Nossa Cidade

Verifique os possíveis focos de dengue em casa, antes de viajar

Período de recesso exige cuidados básicos para a prevenção da doença

Verifique os possíveis focos de dengue em casa, antes de viajar

Anuncio


Qualquer lugar onde a água possa ficar parada por poucos dias é suficiente para que o mosquito da dengue faça, ali, seu criadouro. Mesmo os pontos que não ficam tão visíveis, como lajes e calhas, podem abrigar larvas do mosquito Aedes aegipyt. Por isso, periodicamente, é preciso inspecionar estes locais, realizando a limpeza e desobstrução das saídas de água. Os moradores que vão viajar neste feriado de Ano Novo, devem recolher materiais nos quintais que possam acumular água.

Segundo a diretora do Departamento de Saúde Coletiva, Cilene Ap. De Oliveira Mantuan, a dica é eliminar os locais que possam virar foco do mosquito. “A população deve recolher baldes, bacias, plantas, pneus e tampinhas de garrafa. A orientação é que as lajes das obras paradas tenham sistema de escoamento de água, com canos que possam drenar o acumulado durante a chuva. Também devem ser evitados sobre a laje objetos que possam acumular ainda mais água: tambores, material de construção, utensílios de pedreiro e outros itens devem ficar em local apropriado.”, explicou Cilene.

“Caixas d’água e calhas devem ser limpas periodicamente. Até as crianças podem ajudar, guardando os brinquedos em local adequado e “fiscalizando” as ações dos pais dentro da residência. Já que o primeiro trimestre do ano é o período de maior propagação da doença, devido ao volume de chuva”, destacou a diretora.

O combate à dengue deve ser constante, por meio da eliminação de criadouros do mosquito, que gosta de ambiente com água parada para colocar seus ovos e se procriar. A ação de controle da doença é um dever de todos. A Prefeitura faz sua parte, com a realização de arrastões em todos os bairros, que voltarão a ser realizados na segunda-feira, 06 de janeiro. Durante estas inspeções, agentes vistoriam as casas em busca de objetos que possam acumular água, orientam moradores sobre como evitar a doença e removem entulhos com auxílio de máquinas e caminhões.

Fonte: Assessoria de Comunicação / Prefeitura de Hortolândia



Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo