Connect with us
Publicidade

Nossa Cidade

Vila Real Santista recebe vielas sanitárias para coleta de esgoto

Prefeitura

Publicado

em

Trabalho é uma parceria da Prefeitura com a Sabesp

A Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), em parceria com a Prefeitura de Hortolândia, realiza a implantação da rede de esgoto nas vielas sanitárias de aproximadamente 200 residências, na Vila Real Santista. O trabalho acontece entre as ruas Ana Boaventura Messa, Juversino Martins, Reinaldo Carlos de Brito e em parte da Ismael Honório de Almeira, antiga Rua 38, localizada entre a Vila Real Santista e o Jardim Nossa Senhora Auxiliadora.

Esta é mais uma etapa necessária para o município alcançar a meta de 100% na cobertura de coleta e tratamento de esgoto domiciliar. Hortolândia conta com 96,3% de rede coletora de esgoto. A previsão é que até 2020 todo o esgoto da cidade seja coletado e tratado. 

SISTEMA

A tubulação é implantada na parte dos fundos dos imóveis, num trecho onde não pode haver construções de alvenaria. Após a implantação da tubulação o esgoto será direcionado à ETE (Estação de Tratamento de Esgoto). 

Os indicadores apontam que Hortolândia está à frente da maioria das cidades brasileiras: conforme dados do SNIS (Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento), a média nacional de atendimento de esgoto é de 50,26%. Hortolândia já conta com 96,3% de cobertura do serviço.

LUTA HISTÓRICA PELO ESGOTO TRATADO

A luta histórica da população de Hortolândia por esgoto começou na década de 1980 e viu os primeiros resultados a partir de 2005, na primeira gestão do prefeito Angelo Perugini que, em parceria com a Sabesp, fez Hortolândia sair do marco zero de coleta e tratamento de esgoto para 96,3% de cobertura do serviço. Esse resultado contou, principalmente, com a participação popular.

A universalização do esgoto é uma ação que faz parte do PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento), programa que prevê mais de 100 intervenções e serviços que promoverão o desenvolvimento urbano, ambiental, social e humano para que Hortolândia cresça com planejamento e sustentabilidade nos próximos 30 anos.

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia

Nossa Cidade

Previsão de chuvas volumosas para o inicio da semana que vem

Portal Hortolândia

Publicado

em

Segundo o Cepagri da Unicamp, nesta sexta-feira (14) a tendencia é de céu parcialmente nublado alternando com períodos de céu claro, e a temperatura máxima prevista é de 32ºC e minima de 20 ºC.

Já no fim de semana, sábado (15), a condição é de céu parcialmente nublado a nublado, e temperaturas entre 20 e 30ºC. A tendência para o domingo (16) é de um aumento na cobertura de nuvens baixas, com aspecto mais escuro, e há chances de chuva entre a tarde e a noite.

De acordo com o Cepagri, os indicativos para a próxima semana são de chuvas volumosas e recorrentes, temperaturas mais amenas e uma amplitude térmica baixa (pouca diferença entre as máximas e as mínimas diárias). É imprescindível manter-se atualizado da previsão e das condições meteorológicas para possíveis eventos de chuva intensa ou tempo severo.

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Nossa Cidade

Praças esportivas de Hortolândia passam por manutenção

Prefeitura

Publicado

em

A Prefeitura de Hortolândia realiza trabalhos de manutenção e melhorias nos espaços esportivos da cidade. Com o objetivo de oferecer locais renovados e em melhores condições de uso para a população, após a pandemia do Coronavírus, as equipes da Administração Municipal realizam, diariamente, ações de zeladoria. No Campo do Rosolen, está em andamento a instalação de canaletas para melhorar a drenagem e evitar a infiltração na quadra do Ginásio Gino Bernardini, localizado ao lado do campo, e da quadra de futevôlei, que fica na parte de trás do espaço.

“Após a volta das atividades esportivas em Hortolândia, os espaços esportivos estarão em melhores condições de uso. Estes serviços são essenciais para a conservação e renovação dos espaços públicos”, observa o secretário de Esporte e Lazer, Marcos Panício, o Mercadão.

Arquibancada do Campo da Confibra em conclusão

A construção da arquibancada do Campo da Confibra está fase de conclusão. Segundo a Secretaria de Esporte e Lazer, o quarto lance de assentos do espaço, que acomodará torcedores no tradicional palco de jogos do futebol amador da cidade, no Jardim Campos Verdes, foi finalizado. Estão em andamento os serviços de drenagem para evitar infiltrações, tanto na arquibancada quanto no campo, além da construção do calçamento, que facilitará o deslocamento das pessoas dentro da praça esportiva, e o plantio de grama, que cobrirá o talude onde fica a arquibancada, contribuindo com o embelezamento.

“A arquibancada acomodará aproximadamente 1.500 pessoas. O espaço é de alvenaria e concreto. O objetivo é que o público fique mais bem acomodado para assistir às partidas. Estes processos da obra, que estão em andamento, contribuem com a segurança e o embelezamento da nova construção”, informou Mercadão, ressaltando ainda que a construção da arquibancada acontece por meio de recursos do Governo Federal.

Gramados dos campos municipais de futebol passam por reforma

Além da construção da arquibancada do Campo da Confibra e dos serviços de drenagem e manutenção no Campo do Rosolen, equipes da Prefeitura também trabalham na manutenção dos outros campos de futebol da cidade. O objetivo é mantê-los em condições de uso, após a volta das atividades esportivas. As melhorias são realizadas nos gramados no campo do Remanso Campineiro, Jardim Adelaide, Poliesportivo (Nova Hortolândia), CAIC (Jd. Amanda) e no próprio Campo da Confibra.

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Nossa Cidade

“Blog Educação” oferece atividades para o desenvolvimento integral dos alunos da Educação Infantil

Prefeitura

Publicado

em

A fim de trabalhar o brincar de diversas formas e, assim, possibilitar o desenvolvimento integral, ou seja, social, cognitivo e motor da criança na primeira infância, a Prefeitura de Hortolândia disponibiliza atividades lúdicas e diversificadas na modalidade Educação Infantil, no “Blog Educação” (consulte o link aqui). A iniciativa é da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia.

O “Blog Educação”, como ferramenta pedagógica, traz contribuições importantes para que as crianças que estão em casa possam ter acesso a conteúdos com estratégias lúdicas e possíveis de serem realizadas com a família. Nesse momento, as crianças, de zero a cinco anos, merecem ainda mais atenção, pois estão em pleno desenvolvimento.

Neste período de pandemia, que impôs o distanciamento social para conter a disseminação do Coronavírus, as crianças, que passavam boa parte do dia na escola, agora estão integralmente com a família, distantes das vivências, das interações e situações de aprendizagem promovidas de forma planejada e intencional pela escola. Além de estreitarem os laços familiares e contribuirem para o desenvolvimento integral dos alunos, as propostas de atividades, apresentadas no blog, oferecem possibilidades especialmente pensadas por professores, educadores e gestores para cada fase, prezando sempre pelo desenvolvimento integral dos alunos.

Para a mãe Ana Paula de Freitas Pasqualeto, a experiência com o blog tem sido muito boa. “As atividades são bem pedagógicas e minha filha adora fazer, estou sempre ajudando. Temos um grupo com as mães e a professora. Quando precisamos, podemos tirar dúvidas. É muito importante a criança ter esses estímulos e estudar desde a Educação Infantil. Ela já era muito esperta e com a ida para creche, se desenvolveu ainda mais. Eu acho a Lívia até avançada para a idade dela”, disse Ana Paula, de 35 anos, mãe de Lívia dos Santos Pasqualeto, aluna do maternal A, da Emei (Escola Municipal de Educação Infantil) Jardim Novo Cambuí.

Segundo a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, o papel do adulto como facilitador é fundamental, sendo uma oportunidade não só de aprendizagem, mas de convívio com as crianças por meio de experiências que estimularão diferentes aspectos do desenvolvimento infantil.

“Nossos profissionais têm trabalhado intensamente para oferecer atividades para as nossas crianças, desde o berçário, que valorizem, também, a vivência com as famílias, neste momento em que a interação social na escola é substituída pelo convívio em casa. O simples engatinhar do bebê, as brincadeiras e o diálogo são fundamentais para estimular o desenvolvimento. Através das atividades propostas temos o objetivo de oferecer experiências significativas e importantes para o desenvolvimento das crianças, como o desenvolvimento motor, emocional, afetivo, da imaginação e a ludicidade”, ressaltou a diretora de Educação Infantil, Maybe Lordano.

Em tempos de tecnologia, é importante incentivar as crianças a brincar longe das telas e estimulá-las a pular, rastejar, engatinhar, correr, interagir, explorar o espaço disponível, inventar brincadeiras, contar e recontar histórias e/ou fatos, cantar, dançar e explorar conceitos como alto e baixo, dentro e fora, pequeno e grande, curto e longo, quente e frio, entre outros. Essas atividades, embora pareçam comuns e corriqueiras, são fundamentais para o desenvolvimento da criança, ressalta a diretora.

Segundo a secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, Sandra Fagundes Freire, a Educação Infantil traz aprendizados significativos e proporciona vínculos afetivos. “A Educação Infantil trabalha o brincar e é justamente através desse brincar, diferenciado, que a criança conseguirá aprender e se desenvolver. Na brincadeira, a criança trabalha vários aspectos. No espaço do blog, as famílias poderão conhecer músicas, brincadeiras, histórias, jogos, experiências e outras propostas que são significativas e planejadas a partir de conteúdos importantes e essenciais para as crianças”, enfatizou Sandra.

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Receba as principais notícias direto no seu Telegram https://t.me/portalhortolandia
Continue Lendo

Noticias

Nossa Cidade6 horas atras

Previsão de chuvas volumosas para o inicio da semana que vem

Segundo o Cepagri da Unicamp, nesta sexta-feira (14) a tendencia é de céu parcialmente nublado alternando com períodos de céu...

Nossa Região9 horas atras

Condutor de Hortolândia morre após acidente no pedágio em Leme

Um veículo Palio chocou-se contra a traseira do caminhão que estava parado na cabine de cobrança do pedágio em Leme,...

Nossa Cidade11 horas atras

Praças esportivas de Hortolândia passam por manutenção

A Prefeitura de Hortolândia realiza trabalhos de manutenção e melhorias nos espaços esportivos da cidade. Com o objetivo de oferecer...

Nossa Cidade12 horas atras

“Blog Educação” oferece atividades para o desenvolvimento integral dos alunos da Educação Infantil

A fim de trabalhar o brincar de diversas formas e, assim, possibilitar o desenvolvimento integral, ou seja, social, cognitivo e...

Nossa Cidade12 horas atras

Semáforos em implantação no Pq. Gabriel garantirão mais segurança a motoristas e pedestres

A instalação de estruturas semafóricas, em execução pela Prefeitura de Hortolândia na região do Parque Gabriel, próximo à Câmara Municipal,...

Nossa Cidade12 horas atras

Como utilizar sistema de solicitação de podas e cortes de árvores online é tema de capacitação para servidores do Meio Ambiente

Para facilitar e agilizar o atendimento à comunidade, a Prefeitura de Hortolândia implantará, em breve, o sistema de solicitação de...

Publicidade

Youtube

 

PONTE DA ESPERANÇA

Populares