Connect with us

Nossa Região

Depoimento de Campineira curada do novo Coronavírus

Redação

Publicado

em

A Campineira de 48 anos, registrada com o segundo caso de Coronavírus no começo de março, já está curada do vírus e compartilhou em sua rede social a experiência que teve:

Olá Amigos, alguns aqui não sabem, mas eu contraí o Covid-19, fui o segundo caso em Campinas.

Essa semana muitos me perguntaram se realmente é tudo isso e se eu concordava com a quarentena para todos.

Então resolvi relatar o que passei nos últimos 12 dias.

O Covid-19

Eu nunca tive problemas respiratórios, eu não sou fumante, eu tenho os dois rins (em algum lugar a mídia disse que eu não tinha um rim) e o vírus entrou em mim como um furacão. A falta de ar é a pior sensação que senti até hoje, você fica impotente, não adianta puxar o ar, nada acontece a sua Saturação não sobe.

Eu fiquei na UTI por 7 dias, isolada, sendo muito bem assistida, os enfermeiros são verdadeiros guerreiros.

Eu tenho eterna gratidão por eles.🥰

Na minha família temos um anjo da guarda, um amigo médico que nem sei o que falar…esse a minha Gratidão é além da eternidade. 🙏🏻🙏🏻❤️❤️

E nada dependia deles e nem da minha consciência.

O que podíamos fazer? Rezar.

A fé eu nunca perdi, tinha certeza que ia sair dessa.🙏🏻

Nenhum humano podia me ajudar, somente o respirador podia me ajudar a respirar, eu tinha muito medo de ir para o respirador, a minha maior batalha era para não ir, muitos estão indo e estão morrendo, não está adiantando também.

É uma batalha solitária do seu organismo com o vírus.

As mães não podem fazer nada pelos seus filhos, não conseguem ajudá-los a respirar.

Ninguém pode te ajudar.

A batalha é individual.

A Economia

Sou empresária, tenho funcionários, tenho famílias que dependem do meu negócio, é muito difícil estarmos nessa situação, mas eu concordo com essa primeira quarentena, precisamos fazer com que a curva não cresça.

Concordo que as atividades tem que voltar a sua normalidade, a economia precisa girar, mas gente esse retorno tem que ser muito consciente e com muita responsabilidade, todo cuidado é pouco. Sigam as normas da OMS. O contágio é muito fácil.

A questão econômica, nós conseguimos nos ajudar, o Governo já soltou algumas Medidas Provisórias. Está tudo confuso, está, mas aqui conseguimos unir forças, nos reinventar, não jogue comida fora, dê para algum morador de rua, ajude um amigo que esteja precisando, valorize o trabalho dos autônomos.

Aqui a batalha é coletiva, não estamos sozinhos.

Por isso meus amigos, se cuidem, cuidem dos seus, que a batalha seja coletiva e não individual!

Eu estou bem, estou em casa, cumprindo mais um isolamento. O Maurício e o Léo também estão bem, não apresentaram sintomas. Graças a Deus! 🙏🏻🙏🏻🙏🏻

Estou melhorando a cada dia!🙏🏻🙏🏻🙏🏻

Para quem tiver alguma dúvida estou a disposição podem me chamar. 😊

Beijos no coração de cada um.😘😘😘

Fonte: https://www.facebook.com/100002239082550/posts/2983251835092757/

Nossa Região

Campinas anuncia reabertura de comércio com restrições na segunda, dia 8

Portal Hortolândia

Publicado

em

13 de maio campinas

A Prefeitura de Campinas anunciou, durante transmissão ao vivo na manhã desta quinta-feira, 4 de junho, a reabertura, com restrições, de comércio de rua, prestadores de serviços, shoppings, escritórios, igrejas e templos religiosos a partir de segunda-feira, 8 de junho, por meio do programa “Volta Responsável”. O decreto foi publicado no Diário Oficial nesta quinta-feira, 4 de junho, e vale a partir do dia 8. “Os estabelecimentos devem reabrir com responsabilidade e segurança e seguir todas as normas sanitárias e os horários estipulados”, disse o prefeito Jonas Donizette.

O comércio de rua, que inclui galerias e similares, poderá abrir das 12h às 16h, atendendo com 20% da capacidade. Os shoppings centers poderão funcionar das 16h às 20h, com 20% da capacidade. Mesmo dentro dos shoppings, ainda não poderão funcionar praças de alimentação, cinemas, teatros, academias, salões de beleza e serviços de valet.

Igrejas e templos poderão funcionar, com 20% da capacidade, por quatro horas, mas o horário poderá ser estipulado por cada um. Eventos religiosos, culturais e educativos, como escolas bíblicas ou festas juninas, por exemplo, estão vetados. Está proibida a participação de pessoas com mais de 60 anos e/ou com doenças crônicas. 

Escritórios, como os de advocacia, contabilidade, imobiliárias, engenharia, arquitetura e turismo, por exemplo, podem funcionar por quatro horas seguidas e atender com 20% da capacidade. 

Os estabelecimentos autorizados a retomar as atividades com público devem seguir todas as medidas sanitárias para garantir a higiene, evitar aglomeração de pessoas para combater a disseminação do coronavírus, como manter distância de, no mínimo, 1,5 metro entre as pessoas; disponibilizar álcool em gel; marcar o distanciamento no solo; exigir o uso de máscaras por funcionários e clientes e dispensar do trabalho in loco funcionários com possíveis sintomas, que tenham doenças crônicas e/ou mais de 60 anos.

Quem não cumprir as regras poderá ser multado em 400 UFICs, o equivalente a R$ 1.446, 44. Em caso de reincidência, o valor da multa será dobrado. Na terceira autuação, o estabelecimento ficará fechado até o fim da quarentena.

Os estabelecimentos devem emitir, gratuitamente, a Declaração de Estabelecimento Responsável, um certificado de responsabilidade que deve ser solicitado online, após inscrição e rápida capacitação, pelo portal da Prefeitura no https://ead-covid19.campinas.sp.gov.br/ .

O prefeito Jonas Donizette disse que até a sexta-feira da próxima semana, 12 de junho, avaliará se a cidade terá condições de manter, ampliar ou recuar, caso necessário, da reabertura dos serviços.

Continue Lendo

Nossa Região

Campinas é eleita como a cidade mais inteligente do Brasil

Portal Hortolândia

Publicado

em

A cidade de Campinas (SP) foi eleita pelo Ranking Connected Smart Cities como a cidade mais inteligente do Brasil em 2019. A posição do município, segundo a organização do ranking, só foi possível pela presença de universidades, parques científicos e tecnológicos e institutos de pesquisa na região. A Unicamp é destacada principalmente pela contribuição da Agência de Inovação (Inova) e pelo projeto do Hub Internacional para o Desenvolvimento Sustentável (HIDS), do qual é uma das instituições responsáveis.

Para o diretor-executivo da Inova, Newton Frateschi, e para o diretor-executivo de Planejamento Integrado da Unicamp, Marco Aurélio Pinheiro Lima, o papel da Universidade é ainda mais amplo, na medida em que a Unicamp possui excelência na formação de qualidade de profissionais.

Newton observa que, nas empresas instaladas na região, encontram-se sempre profissionais formados na Unicamp. “Se você olhar para as empresas, pequenas e grandes, você vai encontrar pessoas formadas na Unicamp. Essas pessoas levam o conhecimento com elas e elas começam e ser influenciadoras. Então acabam se formando ações entre empresas e Universidade, trocas entre pesquisadores, professores e profissionais das empresas, além do licenciamento de tecnologias e formação de novas empresas”, afirma.

Assim como o diretor da Inova, Marco Aurélio avalia que Unicamp contribui para o ranking atuando naquilo que ela saber fazer melhor: formar pessoas capazes de atuar no desenvolvimento tecnológico. “Como a Unicamp entra nesse assunto? Formando gente criativa capaz de fazer esse tipo de desenvolvimento. Inúmeras empresas que nasceram de alunos da Unicamp estão ao redor da Unicamp ou dentro da Unicamp. Isso é a universidade entregando para a sociedade pessoas capazes de fazer desenvolvimento. Não tenho dúvida nenhuma que essa é a maior contribuição da Unicamp”, observa.

O ranking

O Ranking Connected Smart Cities é realizado desde 2015 pela Urban Systems em parceria com a Necta, classificando as cidades brasileiras de mais de 50 mil habitantes que possuam grande potencial de desenvolvimento. A classificação é realizada a partir de 11 eixos temáticos: tecnologia e inovação, mobilidade, empreendedorismo, governança, segurança, urbanismo, meio ambiente, economia, energia, saúde e educação. Campinas obteve a primeira posição em Tecnologia e Inovação e a segunda posição em Empreendedorismo, sendo considerada a cidade mais inteligente em 2019. Em 2018, a cidade obteve o 4º lugar.

Para conferir o artigo na integra clique aqui

Continue Lendo

Nossa Região

Massa de ar frio pode trazer chuva para a região a partir de terça (02)

Portal Hortolândia

Publicado

em

A RMC amanheceu sob céu claro. A temperatura mínima registrada pelo CEPAGRI foi de 10ºC às 7h. A previsão para hoje é de predomínio de sol, com um aumento de nebulosidade a partir da tarde. A temperatura máxima prevista é de 26ºC.

A previsão para a terça-feira é de céu parcialmente nublado, passando a nublado a partir da tarde. Há chances de chuva a partir do anoitecer, esperadas na forma de pancadas isoladas, que podem ser localmente fortes. A temperatura mínima está prevista em 13ºC e a máxima em 23ºC.

A tendência para a quarta-feira é de céu parcialmente nublado a nublado, com chances de chuva na madrugada. As temperaturas ficam entre 15 e 24ºC. Entre quinta e sexta-feira, os indicativos são de céu parcialmente nublado a nublado, e temperaturas entre 15 e 25ºC.

No sábado, é esperada a passagem de uma nova frente fria, que deve trazer chuvas e provocar a queda nas temperaturas a partir do domingo.

Continue Lendo