Nossa Cidade

Vacinação antirrábica segue no Pesqueiro Furlan nesta terça-feira (21/10)

Cães e gatos recebem vacinação domiciliar das 8h às 17h

 vacina-anti-rabica

Anuncio


A Campanha de Vacinação Antirrábica, realizada pela Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Saúde, segue nesta terça-feira (21/10), na área denominada Pesqueiro Furlan, entre os bairros Jardim Nova Europa e Jardim Novo Ângulo. A vacinação será domiciliar, das 8h às 17h.

Agentes do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) vacinar, gratuitamente, cães e gatos com mais de três meses de idade. Os servidores estão uniformizados e usam crachá da Prefeitura.

O CCZ também oferece a vacina antirrábica permanentemente, mesmo fora do período de campanha. Quem não conseguir levar o animal aos locais de vacinação durante a campanha, pode ir até o órgão, de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h, para aplicação da vacina. O CCZ fica na rua Atanázio Gigo, nº 60, no bairro Chácaras Recreio 2000.

Balanço

Neste final de semana  (18 e 19/10, a ação aconteceu nas regiões Terras de Santo Antonio, Sumarezinho e Rosolen. No total foram 4.050 cães e gatos 672 gatos vacinados, um total de 4.732 animais.

Raiva

A raiva é uma doença viral, transmitida principalmente por morcegos infectados. Estes animais, quando doentes, podem atacar animais domésticos, espalhando o vírus. Além disso, morcegos doentes perdem a orientação de vôo e podem ser encontrados caídos durante o dia. Por isso, caso algum animal deste tipo seja identificado com hábitos incomuns, os agentes do CCZ devem ser acionados imediatamente.

Já nos animais domésticos, a principal característica de que estão infectados pela raiva é a agressividade. Gatos podem apresentar a forma paralítica da doença. Nos cães, o latido fica diferente, mais rouco do que o normal. Os animais também podem ter dificuldade para engolir, salivação excessiva, entre outros sintomas. Cães e gatos com comportamento suspeito devem ser afastados do convívio com outros animais e seres humanos, mas precisam ser mantidos presos. A situação deve ser comunicada ao CCZ, que vai investigar a doença.

Nos seres humanos, a raiva é uma doença fatal. Em caso de acidentes com animais domésticos, a vítima deve procurar a unidade de saúde mais próxima para notificar a ocorrência. De acordo com o veterinário, mesmo arranhões causados por gatos, animais que se lambem com frequência, já transmitem a raiva.

Em caso de emergência, o CCZ pode ser acionado pelos telefones 3897-3312 e 3897-5974, que atendem 24 horas por dia, inclusive aos finais de semana.

Fonte: Pref. Hortolândia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo