Nossa Cidade

Vacinação contra Gripe é ampliada para novos grupos

 

A Prefeitura de Hortolândia segue as orientações da Secretaria de Estado da Saúde e amplia a idade dos grupos de risco para a Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza, vírus causador da Gripe. A partir da segunda-feira (25/06) poderão se vacinar pessoa com idade entre 5 e 9 anos e acima de 50 anos, além dos grupos de risco já previstos desde o início da campanha: idosos com mais de 60 anos, trabalhadores da saúde, crianças com idade entre seis meses e cinco anos, gestantes, puérperas (mães com bebês de até 45 dias), pacientes crônicos e professores. Hortolândia está com 81,04% de cobertura vacinal, com a imunização de 30.841 pessoas. A meta é vacinar 90% dos grupos de risco.

Anuncio


Todas as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e USFs (Unidades de Saúde da Família) do município oferecem a imunização gratuita, de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h. É preciso levar carteira de vacinação à unidade de saúde. Os casos de influenza podem ser causados pelo vírus do tipo H1N1, H3N2 e B, principalmente. “A vacina é trivalente, e protege contra três tipos de vírus. A cada ano, a dose é desenvolvida com tipos diferentes do vírus em relação ao ano anterior, uma vez que eles sofrem mutações. Além disso, a vacina é inativada, ou seja, ela não contém vírus vivo. Portanto, não há riscos da pessoa desenvolver a doença através da imunização”, afirma a enfermeira da Prefeitura de Hortolândia, Angela Marçal Paião. Neste ano, a cidade registrou três casos positivos de Influenza.

A transmissão da Gripe ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar, ou pelas mãos, que após contato com superfícies contaminadas pode levar o agente infeccioso direto a boca, olhos e nariz. O contágio é elevado principalmente em ambientes fechados, como dentro de casa, nas creches, escolas, igrejas e escritórios.

“A Secretaria de Saúde recomenda à população dos grupos de risco que busque as unidades de saúde para se proteger através da vacina. Além disso, pessoas de todas as idades devem manter hábitos simples, mas que ajudam a evitar o contágio pelo vírus Influenza: lavar as mãos com frequência, cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar, além de manter ambientes sempre arejados”, orienta a secretária de Saúde de Hortolândia, Odete Carmem Gialdi.

No caso de sintomas gripais, a pessoa deve ser encaminhada à unidade de saúde para avaliação médica. O tratamento deve começar preferencialmente nas primeiras 48 horas, para reduzir tanto os sintomas quanto a ocorrência de complicações da infecção.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo