Connect with us

Nossa Cidade

Vacinação antirrábica prossegue neste final de semana

Neste sábado e domingo (18 e 19/10), bairros da região do Jardim Rosolen e Sumarezinho terão pontos de vacinação

vacina-anti-rabica

Anuncio

No segundo final de semana de Campanha de Vacinação Antirrábica, a Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Saúde, manterá pontos de vacinação nos bairros da região do Jardim Rosolen e Jardim Sumarezinho (confira os locais na listagem abaixo). Neste sábado e domingo (18 e 19/10), agentes do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) estarão de plantão para vacinar, gratuitamente, cães e gatos com mais de três meses de idade. O horário de atendimento será das 8h às 17h.

Um diferencial nesta etapa é que dois bairros terão vacinação domiciliar. No Jardim Terras de Santo Antônio e na área denominada Pesqueiro Furlan, entre os bairros Jardim Nova Europa e Jardim Novo Ângulo, os agentes vão passar de casa em casa, garantindo a cobertura vacinal em todos os animais domésticos destas localidades. De acordo com o coordenador técnico do CCZ, Ibraim Almeida, a medida facilita a vacinação dos animais desta região uma vez que os pontos de vacinação ficam afastados.

O CCZ também oferece a vacina antirrábica permanentemente, mesmo fora do período de campanha. Quem não conseguir levar o animal ao local de vacinação durante a campanha, pode ir até o órgão, de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h, para aplicação da vacina. O CCZ fica na rua Atanázio Gigo, nº 60, no bairro Chácaras Recreio 2000.

Advertisement

Todos os cães devem ser levados ao local de vacina em coleiras adequadas. Além disso, os animais de porte grande ou muito ferozes precisam estar de focinheira. Já os gatos, podem ser transportados em gaiolas próprias para os felinos, ou mesmo em carrinhos de feira.

Balanço

A cada final de semana, os pontos de vacinação estarão em regiões distintas. No último final de semana, dias 11 e 12, a vacinação abrangeu bairros da Região Central. Nesta ocasião, foram vacinados 2.612 cães e 402 gatos. As próximas regiões atendidas pela campanha serão a do Jardim Santa Clara, nos dias 1 e 2 de novembro; e do Jardim Amanda, nos dias 8 e 9 de novembro. Conforme estimativa da Secretaria de Saúde, há cerca de 40 mil cães e 12 mil gatos em Hortolândia.

Raiva

Advertisement

A raiva é uma doença viral, transmitida principalmente por morcegos infectados. Estes animais, quando doentes, podem atacar animais domésticos, espalhando o vírus. Além disso, morcegos doentes perdem a orientação de vôo e podem ser encontrados caídos durante o dia. Por isso, caso algum animal deste tipo seja identificado com hábitos incomuns, os agentes do CCZ devem ser acionados imediatamente.

Já nos animais domésticos, a principal característica de que estão infectados pela raiva é a agressividade. Gatos podem apresentar a forma paralítica da doença. Nos cães, o latido fica diferente, mais rouco do que o normal. Os animais também podem ter dificuldade para engolir, salivação excessiva, entre outros sintomas. Cães e gatos com comportamento suspeito devem ser afastados do convívio com outros animais e seres humanos, mas precisam ser mantidos presos. A situação deve ser comunicada ao CCZ, que vai investigar a doença.

Nos seres humanos, a raiva é uma doença fatal. Em caso de acidentes com animais domésticos, a vítima deve procurar a unidade de saúde mais próxima para notificar a ocorrência. De acordo com o veterinário, mesmo arranhões causados por gatos, animais que se lambem com frequência, já transmitem a raiva. “A doença é transmitida pela saliva do animal. Por isso, após a notificação, o cão ou gato fica em observação por 10 dias. Se neste período o animal apresentar sintoma suspeito de raiva, a pessoa já recebe medicação específica para evitar o contágio”, explicou.

Em caso de emergência, o CCZ pode ser acionado é pelos telefones 3897-3312 e 3897-5974, que atendem 24 horas por dia, inclusive aos finais de semana.

Advertisement

SERVIÇO:

Campanha de vacinação antirrábica

Dias 18 e 19 de outubro

Das 8h às 17h

Advertisement

Locais de vacinação:

Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) João Calixto – Chácara Nova Boa Vista

Emef Armelinda Espúrio da Silva – Jardim Nossa Senhora de Fátima

Emef Jardim Nova América

Advertisement

Emef Jardim Nova Europa

Emef Jardim Santiago

Emei (Escola Municipal de Educação Infantil) Jardim Adelaide

Emei Jardim Nossa Senhora de Fátima

Advertisement

Emei Jardim Santa Emília

Emei Jardim Sumarezinho

Escola Estadual Guido Rosolen – Jardim Rosolen

E. E. Profª Maria Antonieta G. La Fortezza – Jardim Novo Ângulo

Advertisement

Emeief (Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental) Jardim Santa Esmeralda

E. E. Pastor Roberto Rodrigues de Azevedo – Chácara Fazenda do Coelho

Vacinação domiciliar

Jardim Terras de Santo Antônio

Advertisement

Pesqueiro Furlan

Fonte: Prefeitura de Hortolândia

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Advertisement

Nossa Cidade

Modernização no Campo do Rosolém para receber jogos do futebol amador da cidade

Modernização no Campo do Rosolém

A modernização no Campo do Rosolém, que é o principal palco do futebol amador em Hortolândia, proporcionará uma nova aparência para toda a área.

Na noite de ontem (23), o prefeito Zezé Gomes esteve pessoalmente no local para vistoriar a conclusão dos trabalhos. Ele comentou ainda o seguinte:

Anuncio

Realizamos o teste da nova iluminação após a troca das lâmpadas e a realocação das torres para trás da arquibancada, melhorando a visibilidade dos torcedores, no Campo do Rosolém. O espaço está bonito e agradável para receber os jogos de futebol da nossa cidade. O gramado também foi renovado, assim como a área externa ao redor da praça esportiva. O trabalho não para por aqui. Até um brinquedão para as crianças será instalado. O campo recebeu ampliação da arquibancada, enfim, tudo pronto para a nossa temporada de competições. Continuamos fortalecendo o esporte e contribuindo com a melhoria das estruturas esportivas de Hortolândia“.

Mais detalhes sobre a Modernização no Campo do Rosolém

Essas melhorias não apenas beneficiam os praticantes e admiradores do futebol amador, mas também reforçam o compromisso da administração municipal com o desenvolvimento do esporte local e com o bem-estar da comunidade.

Advertisement

Com uma estrutura revitalizada e mais funcional, o Campo do Rosolém está preparado para receber emocionantes partidas e eventos esportivos, proporcionando momentos de lazer e integração para todos os moradores de Hortolândia.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Nossa Cidade

Parque Linear do Perón já tem previsão para ser entregue: confira

Parque Linear do Perón

Hortolândia se prepara para receber uma nova área de convivência, lazer e prática esportiva, em meio à natureza. Trata-se do Parque Linear do Perón, localizado na altura da Avenida Antônio da Costa Santos, entre a Rua Cachoeira Paulista e a Rua Um, na região do Parque Perón.

A previsão é que o novo equipamento público seja entregue à população ainda no primeiro semestre deste ano, coincidindo com as comemorações do aniversário de 33 anos de Hortolândia.

Anuncio

De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, o futuro parque terá aproximadamente 14 mil metros quadrados e contará com playground, quiosques, academia ao ar livre e pista de caminhada conectada ao Corredor Metropolitano.

No entanto, um dos aspectos mais significativos da obra envolve questões históricas e ambientais: a preservação da nascente do Ribeirão Jacuba. Este curso d’água é intrinsecamente ligado às origens do município, às lutas pela emancipação e é considerado o principal curso d’água da cidade.

