Nossa Cidade

Vacinação antirrábica começa no dia 5 de agosto

Objetivo é proteger animais domésticos da Raiva, que é fatal; em março, Prefeitura identificou morcego com a doença na cidade

Anuncio


A Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Saúde, organiza para o próximo mês, ação de vacinação contra Raiva. A medida pretende proteger animais domésticos contra a doença, que é fatal. A partir do dia 5 de agosto, a UVZ (Unidade de Vigilância e Zoonoses), fará a vacinação por regiões, com expectativa de, até o dia 27 de agosto, ter vacinado 25 mil cães e gatos.

A Raiva é transmitida para cães, gatos e outros mamíferos pela mordida de morcegos hematófagos (que se alimentam de sangue de outros animais). Em Hortolândia não há registro desta espécie. No entanto, em março, foi identificado um morcego frugívoro (que se alimenta de frutas) com Raiva na cidade. O animal foi isolado pela equipe da UVZ e enviado para análise. O órgão municipal orienta a população sobre como agir em caso de aparecimento de morcegos desorientados ou mortos.

De acordo com a UVZ, os morcegos são animais que vivem nas áreas urbanas e estão muito próximos das pessoas. À noite, quando estão mais ativos, eles se alimentam de frutas e podem ser observados voando perto das árvores. Uma das características destes animais é a boa orientação de vôo, mesmo em lugares escuros. Por isso, não é preciso temer a ocorrência de morcegos perto de casa. No entanto, se estes animais forem encontrados caídos, voando desorientados, se batendo nas paredes ou morto, a UVZ deve ser acionada pelo telefone (19) 3897-3312. “O morcego não deve ser tocado nem mesmo para afastamento do local, porque o ato de pegar o animal pode causar contaminação, caso seja um morcego com Raiva”, alerta o coordenador a UVZ, Hibraim Almeida.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo