Nossa Cidade

Vídeos orientam a população sobre como fazer a solicitação de poda e corte de árvores

Se você está com dificuldades para fazer a solicitação online de poda ou corte de árvore, a Prefeitura de Hortolândia disponibilizou tutoriais sobre como pedir estes serviços gratuitos. Os vídeos estão no site Hortolândia Fácil, https://facil.hortolandia.sp.gov.br/login. Para assisti-los basta clicar na aba “Meio Ambiente” e em seguida na aba “Solicitar Serviço”. É necessário fazer cadastro no site.

Os vídeos explicativos foram produzidos pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. São quatro tutoriais sobre os temas “Como solicitar uma poda de árvore?”, “Como solicitar um corte de árvore?”, “Como tirar fotos para solicitar uma poda de árvore?” e “Como tirar fotos para solicitar um corte de árvore?”.

Anuncio


De acordo com a engenheira agrônoma da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Alynne Danielle Sant’Anna, os vídeos são para orientar a população sobre como preencher corretamente os dados para fazer a solicitação dos serviços. Alynne salienta que os moradores têm cometido erros simples ou não colocam todas as informações necessárias, tais como as fotos da árvore a ser cortada ou podada.

Dentre os documentos necessários estão carnê de IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) ou algum comprovante da residência (conta de luz ou água) onde a árvore está localizada. “Em caso de haver algum erro ou da falta de algum dado ou documento exigido, a solicitação fica em aberto, impossibilitando dar andamento”, ressalta Alynne.

A solicitação de poda ou corte pode ser feita somente pelo proprietário ou inquilino do imóvel onde está a árvore. Em cada solicitação, pode ser pedida a poda ou o corte de até quatro árvores. É necessário o envio de, no mínimo, quatro fotos de cada árvore. A engenheira Alynne Danielle Sant’Anna explica que as pessoas devem enviar fotos de diferentes ângulos da árvore para melhor avaliação dos técnicos da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

Além de poda e corte, o morador pode solicitar os serviços de retirada de árvore caída ou de imunidade de corte. A solicitação de imunidade de corte é para quem deseja proteger uma árvore para que ela não seja cortada. De acordo com a engenheira agrônoma Alynne Danielle Sant’Anna, a solicitação será atendida após análise feita por um técnico da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. A análise leva em conta fatores como a idade da árvore, localização, raridade, beleza ou condição de porta-sementes.

SISTEMA ONLINE

A Prefeitura de Hortolândia implantou o sistema online de solicitação de poda ou corte de árvore em outubro do ano passado para agilizar o atendimento destas demandas da população. O sistema, gerido pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, responsável pela realização destes serviços, foi criado pelo Departamento de Tecnologia da Informação da Prefeitura.

O morador pode acessar o sistema de duas maneiras. Uma delas é por meio do portal da Prefeitura, http://www2.hortolandia.sp.gov.br/, clicar no link “Solicitação de Poda e Corte de Árvores”, que fica no canto inferior direito da home page. A outra maneira é pelo site Hortolândia Fácil, https://facil.hortolandia.sp.gov.br/login, clicar na aba “Meio Ambiente” e em seguida na aba “Solicitar Serviço”.

Em caso de dúvidas e mais informações, o morador pode entrar em contato com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável pelo telefone (19) 3965-1400, ramal 7913, ou com o Viveiro Municipal, órgão da Secretaria de Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, pelo telefone (19) 3897-2926.

Empresas ou profissionais autônomos que executem serviços de poda ou corte de árvore no município são obrigados a ter cadastro junto à Prefeitura. O cadastro deve ser feito presencialmente na Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, que fica dentro do Paço Municipal “Palácio das Águas”, localizado na rua José Cláudio Alves dos Santos, 585, Remanso Campineiro. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, e das 13h às 17h. O atendimento presencial é feito de acordo com os protocolos sanitários para evitar a disseminação do Coronavírus com o uso obrigatório de máscara, distanciamento e sem aglomeração.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo