Nossa Cidade

Vacinação antirrábica protege mais de 17 mil animais em Hortolândia

A UVZ (Unidade de Vigilância e Zoonoses), ógrão da Prefeitura de Hortolândia, divulgou, nesta segunda-feira (4/9), o balanço da Vacinação Antirrábica, que, durante o mês de agosto, manteve postos fixos e volantes de vacinação em toda a cidade. Ao todo, 17.789 animais domésticos, entre cães e gatos, foram protegidos contra a doença, transmitida por morcegos infectados. Quem ainda não levou seu animal para ser vacinado, pode procurar a UVZ, localizada na Rua Athanázio Gigo, 60, Chácara Recreio 2000, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30. A vacina estará disponível gratuitamente até o final deste mês.

De acordo com o veterinário do município, Evandro Alves Cardoso, a quantidade de animais vacinados é satisfatória. “Temos uma estimativa de cerca de 25 mil cães e gatos na cidade. Levando em conta a soma com os animais vacinados em clínicas veterinárias particulares, podemos considerar uma boa cobertura”, destacou Cordoso.

Anuncio


Quem ainda for levar o cão ou gato para receber a vacina na UVZ, deve prendê-lo em coleira. Além disso, animais de grande porte ou ferozes devem estar, também, de focinheira, o que, inclusive, atende a recomendação prevista em legislação de posse consciente e evita acidentes com mordedura. Já os gatos, que são animais ariscos, podem ser levados em caixas específicas para transporte de animais. Na falta desta caixa, o bichano pode ir na divisória de baixo de um carrinho de feira, preso pela grade de separação da parte de cima. É preciso levar carteira de vacinação do animalzinho, para que a vacina seja anotada.

Raiva

A Raiva é transmitida para cães, gatos e outros mamíferos pela mordida de morcegos hematófagos (que se alimentam de sangue de outros animais). Em Hortolândia não há registro desta espécie. No entanto, em março, foi identificado um morcego frugívoro (que se alimenta de frutas) com Raiva na cidade.

De acordo com a UVZ, os morcegos são animais que vivem nas áreas urbanas e estão muito próximos das pessoas. À noite, quando estão mais ativos, eles se alimentam de frutas e podem ser observados voando perto das árvores. Uma das características destes animais é a boa orientação de vôo, mesmo em lugares escuros. Por isso, não é preciso temer a ocorrência de morcegos perto de casa.

No entanto, se estes animais forem encontrados caídos, voando desorientados, se batendo nas paredes ou morto, a UVZ deve ser acionada pelo telefone (19) 3897-3312. “O morcego não deve ser tocado nem mesmo para afastamento do local, porque o ato de pegar o animal pode causar contaminação, caso seja um morcego com Raiva”, alerta o gerente da UVZ, Ibraim Almeida.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo