Nossa Cidade

Workshop da Prefeitura ensina idosos a usar mídias sociais com cuidado

Idosos e jovens de Hortolândia aprendendo juntos a navegar com cuidado pelas ondas da internet. Foi assim o “Workshop de Mídias Sociais”, promovido pela Prefeitura. O bate-papo aconteceu, na tarde desta segunda-feira (17/02), no CCS (Centro de Convivência Social) Jd. Rosolen. 

A ação, realizada pela Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social, reuniu 33 participantes, 12 adolescentes  e 21 pessoas com 60 anos ou mais. Pelo menos 12 delas já se inscreveram para o 2º módulo do “Curso de Inclusão Digital”, iniciado em 2019 e com retomada prevista para março.

Anuncio


Voltado aos idosos que cursaram o módulo 1, o workshop buscou abordar as facilidades e os riscos envolvidos no uso das redes sociais mais conhecidas pelos brasileiros (Facebook e Instagram). Durante o bate-papo, de cerca de duas horas, os aprendizes receberam dicas sobre o uso das redes, de e-mails, bem como os cuidados com as notícias falsas (“fake news”). O tema foi abordado por oficineiros do CCS.

“Foi um encontro intergeracional, de jovens de 14 anos a idosos de até 78 anos de idade. Foi muito bom e proveitoso. É importante este encontro entre gerações. O jovem se apropria muito das redes, mas para o idoso este acesso digital também é muito importante. Eles têm dúvidas quanto ao uso da internet, do WhatsApp. Ensinamos a checar as informações, a procurar os diversos serviços oferecidos pela Prefeitura para esclarecer estas dúvidas”, avaliou a coordenadora do CCS Rosolen, Eliana Silva.

“Hoje, cada vez mais, a Melhor Idade acessa a internet, mas não tem o hábito de checar as notícias. Acabam formando valores e conceitos a partir das notícias falsas. Estamos ensinando estas pessoas a checarem as notícias, fomentando boas práticas no uso das redes sociais, não ofendendo, não reproduzindo conteúdos racistas, homofóbicos ou grosseiros, estimulando a interação construtiva e a limitação do uso, a moderação no tempo de interação”, comenta o  secretário de Inclusão e Desenvolvimento Social, Régis Athanázio Bueno, quando do lançamento do Curso de Inclusão Digital.

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo