Nossa Cidade
Uso do fantoche na educação básica é tema de formação promovida pela Prefeitura

A fim de aprimorar o uso do fantoche na educação básica, como ferramenta lúdica e didática, a Prefeitura de Hortolândia promoveu, nesta quinta-feira (09/05), no CFPE (Centro de Formação dos Profissionais em Educação “Paulo Freire”), no Remanso Campineiro, a primeira etapa da formação “Sensibilização para o uso do fantoche”. O curso, de oito horas/aula, é voltado aos 10 guardas municipais (GM) participantes do Programa “Bem me Quer Paz se Quer” e a gestores das 40 escolas conveniadas pelo “Bolsa Creche”. As aulas foram ministradas pela coordenadora pedagógica Solange Cachimiro, especialista em contação de histórias, e serão retomadas no próximo dia 30/05, das 8h às 12h.
O objetivo é, além de atender às formações mensais voltadas às escolas conveniadas, capacitar os GMs para que utilizem esta ferramenta durante a festa literária Hortolendo e as atividades do “Bem Me Quer Paz Se Quer”. Durante a formação, são abordados assuntos correlatos importantes, dentre eles como as crianças entendem o mundo, como aprendem, técnicas básicas de manuseio dos bonecos e histórias de interesse de acordo com a faixa etária do aluno. Segundo Solange, a ideia é levar os participantes a aprimorar as técnicas conhecidas, fazendo do fantoche um importante recurso lúdico e didático. O desafio lançado pela formadora é que, no próximo encontro, os participantes realizem trabalhos práticos, apresentando em sala as histórias que desenvolveram.
Confira abaixo outras formações associadas ao tema:
16/05, das 8h30 às 12h – Rotina na Educação Infantil
Formação mensal com gestores do Programa Bolsa Creche
23/05, das 18h30 às 20h30 – Contação de histórias
Início do curso, que terá 10 encontros; inscrições abertas. Voltado a educadores, professores e gestores
Contação nas escolas municipais:
17/05 – CIER – alunos maiores de 12 anos, às 9h e às 13h30
24/05 – EMEI Santa Clara, manhã e tarde
31/05 – CIER – Com pais dos alunos, manhã e tarde.
Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Nossa Cidade
Coronavírus Hortolândia: 7108 casos confirmados, 6745 curados e 197 óbitos

O boletim sobre coronavírus divulgado pela Secretaria de Saúde de Hortolândia, nesta sexta-feira(22) mostra que o município teve 7108 casos confirmados, 6745 curados e 197 óbitos.
Casos confirmados: 10 pacientes internados em UTI’s fora do município; 01 em enfermaria fora do município; 01 na UTI do Hospital Municipal Mário Covas e 00 na enfermaria; 11 em internação na Unidade Respiratória do Nova Hortolândia; 143 em isolamento domiciliar.
Casos suspeitos – aguardando exame: 04 casos internados em UTI’s fora do município; 09 em enfermaria fora do município; 01 caso na UTI do Hospital Municipal Mário Covas; 08 em internação na Unidade Respiratória do Nova Hortolândia; 1200 em isolamento domiciliar.
9066 casos já foram descartados mediante resultado do exame de Covid-19.

Nossa Cidade
Avança obra da terceira faixa na avenida da Emancipação

A Prefeitura de Hortolândia realiza intervenções na avenida da Emancipação para intensificar a obra de construção da terceira faixa de rolagem da via, na altura da rua Barão de Itapura, no Residencial Maria de Lourdes. De acordo com a Secretaria de Obras, nesta sexta-feira (22/01), equipes da Administração Municipal realizaram, com maquinários, ajustes como nivelamentos necessários no local onde será a pista, ao lado da da empresa farmacêutica EMS. O trabalho prossegue nos próximos dias.
Após a obra, motoristas que seguirem pela avenida da Emancipação, sentido Monte Mor/Rodovia dos Bandeirantes, terão maior fluidez no trânsito, sem a necessidade de parar no trevo da EMS. O objetivo da Prefeitura é acabar com o congestionamento de veículos que se forma neste trecho da avenida, principalmente em horários de pico.
Ao todo, serão construídos 550 metros de nova pista, desde o cruzamento com a Rua Barão de Itapura, próximo à empresa Horto Portas e Janelas, até o entroncamento da avenida com a Rodovia Jornalista Francisco Aguirre de Proença (SP-101). Na primeira etapa da obra, iniciada em outubro do ano passado, já houve o afastamento do gradil da EMS e a escavação do trecho para implantação do sistema de drenagem de águas pluviais. Segundo a Secretaria de Obras, o projeto da terceira faixa da avenida da Emancipação terá calçada e ciclofaixa ao lado do gradil da empresa EMS.
Outra obra será realizada pela Administração Municipal, neste mesmo contrato, na Avenida da Emancipação, mas no sentido de entrada da cidade. Trata-se da adequação viária que tornará o trânsito mais seguro para quem vem a Hortolândia pela SP-101.
Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Nossa Cidade
O Portal Hortolândia parabeniza o SAMU Hortolândia que completa 13 anos de atividades

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) completou nesta semana 13 anos de atividades na cidade de Hortolândia.
O Portal Hortolândia parabeniza a toda equipe que está ou que já passou por lá. Esse serviço essencial que desde sua instalação na cidade vem fazendo diferença no atendimento de Urgência.

-
Brasil4 semanas atras
Trabalhador pode solicitar saque de R$ 1.045 do FGTS até quinta-feira
-
Empregos3 semanas atras
IBM Hortolândia está com mais de 140 vagas de emprego em aberto
-
Nossa Região2 semanas atras
Ônibus do Nova América bate em estação de transferência em Campinas
-
Nossa Região1 semana atras
Jovem morre prensado por caminhão em Campinas
-
Nossa Cidade2 semanas atras
Família procura por jovem desaparecida
-
Policial3 semanas atras
Jovem que era morador de Hortolândia é morto a tiros em Campinas
-
Nossa Cidade5 dias atras
Última semana de inscrições para cursos técnicos gratuito. Hortolândia tem 100 vagas
-
Emprega Hortolândia2 semanas atras
Tetra Pak contrata Assistente Administrativo