Connect with us

Nossa Região

Cresce a prática de Cicloturismo na região

Portal Hortolândia

Publicado

em

O Cicloturismo é a melhor e mais tranquila face de todas as opções oferecidas pela bicicleta. Pode ser um curto pedalar por uma estradinha calma que liga o campo à cidade, ou uma longa e difícil viagem detalhadamente planejada, sempre representa um prazer especial.

O ciclista se encontra com cores, formas, cheiros, sons, natureza, detalhes e mais detalhes da paisagem. A bicicleta permite que o ambiente seja vivenciado. Não é necessário ser um ciclista experiente para fazer cicloturismo. Qualquer um pode fazê-lo. Basta ir com calma, respeitar os próprios limites, beber água e alimentar-se na hora certa e assim vencer pouco a pouco a distância.

No cicloturismo há sempre uma sensação de aventura, retorno à infância, mistura de liberdade e molecagem sadia. É um escapar da mesmice. Bicicletas são simples e revelam que a vida pode ser muito simples. Permitem uma viagem relativamente rápida e ainda assim relaxada; e a um preço muito, muito baixo.

Em vários pontos de Hortolândia (SP) é possível observar grupos de ciclistas se reunindo nos finais das tardes para as pedaladas, o ponto de encontro mais tradicional fica em frente ao IASP (Esquina com a Avenida Santana), ali várias equipes se organizam e iniciam o trajeto passando pelas estradas de terra do Bairro Rural Taquara Branca e regiões Rurais de Sumaré, Monte Mor, Santa Bárbara do Oeste, Capivari e Elias Fausto.

As atividades de cicloturismo cresceram muito nos últimos anos, em Sousas, distrito de Campinas (SP) as trilhas para a prática de cicloturismo, oferece muita emoção para todos os níveis de performance de ciclistas, os visitantes podem conferir paisagens diferentes em mais de 220 quilômetros de estradas vicinais. Recentemente a Prefeitura instalou placas em 70 trechos para orientar os apaixonados por bikes, e disponibilizou um QR Code, que pode ser verificado por aplicativos nos smartphones, com o mapa do trecho.

O crescimento da atividade tem aquecido a economia do setor, vários empreendimentos têm surgido para atender as demandas dos ciclistas como; Bike Shops, empresas especializadas na confecção de uniformes de equipes, empresas especializadas em transporte de bike e equipes, empresas especializadas em Tour Bikes, lanchonetes, Bike Fit e até Hotéis para bikes.

No último final de semana um grupo de 16 ciclistas do Jardim Rosolem participaram de uma atividade no “Caminho da Prece”, trecho de 70km entre Jacutinga e Borda da Mata no Sul de Minas Gerais, conhecido pelas altas montanhas cercadas por plantação de café e pela prática da peregrinação. O grupo contratou uma empresa especializada em transporte de bikes e todos foram em vans com ar condicionado com todo conforto disponível.

O cicloativista Walther Barros descreve a importância do cicloturismo para região, para economia e para o bem-estar do ciclista. “A atividade de cicloturismo cresce a cada dia, as pessoas querem se desligar do dia a dia da correria da cidade, nossa região tem muito potencial enorme para ser explorado, temos inúmeras estradas rurais, belíssimas estradas parques, fazendas históricas, lugares poucos conhecidos que podem ser explorados, existe aqui um nicho de mercado, especialmente para aqueles que desejam empreender” descreve Walther Barros, Ativista Social.

Para saber mais sobre as atividades de cicloturismo na região entre em contato através da pagina Kudos Bikers Club, no facebook.

Nossa Região

Campinas tem o 5º óbito por coronavírus

Redação

Publicado

em

Por

A Secretaria de Saúde de Campinas divulgou, na manhã desta quinta-feira, 9 de abril, os novos números da pandemia de Covid-19 em Campinas. Segundo o boletim, agora são 99 casos confirmados (14 a mais que ontem; antes eram 85), 146 descartados (7 a mais, anteriormente eram 139) e 984 em investigação (28 a mais, anteriormente eram 956). A cidade registrou 5 óbitos da doença.

Informações
Todas as informações sobre o novo coronavírus ou Covid-19 podem ser acessadas no endereço covid-19.campinas.sp.gov.br/. Na ferramenta, as pessoas encontram todas as medidas do Comitê Municipal de Enfrentamento da Pandemia de Infecção Humana pelo Novo Coronavírus e também podem tirar dúvidas e ter acesso à atualização dos dados da doença em Campinas.

Continue Lendo

Nossa Região

Unidade da Dow de Hortolândia doa 2,5 mil litros de álcool em gel para rede de saúde

Redação

Publicado

em

Por

As unidades de saúde de Campinas foram beneficiadas com a doação de 2,5 mil litros de álcool em gel pela indústria Dow Chemical. A previsão é que o produto chegue no dia 13 de abril e já será distribuído imediatamente para os hospitais, unidades de pronto atendimento e centros de saúde.

O álcool em gel é um desinfectante e recomendado pelas autoridades de saúde para fazer a higienização das mãos e, assim, prevenir o contágio pelo novo coronavírus.

O produto doado pela Dow Chemical vai beneficiar usuários, pacientes e servidores da rede de saúde pública de Campinas. Os hospitais Mário Gatti e Ouro Verde, as Unidades de Pronto Atendimento e mais 66 centros de saúde receberão o produto, que ficará disponível para uso no local.

“O álcool em gel é hoje um dos principais insumos utilizados no combate à pandemia e a aquisição tem sido muito difícil por sua escassez no mercado. Iniciativas como a da Dow, de doar a produção de álcool em gel e utilizar sua expertise industrial, pode ser um caminho importante no aumento da produção, necessário para o nosso País neste momento”, ressalta o médico e assessor do Gabinete do secretário Municipal de Saúde, Fernando Brandão.

Produção

A iniciativa de doação da Dow Chemical tem como objetivo contribuir no combate à proliferação da Covid-19.

Para isso, a unidade de Hortolândia da empresa, que produz silicone, adaptou sua linha de produção para fazer álcool em gel e, desde ontem, dia 7 de abril, está fabricando o produto.

Além de Campinas, outras cidades do Estado também serão beneficiadas com a doação. Ao todo, a Dow Chemical vai produzir serão 25 toneladas (30 mil litros na conversão do produto) de álcool em gel destinados às unidades públicas de saúde em vários municípios do estado de São Paulo. 

“A Dow entende seu papel na luta contra a Covid-19 e não mediu esforços para apoiar no que lhe compete, ou seja, viabilizar a produção deste item. Clientes e fornecedores da empresa colaboraram para o êxito desta iniciativa, uma união de forças em prol da sociedade. Outras ações para auxiliar a população no combate à proliferação desta epidemia também devem ser anunciadas em breve”, afirma Javier Constante, presidente da Dow na América Latina.

Continue Lendo

Nossa Região

Campinas registra o quarto óbito por Covid-19; vítima é mulher de 71 anos

Portal Hortolândia

Publicado

em

A Secretaria Municipal de Saúde de Campinas anunciou neste sábado, dia 4, a quarta morte por Covid-19. A vítima é uma mulher de 71 anos que apresentava comorbidades. O falecimento ocorreu no dia 28 de março na rede pública.

O exame laboratorial confirmatório veio do Instituto Adolfo Lutz. No momento há 62 casos confirmados (9 a mais, anteriormente eram 53), 100 descartados (8 a mais, anteriormente eram 92) e 829 em investigação (33 a mais, anteriormente eram 796). 

Informações

Todas as informações sobre o novo coronavírus ou Covid-19 podem ser acessadas no endereço coronavirus.campinas.sp.gov.br.

Na ferramenta, as pessoas encontram todas as medidas do Comitê Municipal de Enfrentamento da Pandemia de Infecção Humana pelo Novo Coronavírus e também podem tirar dúvidas e ter acesso à atualização dos dados da doença em Campinas.

Continue Lendo