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Black Friday: pela primeira vez, data deve igualar a intenção de compra do consumidor tanto pelo e-commerce como nas lojas físicas

Portal Hortolândia

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Quando é a Black Friday no Brasil?

Movimentação financeira na RMC deve chegar a R$ 450 milhões, cerca de 30% a mais que em 2018

No dia 29 de novembro, quinta sexta-feira de mês, acontece a Black Friday, data comercial criada nos Estados Unidos e adotada pelos brasileiros, que no ano passado chegou a movimentar na economia norte-americana mais de US$ 75 bilhões. No Brasil, é conhecida como uma promotora de vendas digitais, e mais recentemente, essas transações passaram a incorporar também os espaços das lojas físicas, que agora se integram às vendas do e-commerce. Em 2018, a intenção de compras na Black Friday, em % de consumidores, foi de  44,5% em lojas físicas e 55,5% pela internet. Para este ano, a estimativa de intenção de compra na data é de 49,5% em lojas físicas e 50,5% pela internet, praticamente se igualando pela primeira vez. 

Com um ticket médio de R$ 650,00 este ano, a Black Friday deverá movimentar R$ 3,5 bilhões com as vendas do e-commerce e de lojas físicas. No ano passado, o ticket médio ficou em R$ 595,00, e o e-commerce movimentou R$ 2,35 bilhões, e as lojas físicas R$ 750 milhões, perfazendo os R$ 3,1 bilhões esperados na Black Friday em 2018.

De uma forma geral, as vendas desta data, em especial, destacam-se pelos elevados descontos oferecidos pelas empresas participantes, que chegam a variar de 30% a 80%, o que obriga os consumidores a pesquisarem preços. Aproveitando a oportunidade, muitos consumidores antecipam suas compras de Natal.

RMC 

Avaliação preparada pela Associação Comercial e Industrial de Campinas (ACIC) mostra que a movimentação em Campinas e Região deve chegar aos R$ 450 milhões, cerca de 30% a mais que em 2018, com 57% das vendas pelo digital, cerca de R$ 256 milhões, e R$ 194 milhões (43%) nas lojas físicas. Campinas representa 45% da movimentação da RMC, o equivalente a R$ 207 milhões.

Para a presidente da ACIC, Adriana Flosi, a data representa mais uma excelente oportunidade de vendas para o comércio, que deve apostar em campanhas temáticas e promoções. “Os produtos mais procurados acompanharão os registrados no ano passado: smartphones, celulares, TVs, eletroeletrônicos, vestuário e calçados, passagens aéreas, e também livros e brinquedos”, complementa.

Entre os destaques nas reclamações dos consumidores deverão permanecer: “propaganda enganosa” e “maquiagem de preços”, que ainda lideram os principais motivos das queixas.

BRASIL

A intenção de compras dos internautas brasileiros para a data neste ano aumentou 58% com relação ao ano passado, segundo pesquisa da Google, publicada no dia 8 deste mês (outubro). Pelo menos 69% dos consumidores já definiram o que vão comprar e só estão esperando a melhor oferta. O gasto médio dos brasileiros deve ser de R$ 1.330. A pesquisa entrevistou em julho 1,5 mil consumidores on-line de todas as regiões do País. 

E-commerce nacional

Pesquisa feita pelo Google mostrou que o comércio eletrônico deve dobrar sua participação no faturamento do varejo até 2021, crescendo em média 12,4% ao ano. Isso aponta que as vendas deverão dobrar em cinco anos, chegando a R$ 85 bilhões.

Conforme informações levantadas de vários segmentos do setor “e-bit”, Ciashop do e-commerce: a Moda é o 1º segmento em volume de pedidos.

Faturamento nacional:

Em 2018, o comércio eletrônico faturou R$ 53,2 bi no País, uma alta de 12,0% em comparação com 2017. Foram 123 milhões em pedidos, cerca de 10% em relação ao ano anterior. O ticket médio de compras foi de R$ 434,00, 1% acima do ticket médio de 2017.

Tanto em pedidos como em Movimentação Financeira, o e-commerce se expande a taxa média de 18,5% ao ano.

Para 2019, a expectativa no e-commerce nacional é de uma expansão de 15% no faturamento, podendo chegar a R$ 61,2 bilhões, com os números de pedidos próximos dos 137 milhões, e o ticket médio, R$ 447,00, um acréscimo de 3% sobre 2017.

Participação do e-commerce na Região de Campinas

A participação da RMC e em Campinas no e-commerce é de 18,5% da movimentação financeira nacional, bem como da movimentação dos pedidos.

Assim, em 2018, o e-commerce na RMC movimentou R$ 9,8 bi, e em Campinas cerca de R$ 5,1 bi, uma expansão de 12,0% sobre os R$ 8,8 bi de 2017.

Para 2019, a expectativa é de uma expansão de 15% sobre o faturamento de 2018 na RMC, podendo chegar aos R$ 11,3 bi, o que comprova a expansão do e-commerce na Região.

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Rodovias do Tietê e Polícia Rodoviária faz “Operação Carnaval” na rodovia SP-101

Redação

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A Concessionária Rodovias do Tietê e Polícia Rodoviária fizeram uma fiscalização reforçada nesta manhã (21), no quilômetro 4, na Rodovia Jornalista Francisco Aguirre  de Proença (SP-101), sentido Hortolândia.

Com a chegada do feriado prolongado de carnaval, muitos foliões já estão se preparando para se divertirem com as famílias e amigos. no decorrer da viagem, ou até mesmo antes de sair de casa, é preciso tomar alguns cuidados, para fazer uma viagem segura, e se divertir com segurança sem nenhum problema e pular o carnaval com bastante maturidade.

Com o apoio da polícia rodoviária da base do 4° BPRv, a fim de orientar e conscientizar o pedestre sobre uma viagem segura a Concessionária Rodovias do Tietê e Polícia Rodoviária estão unidos na “Operação Carnaval”

Por: Raquel Trindade

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Comércio de Campinas funciona facultativamente no feriado do Carnaval

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O comércio de Campinas vai funcionar facultativamente, ou seja, sem a obrigatoriedade de abrir, na próxima terça-feira, 25 de fevereiro, feriado do Carnaval, no horário das 9h às 17h. Na segunda-feira, 24, o horário será normal:  das 8h às 18h, assim como na Quarta-feira de Cinzas, 25 de fevereiro. 

Todo início de ano, os comerciantes e representantes da Associação Comercial e Industrial de Campinas (ACIC), SindiVarejistas e Sindilojas se reúnem e decidem em quais datas o comércio abrirá e também quando os horários serão estendidos por causa de datas especiais. Com base nessas definições, entidades como Polícia Militar, Setec e Emdec são informadas do calendário e podem prover consumidores e trabalhadores de segurança, fiscalização e transporte.  

Para saber sobre o funcionamento do comércio durante o ano, comerciantes e consumidores podem acessar o calendário do comércio: https://www.calendariodocomercio.com/ e conferir o calendário completo com as datas especiais do comércio de Campinas.

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PM captura procurado pela justiça no Jardim Basilicata, em Sumaré

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Uma equipe de Apoio da 1ª CIA PM, em patrulhamento preventivo na madrugada desta quarta-feira (19) pelo bairro Jardim Basilicata, em Sumaré, quando pela Rua Laranjeiras se deparou com um indivíduo em atitude suspeita.

De imediato os policiais efetuaram abordagem, onde na revista pessoal nada de ilícito foi encontrado, porém ao pesquisar a vida pregressa via COPOM/PRODESP, constatou um mandado de prisão em desfavor do abordado.

Diante do fato o indivíduo foi conduzido ao plantão policial de Sumaré, onde foi dado ciência à autoridade de plantão, que determinou a elaboração do boletim de ocorrência de Captura de procurado, recolhendo o indiciado M. à cadeia pública de Sumaré, ficando a disposição da justiça.

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Max Milhas