fora do município; 09 em enfermaria fora do município; 01 caso na UTI do Hospital Municipal Mário Covas; 05 em internação na Unidade Respiratória do Nova Hortolândia; 1113 em isolamento domiciliar.

9020 casos já foram descartados mediante resultado do exame de Covid-19.

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Nossa Cidade

Prefeito de Hortolândia é eleito presidente do Conselho de Desenvolvimento da RMC

Prefeitura

Publicado

em

O prefeito de Hortolândia, Angelo Perugini, acaba de se tornar presidente do Conselho de Desenvolvimento da RMC (Região Metropolitana de Campinas). Ele e o prefeito de Jaguariúna, Gustavo Reis, eleito vice-presidente, estarão à frente do colegiado durante um ano, podendo o mandato ser renovado por igual período.

Perugini e Reis foram escolhidos, nesta terça-feira (19/01), durante a primeira reunião do Conselho neste ano, realizada no Hotel Fazenda Duas Marias, em Jaguariúna. Prefeitos e representantes do Estado, que compõem o Conselho da RMC, participaram da eleição. O encontro reuniu 17 dos 20 chefes do Executivo Municipal que compõem o colegiado.

“O papel do presidente é o papel de articulador, de motivador. Eu me disponho a ser o motivador de vocês para que tenha uma região metropolitana bem articulada, com presença forte para negociação com o Governo do Estado e com o Governo Federal”, afirmou Perugini. “Temos que conquistar recursos efetivos e ter uma relação mais proativa com o Governo do Estado. É isso que eu e o Gustavo Reis estamos nos propondo”, completou o prefeito de Hortolândia.

Sobre o Conselho de Desenvolvimento da RMC

O Conselho de Desenvolvimento da RMC é um órgão deliberativo, que trata de reivindicações e projetos conjuntos dos municípios, além de convênios e da utilização de recursos do Fundocamp (Fundo de Desenvolvimento da RMC). O fundo é formado pelas anualidades pagas pelas próprias prefeituras e tem na Agemcamp (Agência Metropolitana) o braço executivo para implementar políticas e ações. Os seis membros do Conselho do Fundocamp também foram eleitos na reunião.

 

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Noticias

Publicidade

Youtube

 

PONTE DA ESPERANÇA

Populares