Connect with us
Publicidade


Nossa Cidade

Vila Real Santista recebe vielas sanitárias para coleta de esgoto

Prefeitura

Publicado

em

Trabalho é uma parceria da Prefeitura com a Sabesp

A Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), em parceria com a Prefeitura de Hortolândia, realiza a implantação da rede de esgoto nas vielas sanitárias de aproximadamente 200 residências, na Vila Real Santista. O trabalho acontece entre as ruas Ana Boaventura Messa, Juversino Martins, Reinaldo Carlos de Brito e em parte da Ismael Honório de Almeira, antiga Rua 38, localizada entre a Vila Real Santista e o Jardim Nossa Senhora Auxiliadora.

Esta é mais uma etapa necessária para o município alcançar a meta de 100% na cobertura de coleta e tratamento de esgoto domiciliar. Hortolândia conta com 96,3% de rede coletora de esgoto. A previsão é que até 2020 todo o esgoto da cidade seja coletado e tratado. 

SISTEMA

A tubulação é implantada na parte dos fundos dos imóveis, num trecho onde não pode haver construções de alvenaria. Após a implantação da tubulação o esgoto será direcionado à ETE (Estação de Tratamento de Esgoto). 

Os indicadores apontam que Hortolândia está à frente da maioria das cidades brasileiras: conforme dados do SNIS (Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento), a média nacional de atendimento de esgoto é de 50,26%. Hortolândia já conta com 96,3% de cobertura do serviço.

LUTA HISTÓRICA PELO ESGOTO TRATADO

A luta histórica da população de Hortolândia por esgoto começou na década de 1980 e viu os primeiros resultados a partir de 2005, na primeira gestão do prefeito Angelo Perugini que, em parceria com a Sabesp, fez Hortolândia sair do marco zero de coleta e tratamento de esgoto para 96,3% de cobertura do serviço. Esse resultado contou, principalmente, com a participação popular.

A universalização do esgoto é uma ação que faz parte do PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento), programa que prevê mais de 100 intervenções e serviços que promoverão o desenvolvimento urbano, ambiental, social e humano para que Hortolândia cresça com planejamento e sustentabilidade nos próximos 30 anos.

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia

Nossa Cidade

Avenida Santana ganha semáforo para acesso ao bairro Chácaras Acaray

Prefeitura

Publicado

em

O acesso ao bairro Chácaras Acaray, localizado no cruzamento da Avenida Santana com a Rua Romualdo Ferreira da Silva, no Jardim Amanda I, próximo a um posto de gasolina, ficará mais fácil e seguro, a partir de agora. A Prefeitura de Hortolândia implanta semáforo no local. Os trabalhos, iniciados na última sexta-feira (22/01), devem estar concluídos ainda nesta semana.

Nesta segunda-feira (25/01), técnicos da Secretaria de Mobilidade Urbana trabalham na implantação de duas colunas, bem como no ajuste da placa de sinalização, após remoção da coluna que havia no local. A equipe também dá suporte ao serviço de poda de uma árvore existente na mesma área, no canteiro central da avenida, uma das mais movimentadas de Hortolândia.

Segundo o diretor de Operações, José Eduardo Vasconcellos, após a implantação das colunas e a pintura de solo, o semáforo estará pronto para entrar em funcionamento, aguardando liberação para ser ligado e começar a disciplinar o trânsito na região. Dados da Secretaria mostram que circularam pela Avenida Santana, na primeira quinzena de deste mês, 11.727, diariamente, no sentido bairro-centro, e 13.295, no sentido centro-bairro.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Nossa Cidade

Prefeitura de Hortolândia faz busca e elimininação de criadouros de Aedes aegypti em três bairros da cidade nesta semana

Prefeitura

Publicado

em

A Prefeitura de Hortolândia continua a fazer a parte dela no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como Dengue, Zika e Chikungunya. Uma ação importante é o trabalho de casa a casa em diferentes regiões da cidade. Nesta semana, a UVZ (Unidade de Vigilância e Zoonoses), órgão da Secretaria de Saúde, realiza a ação no Jardim Santa Esmeralda. O trabalho também prossegue, nesta semana, no Jardim Amanda e no Jardim São Sebastião.

A ação consiste em visitas às casas do moradores. Os agentes da UVZ dão orientações e distribuem material explicativo. Além disso, eles fazem busca ativa de possíveis criadouros do mosquito. Caso seja constatada a existência de focos, eles são eliminados. De acordo com a UVZ, caso sejam encontradas larvas, os agentes fazem a coleta para identificação em laboratório. A Prefeitura solicita à população para que receba os agentes e os deixe entrar em suas casas. Os agentes estão identificados com uniforme e crachá. 

A população também deve fazer a parte dela na prevenção e no combate ao Aedes aegypti. Dentre os cuidados simples que os moradores podem adotar para evitar a proliferação do mosquito estão manter tampados tonéis, barris e caixas d’água, colocar telas em ralos e mantê-los limpos, deixar garrafas com a boca virada para baixo e encher os pratinhos de vasos de plantas com areia até a borda. De acordo com a Secretaria de Saúde, 80% dos focos de Dengue estão nas casas.

De acordo com a Vigilância Epidemiológica, órgão da Secretaria de Saúde, o município registra até o momento neste ano 37 casos notificados de Dengue, dos quais um positivo.

Outra ação importante de combate ao mosquito é a ADL (Análise de Densidade Larvária). Neste mês, a UVZ concluiu a análise e deve divulgar em breve o índice medido, o chamado Índice de Breteau. Por meio da ADL, é possível prever se, nos próximos meses, o nível de infestação do mosquito estará elevado, o que colabora para a Prefeitura traçar estratégias de prevenção. A ADL é feita três vezes ao ano: em janeiro, julho e outubro. De acordo com a UVZ, o índice registrado em janeiro de 2020 foi de 3,2.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Nossa Cidade

Prefeitura demarca vagas em estacionamento em frente ao Paço

Prefeitura

Publicado

em

O estacionamento de veículos em frente ao Paço Municipal “Palácio das Águas”, localizado na Rua José Cláudio Alves dos Santos, do lado oposto ao número 585, no Remanso Campineiro, está de cara nova. Neste final de semana (23 e 24/01), equipes da Prefeitura de Hortolândia taparam buracos e refizeram o pavimento em alguns trechos. Além disso, demarcaram vagas e reforçaram a sinalização horizontal e vertical.

O local também ganhou pintura de zebrado amarelo e placas de “proibido estacionar”, ao lado do alambrado que circunda o espaço. Segundo a Secretaria de Mobilidade Urbana, os motoristas precisam respeitar a sinalização e não deixar o veículo fora da área demarcada, caso todas as vagas estejam ocupadas, pois podem receber multa.  

De acordo com o  diretor de Operações, José Eduardo Vasconcellos, a multa por estacionamento irregular, considerada infração média, custa R$ 130,16.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Populares