Nossa Cidade

Violência contra a mulher é debatida em palestras da EJA

A violência contra a mulher está em pauta nas aulas da EJA (Educação de Jovens e Adultos). Na noite desta segunda-feira, cerca de 100 estudantes da modalidade, a maioria homens, participaram de palestra sobre o tema na Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Nicolas Tiago dos Santos Lofrani, no Jd. Sumarezinho. 

O tema foi abordado pela advogada Ana Paula Costa. Durante uma hora e meia, ela falou sobre diversos aspectos da Lei Maria da Penha, dentre eles a sua esfera de atuação, restrita ao núcleo familiar, e os agravantes em cada caso. Uma dúvida frequente é incluir o conflito entre vizinhos no escopo desta lei, o que ela descarta. A convidada também falou sobre a Lei do Feminicídio, apresentando-o como tipificação do homicídio, consequência da escalada da violência contra a mulher, no ambiente doméstico.

Anuncio


Ana Paula defende que é preciso uma mudança de comportamento no interior da família, uma vez que o Poder Público não consegue dar conta de todos os casos de violência doméstica. Defendeu a importância do diálogo, a capacidade de ouvir e saber falar com o outro, repensando também a criação dos filhos.

Os próximos a debaterem sobre o tema da violência serão os estudantes da Emef Jd. Amanda I (CAIC), na próxima terça-feira (12/11), às 19h. Com isto o ciclo de palestra com foco na violência contra a mulher chega ao fim e começa a abordagem de outra temática importante para quem cursa a EJA: as mudanças decorrentes da Reforma da Previdência (veja abaixo).

“Alguns de nossos alunos da EJA vivenciam situações deste tipo no cotidiano ou presenciam isso em outros lugares, com outras pessoas. Neste sentido, são necessárias ações como estas para refletir sobre o tema e cuidar da formação do ser humano de modo integral, para que eles tenham um futuro melhor em nossa cidade e no país”, ressalta o coordenador responsável pela EJA, Jefferson Barbosa de Souza.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo