Connect with us

Nossa Região

Bondinho do Taquaral volta a operar em outubro

Único veículo disponível na área de lazer de Campinas quebrou em maio.
Administração justifica que dificuldade de conserto foi de encontrar peças.

Após atraso de 4 meses, bondinho do Taquaral volta a operar em outubro

Anuncio

Suspenso desde o dia 19 de maio, após o único veículo em funcionamento quebrar, o passeio turístico com os bondes na Lagoa do Taquaral, uma das principais áreas de lazer público de Campinas (SP), deve voltar a funcionar em um mês. Apesar da demora para fazer os reparos e o vencimentos dos prazos – a promessa era de que em 20 dias o serviço retornaria – a Prefeitura garante que pelo menos um dos bondinhos dever voltar a funcionar até a segunda quinzena de outubro e os outros dois, que quebraram em 2010 e 2012, respectivamente, até o final de novembro.

Além dos três veículos, um quarto, que também quebrou em 2010. O veículo foi enviado para uma oficina no Parque Oziel para ter os equipamentos restaurados e desapareceu. O “sumiço” ocorreu durante o mandato do prefeito Hélio de Oliveira Santos (PDT), cassado em 2011 por corrupção, e, desde o início deste ano, a Administração nunca mais teve notícias dele. Segundo a Secretaria de Serviços Públicos, um processo foi aberto pelo Departamento de Processos Disciplinares Investigatórios (DPDI) para apurar o caso.

O passeio com os bondinhos funcionavam aos finais de semana e feriados. Segundo a Prefeitura, cerca de 40 mil pessoas utilizavam o serviço entre sábados e domingos. O bancário Roberto Mendes tem dois filhos, de 6 e 4 anos, e utilizava o veículo em passeios no Taquaral. “Campinas já não é uma cidade que tenha muitas opções de lazer. O passeio com os bondes era uma ótima opção para distrair as crianças. Espero que a Prefeitura entenda isso”, disse.

Advertisement

Já a vendedora Eliete Magalhães afirmou que espera que dessa vez o prazo dado pela administração municipal seja cumprido. “Quando quebrou o último bondinho, em maio, eles disseram que em 20 dias iria estar arrumado e rodando novamente. Agora o prazo é outubro, espero que cumpram”, contou.

Justificativas

O secretário municipal de Serviços Públicos, Ernesto Dimas Paulela, afirmou que o atraso aconteceu porque as peças que serão trocadas nos bondes são difíceis de encontrar. Além disso, ele afirmou que o último veículo que foi quebrado apenas fundiu o motor e os reparos já estão sendo feitos. “O bondinho que quebrou em maio teve apenas o motor quebrado. O problema é que as peças são raras de achar porque os bondes têm mais de cem anos”, afirmou.

Em relação aos que quebraram em 2010 e 2012, Paulela disse que a reforma foi maior porque precisou trocar toda a estrutura dos bondes, como chassi, motor, suspensão, que estavam estragadas pelo desgaste. O secretário também lembrou a demora para sair a licitação da empresa que iria realizar os reparos. “Esses outros dois é uma reforma mais completa, precisa trocar toda a parte de dentro, o problema era maior. O trabalho é tudo artesanal, mas já está em fase final, fica pronto em novembro”, disse.

Advertisement

Em relação ao quarto bonde, que está desaparecido, a secretaria afirmou que está apurando o que aconteceu depois que o veículo foi enviado para o ferro-velho no Parque Oziel. A carroceria dos outros três veículos estão em um hangar na Lagoa do Taquaral, já as peças foram levadas para uma oficina em Hortolândia (SP).


Caravela

Outra atividade de lazer suspensa na Lagoa do Taquaral é a réplica da Caravela da Anunciação, que Pedro Álvares Cabral usou para chegar ao Brasil. Abandonada há cinco anos após afundar, a estrutura terá uma reforma orçada em R$ 2 milhões, mas não vai voltar para a água. O navio será encaixado em um deque que será construído.

Advertisement

A estrutura terá 60 metros de extensão por cinco metros de largura, que abrigarão mesas e bancos. Manter a embarcação fora da água ajudará na preservação do material, segundo a Secretaria de Serviços Públicos.

Paulela afirmou que a caravela já está no quinto mês de reforma e que diariamente uma equipe de seis carpinteiros trabalham na realização dos reparos. “Executamos já toda a parte inferior, que se chama de caverna, estava tudo podre, agora estamos trabalhando na parte do convés”, afirmou.

Números

De acordo com a Prefeitura, a primeira parte da reforma da caravela deve ficar pronta até março de 2014 e o prazo total para a nova estar disponível é de até dois anos. O navio tem 29,65 metros de extensão por 8,64 metros de altura e seu peso é estimado em 75 toneladas. São cinco andares, contando com o porão. A embarcação possui três velas triangulares e foi inaugurada em 1972, após dois anos em obras.

Advertisement

Nesta reforma serão usadas 300 pranchas de garapeira (tipo de madeira nobre), 300 pranchas de castanheira, 600 pregos navais, mil parafusos e 400 hastes rosqueáveis. Dez carpinteiros e um arquiteto vão trabalhar na reforma.

A caravela em reformas na Lagoa do Taquaral, em Campinas

FONTE: G1



Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Nossa Região

Feira de adoção de filhotes de cães e gatos acontece amanhã (27), em Sumaré

Feira de adoção de filhotes de cães e gatos

No próximo sábado (27), Sumaré receberá a Feira de adoção de filhotes de cães e gatos, oferecendo uma oportunidade única para quem deseja dar um lar afetivo e amoroso a esses animaizinhos abandonados.

A feira contará com uma variedade de filhotes em busca de um novo lar, onde poderão receber todo o carinho e cuidado que merecem. Após passarem pelas etapas de adoção, os tutores interessados deverão assinar um termo de responsabilidade, comprometendo-se a proporcionar uma vida digna e feliz aos seus novos companheiros.

Endereço da Feira de adoção de filhotes de cães e gatos

Anuncio

O evento será realizado na Avenida Rebouças, 2057, das 9h30 às 12h30, e toda a equipe estará disponível para auxiliar e orientar os interessados no processo de adoção.

Para obter mais informações sobre a feira e o processo de adoção, os interessados podem entrar em contato através do telefone: (19) 3828-8451.

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Nossa Região

Menino de 7 anos morre engasgado com pedaço de pão em escola de Mogi Guaçu

engasgado com pedaço de pão

Uma tragédia abalou a cidade de Mogi Guaçu ontem (25), quando houve a confirmação da morte do menino de 7 anos de idade que havia engasgado com pedaço de pão em uma unidade do Sesi.

O incidente ocorreu na terça-feira (23), sendo que ele foi prontamente socorrido pela equipe da instituição. Contudo, chegou ao Hospital 22 de Outubro em estado grave.

Anuncio

O corpo permaneceu no hospital até a manhã de hoje (26), sendo que a família pensa em doar os órgãos da criança.

A instituição fez uma nota à imprensa, ainda antes do falecimento da criança, onde relata que a equipe agiu rapidamente e acionou os serviços de emergência. Ao mesmo tempo, havia funcionários preparados e que fizeram os primeiros socorros. Por fim, expressou solidariedade a toda comunidade escolar, assim como pais, família e amigos.

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Nossa Região

Hopi Hari tenta reabrir Torre de queda livre que fez um vítima fatal em 2012

torre de queda livre

O Hopi Hari está com planos de reabrir a Torre de queda livre, conhecida como ‘La Tour Eiffel’, que vitimou uma garota de 14 anos em 2012.

Então, seis meses após o início do processo de avaliação para a revitalização da atração, o parque ainda aguarda a entrega de um laudo técnico pela fabricante para dar continuidade ao processo.

Anuncio

De acordo com a assessoria do parque temático, as negociações com a empresa responsável pela avaliação do brinquedo seguem em andamento, com acompanhamento do Ministério Público de São Paulo.

Em outubro de 2023, representantes da fabricante realizaram uma visita técnica ao Hopi Hari com o intuito de elaborar um orçamento para a modernização da atração. Desde então, a administração do parque aguarda o envio do documento para dar continuidade ao processo de revitalização.

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Noticias

Cantor do Grupo Molejo Cantor do Grupo Molejo
Brasil6 horas ago

Cantor do Grupo Molejo morre após luta contra o câncer

Anderson Leonardo, cantor do grupo Molejo, faleceu hoje (26), aos 51 anos de idade. Ele lutava contra um câncer na...

cosvesi cosvesi
Nossa Cidade7 horas ago

Cervejaria de Hortolândia é premiada na II Copa Sul-americana de Cerveja

Ontem (25/04) foi um dia de celebração para Cervejaria Cosvesi, pois na cerimônia de premiação da II Copa Sul-americana de...

Rodadas decisivas Rodadas decisivas
Esportes7 horas ago

Rodadas decisivas do futebol amador de Hortolândia: confira os confrontos

Neste sábado (27), o Campeonato de Futebol Amador de Hortolândia terá rodadas decisivas, especialmente pela categoria Supermaster. Os jogos das...

Feira de adoção de filhotes de cães e gatos Feira de adoção de filhotes de cães e gatos
Nossa Região8 horas ago

Feira de adoção de filhotes de cães e gatos acontece amanhã (27), em Sumaré

No próximo sábado (27), Sumaré receberá a Feira de adoção de filhotes de cães e gatos, oferecendo uma oportunidade única...

engasgado com pedaço de pão engasgado com pedaço de pão
Nossa Região13 horas ago

Menino de 7 anos morre engasgado com pedaço de pão em escola de Mogi Guaçu

Uma tragédia abalou a cidade de Mogi Guaçu ontem (25), quando houve a confirmação da morte do menino de 7...

curso gratuito curso gratuito
Cursos14 horas ago

Curso gratuito para se preparar para o Concurso da Caixa: confira

Que tal fazer um Curso gratuito para se preparar para o concurso da Caixa Econômica Federal, que chegará em breve?...

terreno abandonado terreno abandonado
Policial14 horas ago

Homem tenta agarrar e arrastar mulher para terreno abandonado, mas é preso pela polícia em Sumaré

Na manhã de ontem (25), uma equipe policial de Sumaré seguiu até o bairro Santa Terezinha, após uma mulher relatar...

Advertisement
cinema

Populares