Advertisement

A nascente do Jacuba, que emerge no Perón, atravessa diversos bairros, como Jd. Santa Emília e Vila Inema, e passa pelo Parque Socioambiental Remanso das Águas, cortando o município até encontrar o Ribeirão Quilombo, já em Sumaré, conforme informações da Secretaria de Meio Ambiente.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Nossa Cidade

Saiba quais UBSs realizarão vacinação contra Dengue em Hortolândia no próximo sábado (27)

vacinação contra Dengue

Neste sábado (27), Hortolândia realiza mais um dia de vacinação contra Dengue, das 8h às 17h, nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Amanda I, Campos Verdes e Rosolém. Segundo a Secretaria de Saúde, serão distribuídas senhas até às 16h.

A vacinação é direcionada exclusivamente para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. Para receber a dose, é necessário apresentar algum documento com foto e o CPF (Cadastro de Pessoas Físicas).

Detalhes sobre a vacinação contra Dengue em Hortolândia

Anuncio

Hortolândia já recebeu 4.298 doses da vacina do governo do Estado, imunizando até o momento 411 pessoas. A expectativa da Secretaria de Saúde é ampliar esse número com a vacinação deste sábado.

Além da vacina contra a Dengue, também será realizada a imunização contra a gripe, porém exclusivamente para os públicos-prioritários da campanha deste ano.

Advertisement

Ana Paula Fernandes, coordenadora do Programa de Imunização da Secretaria de Saúde, destaca a importância da vacinação e ressalta que o número de pessoas imunizadas até agora está dentro das expectativas.

Conforme as diretrizes do Ministério da Saúde, a vacinação contra a Dengue consiste em duas doses, com intervalo de três meses entre elas. Cada UBS contará com três salas para vacinação contra a Dengue e uma sala para vacinação contra a gripe.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Noticias

campeonato de boxe melhor idade campeonato de boxe melhor idade
Esportes21 minutos ago

Melhor idade de Hortolândia competem em campeonato de Boxe

Luvas, protetor bucal, capacete e coletes de proteção são alguns dos equipamentos que os idosos de Hortolândia usarão no 1º...

Modernização no Campo do Rosolém Modernização no Campo do Rosolém
Nossa Cidade4 horas ago

Modernização no Campo do Rosolém para receber jogos do futebol amador da cidade

A modernização no Campo do Rosolém, que é o principal palco do futebol amador em Hortolândia, proporcionará uma nova aparência...

Parque Linear do Perón Parque Linear do Perón
Nossa Cidade5 horas ago

Parque Linear do Perón já tem previsão para ser entregue: confira

Hortolândia se prepara para receber uma nova área de convivência, lazer e prática esportiva, em meio à natureza. Trata-se do...

vacinação contra Dengue vacinação contra Dengue
Nossa Cidade6 horas ago

Saiba quais UBSs realizarão vacinação contra Dengue em Hortolândia no próximo sábado (27)

Neste sábado (27), Hortolândia realiza mais um dia de vacinação contra Dengue, das 8h às 17h, nas Unidades Básicas de...

trem intercidades trem intercidades
Nossa Região7 horas ago

Trem Intercidades, que passaria pela RMC, tem assinatura do contrato suspensa

O Trem Intercidades, projeto que ligaria Campinas a São Paulo, teve sua assinatura de contrato de concessão suspensa, temporariamente, pela...

Jardim Nossa Senhora Auxiliadora Jardim Nossa Senhora Auxiliadora
Policial11 horas ago

Operação policial no Jardim Nossa Senhora Auxiliadora apreende drogas e leva menor de idade para a delegacia

Na manhã da última segunda-feira (22), uma operação policial foi realizada no Jardim Nossa Senhora Auxiliadora, em Hortolândia, para coibir...

Jd. Santa Emília Jd. Santa Emília
Policial12 horas ago

Suspeito de tráfico de drogas tenta fugir da polícia, mas é detido no Jd. Santa Emília, em Hortolândia

Na madrugada de hoje (24), uma equipe policial seguia em patrulhamento pelo bairro Jd. Santa Emília, em Hortolândia, quando avistaram...

Advertisement
cinema

Populares