Nossa Cidade

Vídeo produzido por pacientes do Caps é classificado em concurso

 

Em janeiro, o Caps Vida (Centro de Atenção Psicossocial), órgão da Prefeitura de Hortolândia que atende pacientes com transtornos psiquiátricos, foi inscrito no VIIl Prêmio Arthur Bispo do Rosário, promovido pelo Conselho Regional de Psicologia de São Paulo. A pretensão não era a classificação no concurso, que reúne diversas categorias artísticas, mas sim mostrar por meio de um vídeo o dia a dia dos pacientes do Caps nas oficinas e atividades realizadas para integração social destas pessoas. A surpresa veio neste mês, quando a coordenação do Caps foi comunicada que o vídeo “O barulho da minha cabeça te incomoda?” está entre os cinco primeiros colocados no concurso. Agora, profissionais e pacientes se preparam para ir à capital paulista participar do evento de premiação, no dia 17 de maio, e conhecer em qual posição o vídeo venceu o concurso.

Anuncio


O Prêmio Arthur Bispo do Rosário pretende valorizar e divulgar trabalhos de usuários dos serviços de saúde mental, tendo como inspiração a história do renomado artista. Rosário era Sergipano e se tornou artista plástico após ser diagnosticado esquizofrênico paranóide. Viveu mais de 50 anos num hospício no Rio de Janeiro, onde produzia objetos com diversos itens retirados do lixo e da sucata que, após a sua descoberta, seriam classificados como arte vanguardista. É consagrado como referência em Arte Contemporânea.

“Produzimos este vídeo sem qualquer pretensão de vencer o concurso. Foi uma coisa muito caseira, mas feita com carinho. Mostramos os usuários em depoimentos sobre o que cada um gosta de fazer no Caps e sobre o que a unidade representa para eles. O resultado é um vídeo emocionante, cheio de vida”, explica a psicóloga do Caps e co-autora do vídeo classificado, Ivanilde Martins Antonelli.

Além da categoria vídeo, o concurso conta com prêmios para esculturas/instalações, pinturas/ilustrações, fotografias e literatura. Na categoria vídeo, os três primeiros colocados receberão prêmio em dinheiro de R$ 1.000,00; o quarto e o quinto classificados recebem, cada um, R$ 500. Os finalistas terão, ainda, seus trabalhos expostos na Estação Sé, em São Paulo, de 10 a 30 de maio. Já a cerimônia de premiação acontece na Sala Olido, da Galeria Olido, situada na Avenida São João, em São Paulo, no dia 17 de maio, às 14h. Para participar do evento, é preciso se inscrever no site do Conselho Regional de Psicologia (www.crpsp.org.br).

Luta Antimanicomial

A premiação acontece nesta data em lembrança ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial, comemorado em 18 de maio. Em Hortolândia, o Caps promove, anualmente, atividades neste período para integrar o paciente com transtorno psiquiátrico à rotina comum e romper o estigma da sociedade em relação a estas pessoas. A frase que dá título ao vídeo, “O barulho da minha cabeça te incomoda?” foi criada por um dos usuários do Caps Vida para a confecção de um cartaz exposto durante as atividades do Dia da Luta Antimanicomial, em 2017. A programação deste ano ainda está em preparação.

O dia 18 de maio teve origem em 1987, com o Encontro dos Trabalhadores da Saúde Mental, ocorrido em Bauru, reunindo mais de 350 trabalhadores na área de saúde mental em busca de uma experiência de desinstitucionalização da psiquiatria. O tratamento psiquiátrico, até então, se concentrava em internações hospitalares. Como resultado desta e de outras mobilizações, a Reforma Psiquiátrica foi aprovada em 2001, através da Lei Federal 10.216. Isso significa que o atendimento aos pacientes com transtornos mentais passou a ser acompanhado por uma rede de atenção psicossocial, estruturada em unidades de serviços comunitários onde cada paciente tem sua vida livre, participando de atividades terapêuticas e de reabilitação, sempre acompanhados da família.

A rede de atenção psicossocial em Hortolândia conta com o Caps Vida, que atende adultos, o Caps-IJ (Infanto Juvenil), com foco na reabilitação de menores de 18 anos, e o Caps-AD (Álcool e Drogas), que atende usuários de álcool e outras drogas. Neste locais, equipes multidisciplinares atuam no acompanhamento, tratamento e reabilitação dos pacientes, por meio de atividades diversas. Os pacientes são acolhidos pelas USFs (Unidades de Saúde da Família) e UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e encaminhados de acordo com cada caso para a unidade de referência.

Ficha Técnica:

“O barulho da minha cabeça te incomoda?”

Realização: Usuários do Caps Vida

Filmagem: Mariana Sória

Entrevistas: Ivanilde Antonelli

Edição: Letícia Mingone

Colaboração: Departamento de Comunicação da Prefeitura de Hortolândia

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo