Connect with us

Nossa Região

Copa do Mundo faz escolas alterarem o calendário

Publicado

em

Copa do Mundo faz escolas alterarem o calendário

Neste ano, os alunos retornarão das férias às aulas no próximo dia 27 de janeiro. A Secretaria de Educação Estadual preparou um calendário especial em virtude da Copa do Mundo que acontecerá no Brasil. As férias escolares de meio de ano também foram marcadas levando em consideração os jogos do Mundial e acontecerão entre os dias 12 de junho e 11 de julho, período em que acontecerão as partidas. Além disso, os alunos e servidores terão um recesso de sete dias entre os dias 13 e 20 de outubro para que o segundo semestre letivo não seja tão longo se comparado ao primeiro. O término das aulas está previsto para a segunda quinzena de dezembro.

Segundo a Secretaria Estadual de Educação, a reorganização do calendário, realizado pela Coordenadoria de Gestão da Educação Básica garante a manutenção dos 200 dias letivos previstos em lei sem nenhum prejuízo curricular ou pedagógico aos estudantes. O objetivo é garantir que o evento não prejudique a presença dos alunos nas aulas e colaborar na organização dos setores públicos e privados para a oferta de serviços e diminuição do trânsito.

A medida contempla a Lei Federal 12.663, que determina que os poderes se organizem pra que não haja aula no período em que acontecem os jogos da Copa do Mundo.

Todas as 91 diretorias de ensino de São Paulo já foram comunicadas para que avisem aos pais e as comunidades escolares com antecedência. “Nossas escolas foram orientadas a fazer do evento uma oportunidade de aprendizado e já estão em andamento projetos que levam o assunto para as unidades de ensino. É importante que os pais tenham a oportunidade de se organizar com antecedência para esse novo calendário”, afirmou o secretário estadual da Educação, Herman Voorwald.

Escolas municipais

Das cidades de cobertura do Jornal Página Popular, apenas Sumaré terá mudanças no calendário em virtude da Copa. O recesso escolar de 2014 vai de 12 de junho a 13 de julho. As aulas se iniciarão no dia 29 de janeiro e o término do ano letivo se dará no dia 16 de dezembro.

Hortolândia não terá nenhuma mudança no calendário, segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura. A assessoria de imprensa da Prefeitura de Monte Mor informou que o calendário ainda não foi definido. E Nova Odessa não soube informar se haverá alterações na calendário letivo ou não.

A diretora de escola Silvana Almeida, de Hortolândia, considera que o calendário não causará transtorno ao calendário pedagógico das escolas. “A Copa por si só já causará uma certa euforia nos alunos, por isso, acredito que seja melhor que eles fiquem em casa para assistir aos jogos e que venham à escola e não dispensem a atenção necessária na aprendizagem. Acredito que será melhor assim”, avaliou.

“Eu estou super ansioso para começar a Copa. Acho que vai ser uma boa antecipar nossas férias, assim, não ficamos pedindo para as professoras deixarem a gente saber os resultados dos jogos”, disse o aluno WesIei Dulcine, de 14 anos, estudante da oitava série da escola estadual Pastor Roberto Rodrigues de Azevedo, de Hortolândia.

FONTE: Página Popular



Nossa Região

Policiais salvam bebê que estava engasgado em Campinas

Publicado

em

Dois Policiais Militares salvaram a vida de uma bebê de 7 meses que estava engasgada. O fato aconteceu neste sábado(7), no bairro Residencial São José, em Campinas (SP).

A tia da criança acionou os agentes após a bebê ficar engasgada na residência que fica na Rua Mayara Cavagnini.

Assim que chegaram os agêntes realizaram de imediato manobras de desengasgamento, restabelecendo as funções que estavam comprometidas, impedindo que acontecesse um mal maior.

Logo em seguida, Tia e a bebê foram encaminhadas ao P.S.Ouro Verde onde a Bebê passou por exames e foi liberada.

Continue Lendo

Nossa Região

Motociclista bate em guard rail e sofre queda na SP 101

Publicado

em

Um motociclista ficou gravemente ferido na madrugada deste sábado (7) ao sofrer uma queda de moto na rodovia Jornalista Francisco Aguirre Proença de Proença SP-101, nas proximidades da Vila Boa Vista, em Campinas.

Segundo informações, o acidente aconteceu na altura do quilômetro 2, sentido Hortolândia, quando o motociclista perdeu o controle da motocicleta, e colidiu contra o guard rail e caiu na pista.

As equipes resgate da concessionária Rodovias do Tietê foi acionado e socorreu o motociclista ao hospital da Unicamp. 

Continue Lendo

Nossa Região

Previsão de tempo firme para o fim de semana

Publicado

em

soltempo

Boa parte da região Metropolitana de Campinas (RMC), amanheceu sob chuva nesta sexta (06), a temperatura oscilou entre 20 e 23°C no curso do dia.

Segundo o Cepagri da Unicamp, no sábado (07), a previsão é de predomínio de sol. As temperaturas pelo amanhecer serão amenas, mas sobem à tarde. Mínima de 17 e máxima de 30.

No domingo, essa condição persevera, com temperatura mínima mais baixa, 15°C, e máxima mais elevada, 31°C, com relação ao sábado.

Continue Lendo