Nossa Cidade

Vacinação contra gripe H1N1

Alguns internautas do Portal Hortolândia vem pedindo informações sobre a campanha de vacinação contra a gripe H1N1, devido a eminencia de um surto antecipado levou muitas pessoas a correr atrás da vacina contra a Influenza. Na rede de saúde municipal, a vacinação tem início 30/04 (sábado). A campanha segue até 20/05 imunizando pessoas dos grupos de risco, como: gestantes, idosos, crianças de 06 meses à 05 anos e pessoas com comorbidades (duplo diagnóstico), as quais têm mais risco de adoecer.

Sintomas:

Anuncio


Frequentemente é caracterizada por início abrupto dos sintomas, que são predominantemente sistêmicos, incluindo febre alta, calafrios, tremores, dor de cabeça, dor muscular, perda de apetite, assim como sintomas respiratórios com tosse seca, dor de garganta e coriza. A infecção geralmente dura 1 semana e com os sintomas sistêmicos persistindo por alguns dias, sendo a febre o mais importante.
Se você apresentar a sintomatologia compatível com os sintomas descritos, procure um serviço de saúde para atendimento.
Caso apresente dificuldade para respirar, lábios com coloração azulada ou arroxeada, dor ou pressão abdominal ou no peito, tontura ou vertigem, vomito persistente, convulsão, procure imediatamente o serviço de saúde.

Medidas preventivas:

Aproveitamos para divulgar a necessidade de alguns cuidados básicos que devem ser reforçados nesse período de maior incidência:
– lavar as mãos com água e sabão com frequência após tossir ou espirrar, após usar o banheiro e antes das refeições. Na ausência de pia essa higienização pode ser realizada friccionando as mãos com álcool gel;
– evitar compartilhar copos, pratos, talheres, alimentos e objetos de uso pessoal;
– cobrir a boca e o nariz com lenço descartável ao tossir ou espirrar e jogá-lo imediatamente no lixo após o uso;
– evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
– manter uma boa alimentação;
– evitar aglomerações ou locais pouco arejados;
– não tomar remédios sem consultar seu médico;
– vacinação anual contra gripe.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo