Nossa Cidade

Viveiro Municipal retoma doação de mudas de árvores ao público nesta segunda (02/03)

Após pausa temporária para recompor os estoques, o  Viveiro Municipal Antonio da Costa Santos, órgão da Prefeitura de Hortolândia, retoma o serviço de doação de mudas de árvores ao público, a partir desta segunda-feira (02/03). No órgão, vinculado à Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, além da doação de mudas, é feita a distribuição de adubo orgânico e também a solicitação de poda e corte de árvores (veja cronograma de atendimento abaixo), serviços que não foram afetados pela medida.

O Viveiro está localizado na Rua Stefano Dilo, 350, no Loteamento Adventista Campineiro, e funciona em dias diferentes para a prestação destes serviços. De segunda a sexta-feira,  é possível solicitar poda e corte de árvore. Já de quarta a sexta-feira, pode-se fazer a retirada de mudas e de adubo orgânico. Em ambos os casos, o horário de funcionamento é o mesmo: das 7h30 às 11h30 e das 13h às 16h. No caso de retirada de mudas, cada munícipe poderá levar, gratuitamente, uma muda de árvores frutíferas ou de espécie para arborização, a cada dois meses, por endereço. No caso da compostagem, serão disponibilizados 40 kg por endereço, a cada dois meses.

Anuncio


A parada temporária do serviço de doação de mudas aconteceu no dia nove de setembro passado. Segundo a diretora do Departamento do Verde e Desenvolvimento Sustentável, Luiza Araújo, a suspensão foi necessária para recompor o estoque, afetado por dois fatores: a grande demanda verificada no ano, tanto de plantios quanto de doações a munícipes, bem como o prejuízo na produção própria causado pela estiagem de 2019. “Conseguimos adquirir algumas mudas e já temos condição de voltar a doar à comunidade. Os munícipes poderão retirar as mudas ideais para o plantio que desejam fazer, seja na calçada, seja no quintal de casa. Lá no Viveiro, poderão ser orientados sobre a espécie ideal para o plantio que deseja fazer”, explica Luiza.

Recomposição de estoques

Apesar da retomada do serviço, quem quiser auxiliar na ampliação dos estoques pode procurar o Viveiro e doar qualquer tipo de mudas de árvores, nativas ou exóticas. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone 3897-2926.

Confira os dias e horários de atendimento:

Retirada de mudas e compostagem: de quarta a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 h e das 13h às 16h.

Espécies para arborização e frutíferas – 1 muda a cada 2 meses/ por endereço

Compostagem: 40 kg a cada 2 meses/por endereço

Solicitação de Poda e Corte de árvore: de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 h e das 13h às 16h.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo