Connect with us

Nossa Cidade

Veja o que aconteceu na última sessão de 2014

camara municipal de hortolandia

Na mesma oportunidade, vereadores apreciarão Projeto de Resolução que prevê alterações no Regimento Interno

camara-municipal-de-hortolandia

Anuncio

A última sessão ordinária do ano de 2014 contará com a votação da nova Mesa Diretora da Câmara Municipal de Hortolândia. A atual Mesa Diretora administra o Poder Legislativo desde janeiro de 2014 e finaliza sua participação em 31 de dezembro deste ano. Na mesma tarde, os vereadores ainda apreciarão Requerimentos, Moções e o Projeto de Resolução que faz modificações no Regimento Interno.

A votação da nova Mesa Diretora, para o biênio de 2015/2016 será realizada logo após a votação da Ordem do Dia. Primeiramente serão apresentadas as chapas para votação que contarão com seis vereadores cada uma. O atual presidente, Paulo Pereira Filho (PPL), fará a convocação dos vereadores para votação secreta em cédulas. A chapa será eleita pela maioria dos votos válidos.

A votação desta Mesa ainda segue os moldes do antigo Regimento Interno, com votação em chapa, pois a apreciação das modificações do Regimento Interno acontecem no mesmo dia da votação, não sendo possível sua aplicação. A votação por cargos será realizada apenas na próxima eleição que acontecerá em janeiro de 2017.

Advertisement

MODIFICAÇÃO DO REGIMENTO. O Projeto de Resolução nº 12/2014 prevê a atualização e modificação do Regimento Interno da Câmara. A proposta foi feita por uma comissão de vereadores e prevê mudanças como aumento do número de cadeiras da Mesa Diretora, passando de quatro para seis – foi acrescentado o cargo de 2º vice-presidente e 3º secretário; prevê atualização do endereço da Câmara, mudanças para agilizar o processo legislativo. Uma das maiores modificações foi feita nos instrumentos utilizados pelos vereadores no Expediente.

Serão utilizadas duas novas ferramentas pelos vereadores o Pedido de Providência e o Requerimento de Informações. O Pedido de Providência atualmente está incluso nas Indicações e agora será separado e passa a tratar de “sugestões de medidas político-administrativas ao Executivo em matérias de maior relevância, como criação de programas sociais ou políticos e para adoção de determinadas ações”, como fala na Justificativa do Projeto. Agora passarão por deliberação e deverão ter resposta do Poder Executivo.

Já o Requerimento de Informações será usado para pedir informações oficiais sobre Atos da Mesa Diretora, do Poder Executivo, dos órgãos e entidades da administração direta municipal, das entidades da administração indireta, das concessionárias e permissionárias de serviços públicos municipais e das entidades conveniadas ou consorciadas do município. Este Requerimento não passa por apreciação do Plenário, mas poderá ser incluído caso o autor queira discuti-lo. Trata-se de uma ferramenta para o exercício da função fiscalizadora do Poder Legislativo.

Outras modificações são que o atual Requerimento utilizado pelos vereadores para pedir informações ao Poder Executivo passa a ser usado apenas para pedido de informações internas do Poder Legislativo. A Indicação será mantida como era utilizada antes, para indicar reparos urbanos, podas de árvores etc.

Advertisement

O Regimento Interno também prevê o fim das sessões e votos secretos para os casos de veto, julgamento e cassação do mandato de prefeito e vereadores. Esta adequação segue a atualização feita na Constituição Federal.

Esta será a última sessão ordinária deste ano, caso seja preciso, o presidente pode convocar sessões extraordinárias para apreciação e aprovação de proposituras de relevância. O Processo Legislativo será findado no dia 15 de dezembro e será retomado na primeira semana de fevereiro. Já a Câmara Municipal ficará aberta até dia 19 de dezembro e retornará com seus trabalhos no dia 5 de janeiro.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Nossa Cidade

Baixa umidade e altas temperaturas em Hortolândia para este fim de semana: confira previsão do tempo

Baixa umidade

Nesta sexta-feira (26), Hortolândia amanheceu sob um céu aberto, com poucas nuvens e uma brisa suave, indicando um dia ensolarado pela frente. Segundo informações do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE).

Espera-se um aumento gradual das nuvens, especialmente durante a tarde, porém, sem previsão de chuva. As temperaturas devem oscilar, alcançando uma máxima de 29°C, proporcionando um clima agradável para atividades ao ar livre.

Anuncio

Para o fim de semana, os termômetros continuarão em ascensão, com previsão de máximas ainda mais elevadas. No sábado (27), a temperatura alcançará os 32°C, enquanto no domingo (28), o calor será ainda mais intenso, atingindo os 33°C.

No entanto, é importante ressaltar que a baixa umidade pode chegar a 25%. Portanto, é essencial manter-se hidratado e, caso planeje praticar atividades físicas, é recomendável fazê-lo preferencialmente durante a parte da manhã, quando as temperaturas estarão mais amenas.

Advertisement

Assim, os moradores de Hortolândia podem desfrutar de um fim de semana ensolarado e quente, ideal para aproveitar as diversas opções de lazer ao ar livre que a cidade oferece.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Nossa Cidade

Praça da Cidadania, em Hortolândia, é aberta ao público em evento que teve presença do Governador de SP

Praça da Cidadania

Hortolândia marca um importante marco em sua trajetória ao inaugurar, nesta quinta-feira (25/04), a primeira Praça da Cidadania da Região Metropolitana de Campinas (RMC). Fruto de uma parceria entre o Fundo Social da Prefeitura de Hortolândia e o Fundo Social do Governo do Estado de São Paulo, o complexo comunitário foi recebido com entusiasmo pela população, autoridades municipais e estaduais, incluindo o governador Tarcísio de Freitas e o prefeito José Nazareno Zezé Gomes.

A inauguração representa um avanço significativo para a cidade, sendo a primeira unidade do tipo na região e a sétima no estado de São Paulo.

Anuncio

“Esta é mais uma obra impulsionada pela boa relação com o Governo do Estado. O cuidado com as pessoas, que já é uma marca consagrada em Hortolândia, está também alinhado com as diretrizes do governo estadual”, destacou o prefeito Zezé Gomes, ressaltando a importância da parceria para o desenvolvimento da cidade.

Praça da Cidadania

Governador Tarcísio de Freitas fala sobre a Praça da Cidadania

O governador Tarcísio de Freitas reiterou o compromisso do estado com Hortolândia, enfatizando a importância da Praça da Cidadania como um espaço de formação, lazer e inclusão social. “Hortolândia pode esperar sempre esta parceria do governo do estado. A Praça de Cidadania vai ser um local que permitirá formar novos microempreendedores ou abrir as portas de mercado de trabalho para muitas pessoas”, afirmou o governador.

Localizada no Jardim Nova América, a Praça da Cidadania de Hortolândia abrange uma área construída de 7 mil metros quadrados, oferecendo uma ampla gama de infraestrutura para atividades esportivas, de lazer e formação profissional. O espaço inclui quadra poliesportiva coberta, quadra de futebol society, pista de skate, pista de caminhada, bicicletário, parque infantil, academia ao ar livre, horta comunitária e redário.

Advertisement

Um dos diferenciais da Praça da Cidadania é a presença da Escola de Qualificação Profissional, com dez salas destinadas a oferecer cursos diversos, como informática, gastronomia, moda e arte, beleza e bem-estar, entre outros. Essa iniciativa visa capacitar a população e abrir novas oportunidades de trabalho e empreendedorismo.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Nossa Cidade

Calorão bate 32ºC e deve subir mais na próxima semana em Hortolândia

diminuir o calor dentro de casa

A previsão para a sexta-feira (26) é de predomínio de céu claro pela manhã e à noite, mas períodos de céu parcialmente nublado à tarde.

Não se descarta a ocorrência de pancadas muito rápidas e isoladas à tarde, uma vez que o teor de vapor de água e a presença de calor poderão favorecer o desenvolvimento de algumas nuvens ao ponto de ocasionar chuvas, embora as chances sejam pequenas. No entanto, não há riscos associados. As temperaturas ficam entre 19 e 32ºC.

Anuncio

A tendência para o sábado é de predomínio de sol, com períodos de céu parcialmente nublado. As temperaturas ficam entre 19 e 32ºC.

sáb.
33°21°

Advertisement

dom.
33°20°

seg.
34°20°

ter.
34°19°

qua.
34°20°

Advertisement

qui.
34°20°

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Noticias

engasgado com pedaço de pão engasgado com pedaço de pão
Nossa Região4 horas ago

Menino de 7 anos morre engasgado com pedaço de pão em escola de Mogi Guaçu

Uma tragédia abalou a cidade de Mogi Guaçu ontem (25), quando houve a confirmação da morte do menino de 7...

curso gratuito curso gratuito
Cursos5 horas ago

Curso gratuito para se preparar para o Concurso da Caixa: confira

Que tal fazer um Curso gratuito para se preparar para o concurso da Caixa Econômica Federal, que chegará em breve?...

terreno abandonado terreno abandonado
Policial5 horas ago

Homem tenta agarrar e arrastar mulher para terreno abandonado, mas é preso pela polícia em Sumaré

Na manhã de ontem (25), uma equipe policial de Sumaré seguiu até o bairro Santa Terezinha, após uma mulher relatar...

grupo de motoboys grupo de motoboys
Policial5 horas ago

Cliente, supostamente, agride trabalhador de app e grupo de motoboys depredam casa em Mogi Mirim

Um grupo de motoboys protagonizou uma cena de violência no bairro Parque Novacoop, em Mogi Mirim, na tarde de ontem...

torre de queda livre torre de queda livre
Nossa Região6 horas ago

Hopi Hari tenta reabrir Torre de queda livre que fez um vítima fatal em 2012

O Hopi Hari está com planos de reabrir a Torre de queda livre, conhecida como ‘La Tour Eiffel’, que vitimou...

Baixa umidade Baixa umidade
Nossa Cidade7 horas ago

Baixa umidade e altas temperaturas em Hortolândia para este fim de semana: confira previsão do tempo

Nesta sexta-feira (26), Hortolândia amanheceu sob um céu aberto, com poucas nuvens e uma brisa suave, indicando um dia ensolarado...

delegacia abuso delegacia abuso
Policial7 horas ago

Captura de procurado em Hortolândia por crimes graves

Na tarde desta quinta-feira(25), uma ação eficiente das forças policiais resultou na captura de um indivíduo procurado pela justiça em...

Advertisement
cinema

Populares