Nossa Cidade

Você sabe os sintomas do Sarampo? veja:

Fique alerta para qualquer sintoma suspeito de Sarampo, confira ele: febre, mal estar, tosse, conjuntivite sem secreção e manchas vermelhas que se espalham do rosto para o restante do corpo são as principais características da doença. Em caso de suspeita de Sarampo, a pessoa deve procurar a unidade de saúde imediatamente e informar a situação logo na recepção, a fim de que este paciente aguarde em ambiente afastado dos demais por causa do alto potencial de transmissão da doença.

A Secretaria de Saúde confirmou o segundo caso de Sarampo na cidade. A criança, de 10 meses, não havia sido vacinada, uma vez que o Calendário Obrigatório prevê vacinação de rotina aos 12 e 15 meses de idade. Desde o último dia 13, as unidades de saúde de Hortolândia passaram a oferecer vacina contra Sarampo para crianças de seis a 11 meses de idade, por recomendação do Ministério da Saúde.

Anuncio


A medida tem como objetivo ampliar a cobertura vacinal e oferecer proteção para as crianças menores de 12 meses,  contribuindo para o controle da doença. Na ação de reforço que será adotada neste momento, a dose extra aplicada de seis a onze meses não terá validade como rotina: as crianças precisam ser vacinadas novamente aos 12 e 15 meses de idade.

Além das crianças, pessoas que não sabem se já foram vacinadas também devem receber a imunização. Crianças, adolescentes e adultos de até 29 anos devem ter duas doses da vacina. Adultos acima de 30 anos e até 59 anos precisam de apenas uma dose da vacina. Vale ressaltar que esta não é uma campanha: cada caso será avaliado pela equipe da Unidade Básica de Saúde, que saberá dizer se a pessoa necessita da imunização.

O Sarampo, que estava erradicado no Brasil, foi reintroduzido no território nacional. Em Hortolândia, há um caso positivo da doença e quatro em investigação. A vacina que protege contra a doença é a Tríplice Viral (Sarampo, Caxumba e Rubéola), distribuída pelo Ministério da Saúde e disponível em todas as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) da cidade.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo