Nossa Região
Caravela do Taquaral tem data para ser reaberta
A réplica da Caravela Anunciação, na Lagoa do Taquaral, vai ser inaugurada no dia 27 de julho e os campineiros poderão, finalmente, conhecer ou revisitar o monumento, depois da longa espera e da polêmica que se criou em torno da reforma.
O trabalho está 95% concluído e a data foi definida pelo prefeito Jonas Donizette (PSB), segundo o secretário de Serviços Públicos, Ernesto Dimas Paulella. Na mesma data, os três bondinhos do Parque Portugal, que tiveram a circulação suspensa há três meses por causa da reforma da embarcação, serão reativados.
Em abril, a Prefeitura chegou a apresentar um prazo (6 de junho) para término da reforma, mas o prazo precisou ser prorrogado. “Infelizmente, não foi possível, mas ela está 95% finalizada. Estamos terminando os retoques finais e deveremos terminar dentro desse prazo estipulado pelo prefeito, em 27 de julho”, afirmou Paulella.
No último sábado (21), uma equipe ainda trabalhava na reforma. O secretário adiantou que a entrega da obra será acompanhada de visitação do público ao interior da Caravela.
“Vamos ter uma série de atividades para explicar ao público o funcionamento dessas naus em 1500, o percurso da viagem, a tripulação e a função do tripulante. Teremos essas atividades explicativas durante um mês”, afirmou.
Junto às obras de recuperação da caravela, a Prefeitura iniciou a procura por peças que farão parte do Museu Naval, que funcionará na embarcação. A expectativa é que o museu fique pronto até outubro.
O secretário adiantou ainda que está em contato com o artista plástico Jésus Sêda, que confeccionou os bonecos do programa infantil Castelo Rá-Tim-Bum, para inserir personagens na nau.
“Ele vai montar para a gente os bonecos permanentes da caravela. Bonecos de tripulantes, escravos, todos em tamanho real, e que vão ficar permanentemente simulando a tripulação”, explicou.
A reforma da caravela, que durante muito tempo foi o principal símbolo da lagoa, recebeu R$ 1 milhão em investimentos da atual Administração. No entanto, nem a Prefeitura sabe ao certo o total gasto no projeto, já que governos anteriores começaram reparos superficiais que nunca foram concluídos.
A caravela passou por pelo menos cinco tentativas de reforma desde 2008. Em junho do ano passado, a atual Administração decidiu realizar a sua primeira intervenção com a intenção de concluir os trabalhos em julho de 2015. O calendário foi antecipado e existia a possibilidade de terminar a reforma antes do início da Copa. Sobre as mudanças de prazo, Paulella afirmou que não houve atrasos.
“A reforma era para ser finalizada em dois anos e o prefeito então pediu que a gente acelerasse as obras para entregar em julho de 2014. Reformulamos o cronograma, triplicamos o número de funcionários. Com isso conseguimos antecipar em um ano o período de reforma. Existia a possibilidade de terminar antes do início da Copa, mas infelizmente não foi possível.” Paulella ressaltou que a obra da caravela é artesanal. “Você não vai ao comércio e acha uma peça pronta. Cada peça tem que ser construída. Por mais que a gente tente ser eficiente, a gente não consegue ter o domínio do tempo.”
Bondinhos também voltam a circular
Além da caravela, a partir do dia 27 de julho, os visitantes da Lagoa do Taquaral vão poder voltar a passear nos bondinhos. Eles estão funcionando, mas, há três meses, saíram de circulação por causa da reforma da nau.
“Tivemos que desativar o leito do bonde, mas a partir de 27 de julho eles voltam a funcionar normalmente.” Ao todo, há quatro bondes no Parque Portugal. Mas um deles teve os dois motores e o truck levados.
“Restou só a carroceria. Já estamos em contato com a Prefeitura do Rio de Janeiro e estamos tentando comprar os motores e as peças para recompor.” O próximo passo, segundo Paulella, será a restauração das quatro carrocerias.
“Vamos fazer uma restauração para que voltem a ter a qualidade original. Essa reforma deverá ser iniciada em agosto.” Com a mão de obra própria, a expectativa é de que o restauro dos bondes tenha um custo baixo. “O custo será baixíssimo e não deve chegar a R$ 50 mil”, completou.
Fonte: liberal.com.br
Nossa Região
SP 101 vai ganhar passarela, confira:
A Rodovias do Tietê, concessionária responsável pela administração das rodovias que formam o Corredor Leste da Rodovias do Tietê, inicia nesta terça-feira, dia 23 de abril, as obras de implantação de uma nova passarela no km 22 da rodovia Jornalista Francisco Aguirre Proença (SP-101), em Monte Mor.
No início, não haverá interdições de faixas e as primeiras etapas do trabalho acontecem nos canteiros laterais que margeiam a rodovia dentro da faixa de domínio da rodovia. Quando houver necessidade de intervenção de faixas, as medidas serão avisadas com antecipação pela Concessionária. O prazo previsto para a conclusão da implantação é de seis meses.
As obras contam com aprovação da Agência de Transportes do Estado de São Paulo (Artesp). O valor previsto de investimento é de R$ 4,1 milhões. O objetivo é ampliar a segurança dos usuários da rodovia.
Os usuários que desejarem mais informações podem entrar em contato com a Rodovias do Tietê por meio do telefone 0800-770-3322. A ligação é gratuita e o serviço funciona 24 horas.
Duas passarelas
Essa é a segunda passarela que a Rodovias do Tietê inicia em 2024 na rodovia Jornalista Francisco Proença (SP-101), no trecho de Monte Mor. A outra travessia, que já conta com os trabalhos em andamento, está sendo implantada no km 17. O trecho de Monte Mor conta com grande fluxo de pedestres, por isso os cuidados da Concessionária.
Concessionária Rodovias do Tietê | Programa de Concessões Rodoviárias do Estado de São Paulo
A Rodovias do Tietê faz parte do Programa de Concessões Rodoviárias do Estado de São Paulo, responsável pela manutenção e operação de 415 quilômetros de rodovias: Rodovia Marechal Rondon (SP 300), Rodovia Prof. João Hipólito Martins (SP 209), Rodovia Jornalista Francisco Aguirre Proença (SP 101), Rodovia Bento Antônio de Morais (SP 101), Rodovia Dr. João José Rodrigues (SP 113); Rodovia Comendador Mário Dedini (SP 308) e Contorno de Piracicaba – Rodovia Ernesto Paterniani (SPI- 162/308).
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O reúso da água é tema de seminário técnico voltado para a indústria da região de Campinas
Em 23 de maio, às vésperas do Dia da Indústria (25/05), será realizado o seminário técnico Conexão Opersan, especialmente desenvolvido para a indústria da região de Campinas, com o objetivo de apresentar soluções e tecnologias para produção de água de reúso por meio do tratamento dos efluentes. O seminário técnico será dirigido a profissionais e gestores das seguintes indústrias: artefatos de borracha, agroindústria, papel e celulose, automotiva, química, metalmecânica, tintas, máquinas e ferramentas, vidros, cosméticos, óleos e lubrificantes, lavanderias industriais e bebidas. A iniciativa é do Grupo Opersan, referência no tratamento de água e efluentes, além de soluções para o reúso da água.
O seminário técnico terá muita informação relevante, transmitida por especialistas, fornecedores de tecnologias, além de debates. Um dos propósitos da iniciativa é compartilhar informações sobre a importância desse tema para que as indústrias busquem como objetivo em seus processos a implantação do sistema de reúso, além de cumprir a legislação, evitar sanções e multas, manter a boa reputação e imagem perante a opinião pública, de maneira ambientalmente responsável e obtendo ganhos financeiros, ao atenderem a todas essas demandas.
Será dada ênfase à modalidade de negócio onsite, na qual o Grupo Opersan presta seus serviços dentro das dependências da indústria, mediante a implantação de um sistema dedicado ou simplesmente operando um ativo já existente. O trabalho na área transcende ao aspecto comercial, tendo também o forte propósito de conscientizar e contribuir para preservar a água e a vida. A modalidade garante o tratamento de águas e efluentes gerados pelos processos produtivos, por meio de soluções tecnologicamente sustentáveis e economicamente vantajosas para qualquer negócio, atendendo integralmente a todos os preceitos legais.
Diogo Taranto, especialista em gestão e tecnologias ambientais, e diretor de desenvolvimento de Negócios do Grupo Opersan, observa que a infraestrutura e a economia da grande maioria das cidades brasileiras estão sendo castigadas com graves crises hídricas, especialmente nos últimos anos. “A tendência é de que o quadro se agrave cada vez mais. Por isso, o reúso da água é necessário, pois ajuda na conservação hídrica e na redução de perdas. É preciso ajudar a conscientizar o universo corporativo sobre as tecnologias e alternativas indicadas para preservar o precioso recurso. Seguimos estimulando e mantendo nosso compromisso em promover e desenvolver projetos que tornem o reúso vital entre os diversificados setores da economia”.
O seminário técnico será realizado no dia 23 de maio a partir das 8h30, no Hotel Cyan Resort, em Itupeva, São Paulo. A inscrição para esse seminário técnico é gratuita: https://www.sympla.com.br/conexao-opersan—reuso-de-agua-solucoes-e-cases-de-sucesso__2411744 .
Nossa Região
Trem Intercidades, que passaria pela RMC, tem assinatura do contrato suspensa
O Trem Intercidades, projeto que ligaria Campinas a São Paulo, teve sua assinatura de contrato de concessão suspensa, temporariamente, pela Justiça, ontem (23). Essa decisão se dá por conta de uma solicitação da STEFSP (Sindicato dos Trabalhadores de Empresas Ferroviárias de São Paulo) e, em contrapartida, o governo estadual pretende recorrer da decisão.
Tal episódio foi determinado pela juíza Simone Gomes Rodrigues Casoretti, da 9ª Vara da Fazenda Pública do Tribunal de Justiça de São Paulo, que avaliou que a Secretaria de Parcerias e Investimentos (SPI) não se pronunciou quanto ao processo sobre o cancelamento do leilão, realizado em fevereiro.
Quem havia saído vencedor no leilão, era o Consórcio C2 Mobilidade Sobre Trilhos. Por outro lado, o sindicato alegou que a assinatura do contrato antes da análise do mérito poderia comprometer o julgamento.
A juíza afirmou que: “Para evitar a ineficácia da medida, pois com a assinatura o mandado de segurança perde o objeto, determino a suspensão da assinatura do contrato até que as informações sejam prestadas e o mérito possa ser analisado”.
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