Nossa Cidade

Viveiro Municipal terá novo horário de funcionamento, a partir de outubro

A partir de outubro deste ano, o Viveiro Municipal Antônio da Costa Santos terá novo horário de atendimento ao público. Visitas ao local e retirada de mudas ou de composto orgânico deverão ser feitas de quarta a sexta-feira e não mais diariamente. Localizado na Rua Stefano Dilo, 350, no Loteamento Adventista Campineiro, o Viveiro Municipal doa, em média, por mês, atualmente, 896 mudas de árvores ou de plantas ornamentais e 4.831 kg de composto orgânico.

Segundo a equipe gestora da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Prefeitura de Hortolândia, a medida é necessária para que, nos dias de trabalho interno, os servidores do Viveiro se dediquem a tarefas importantes, tais como produção de compostagem e de novas mudas de árvores, além da contagem periódica das espécies existentes no local. Para a realização destas atividades foi reservada a segunda e a terça-feira. O inventário do acervo, que mostra o controle de entrada e saída de mudas, é feito desde março deste ano.

Anuncio


A maior parte do acervo do Viveiro, seja de espécies nativas seja de plantas exóticas, é utilizada em plantios em espaços públicos, como canteiros, escolas e áreas verdes. Outra parte está disponível à comunidade para doação mensal.

A partir do dia dois de outubro, interessados em retirar mudas e composto orgânico, produzido a partir de galhos e folhas de árvores oriundos de podas e cortes, para plantio podem procurar o Viveiro, de quarta a sexta-feira, das 7h30 às 11h30, e das 13h às 16h. Cada munícipe tem direito a retirar, por mês, gratuitamente, uma muda e 15 kg de composto orgânico. Entre as espécies disponíveis estão palmeiras, Boldo, Bromélia, Graviola, Resedá, Ipê rosa, Aroeira pimenteira, Araçá, Algodão do brejo, Jequitibá e Pau Brasil.

De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, sairá do Viveiro a maior parte das 100 mil mudas de árvores que a Prefeitura pretende plantar em Hortolândia nos próximos quatro anos. De janeiro até agora, mais de 25 mil espécies já foram plantadas, incluindo neste total tanto as ações de arborização urbana, como as em APPs (Áreas de Preservação Permanente), em diversos pontos do município.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo