Nossa Região

Expoflora 2013 será realizada de 30 de agosto a 29 de setembro

Tradicional evento em Holambra traz diversas novidades na programação

Rosa 'brasileirinha' é uma das atrações em Holambra
Rosa ‘brasileirinha’ é uma das atrações da Expoflora 2013

A Expoflora, maior exposição de flores e plantas ornamentais da América Latina realizada em Holambra, começa na sexta-feira, 30 de agosto, e se estende até 29 de setembro, este ano funcionando de sexta a domingo, das 9h às 19h.

Anuncio


Em 2013, o evento mostra as tendências de flores e plantas ornamentais nas cores verde e amarelo, uma aposta dos produtores de Holambra no paisagismo e decoração para a Copa do Mundo de Futebol, que será realizada no Brasil em 2014. O foco são os hotéis, as empresas, os restaurantes, as residências e até os estádios.

Nessa linha do verde e amarelo estão os sunpatiens, as callas, os hibiscos, os lírios da linha Brasil, as alstroemeria hybridas e até uma orquídea verde, colorida artificialmente. O trevo de quatro folhas, cultivado em grandes canteiros para atrair muita sorte, também traz as cores da bandeira brasileira e, por isso, volta com tudo nos vasos e jardins fortalecendo a torcida pela seleção.

Mas, como Holambra abriga os antigos imigrantes e seus dependentes, o time do Carrossel Holandês também será prestigiado no paisagismo e na decoração: as flores na cor laranja, que representa a realeza holandesa, está presente nas tarantas, nos hibiscos, nas callas, nos lírios e nos ranúnculos.

Novas variedades
Entre os lançamentos e novidades dessa edição estão a rosa Blueberry, a calla preta e o sunpatiens (espécie de impatiens cultivado ao Sol). Apresenta, também, as novas flores de nomes estranhos, como a simpática barleria, a preguiçosa dormideira, a aveludada celósia, as floridas tarantas e as exóticas e encantadoras orquídeas oncidium. Não faltam novas e lindas variedades de anêmonas, ranúnculos, hisbiscus, lírios e alstroemerias.

Exposições
O carro-chefe da Expoflora, a exposição de arranjos florais traz, em 2013, o tema “Flores, contos e lendas”, resgatando as tradições e o folclore do Brasil e da Holanda. Os sete anos em situações cotidianas, dezenas de bruxas, Chapeuzinho vermelho na singela casa da vovó, João e Maria, Rapunzel e Cinderela são os personagens usados pelos decoradores e paisagistas holandeses Jan Willem van der Boon e Jessica Drost, para mostrar as tendências das decorações florais e as espécies e variedades de flores e plantas ornamentais produzidas em Holambra.

Já na Mostra de paisagismo e jardinagem, o desafio dos profissionais na edição de 2013 foi destacar em seus projetos o uso da água, integrando o design, o conforto e a praticidade à sustentabilidade, como o uso racional ou o reuso desse recurso natural. O resultado pode ser visto nos 25 ambientes, criados por paisagistas, agrônomos, arquitetos, designers, decoradores e outros profissionais da área. A Mostra é organizada pela engenheira agrônoma Ana Rita Gimenes e pelo empresário Ralph Gerardus Dekker, da Floral Design Brasil. O uso de terrários e o reaproveitamento de materiais são tendência nesse segmento. Veja reportagem completa.

Entretenimento
Os personagens das lendas e contos de todo o mundo invadem o recinto da Expoflora. Enquanto a Cinderela, João e Maria, Chapeuzinho Vermelho, Rapunzel e a Branca de Neves recepcionam os visitantes, a Bela e a Fera, Shrek e Fiona e a Cuca, a Emília e o Visconde de Sabugosa divertem os turistas nos 250 mil metros quadrados do parque que abriga o evento. Eles passeiam pelo recinto, junto com os Tulipos e a Banda Ipê, para fotos e entretenimento dos visitantes.

mascote expoflora 2013

Entre as atrações fixas estão a Parada das Flores (16h) e a Chuva de Pétalas (16h30). Inspiradas no desfile de encerramento das atividades diárias do parque da Disney, o objetivo é atrair o público para a apoteose do evento. Só que, na Expoflora, em vez de fogos de artifício, o espetáculo é feito na forma de uma chuva que, em vez de molhar, encanta a todos os que dela participam por ser feita com as pétalas de aproximadamente 150 quilos de rosas. São necessárias 18 mil rosas, aproximadamente, por dia, para a produção desse espetáculo. Diz a tradição que aquele que consegue pegar uma pétala ainda no ar tem os seus desejos realizados.

Chuva de Flores - Expoflora 2013

Já o Passeio Turístico mostra aspectos da história e a arquitetura da ex-colônia holandesa no Brasil, além de um campo de flores. A novidade este ano é que os visitantes serão levados a um dos campos que serviu de cenário para o personagem Bento, interpretado pelo ator Marco Pigossi, nas gravações da novela Sangue Bom, exibida pela TV Globo. O city tour é uma das atrações durante o evento, com saídas de hora em hora.

No Shopping das Flores, instalado em uma área de 3.300 m², estão à disposição para serem levadas para casa cerca de 200 espécies e mais de 2 mil variedades cultivadas por cerca de 400 produtores que as comercializam por meio da Cooperativa Veiling de Holambra. A expectativa de vendas em 2013 é de aproximadamente 100 mil unidades.

Novidades culinárias
A Tortinha de Blueberry, preparada com a fruta que leva esse nome, será acompanhada de uma flor, a Rosa Blueberry, batizada com esse nome devido à semelhança de sua cor com a da fruta. O doce é feito de uma massa assada com recheio de geleia de blueberry. Descrever o formato do doce é tarefa fácil. Difícil, também, é explicar o sabor suave e marcante da fruta, típica dos países europeus, bem perceptível na geleia. A rosa é um brinde que a confeitaria Zoet en Zout oferecerá em uma linda embalagem, junto com o doce, graças a uma parceria com o produtor Adriano Van Rooijen. A promoção é válida apenas durante a Expoflora 2013.

Outra novidade culinária fará a alegria das crianças e despertará o lado infantil dos adultos. Depois do sucesso da sobremesa Vaso de Alstroeméria, no ano passado, dos canteiros do Restaurante Casa Bela surgem esse ano também o Vaso de Áster e o Docinho de Minhoca. As minhoquinhas de goma são servidas num vaso de barro, adubado com uma mistura de chocolate e mousse de maracujá, cobertos com uma fina camada de farelo de biscoito.

Expoflora 2013 Coloca à Venda Último Lote de Ingressos com Desconto

Serviço

O quê: 32ª Expoflora – 2013
Quando: de 30 de agosto a 29 de setembro, de sexta-feira a domingo, das 9h às 19h
Onde: Pavilhão da Expoflora, em Holambra, na SP-340, (Rodovia Campinas-Mogi Mirim), na saída 140
Ingressos: R$ 32 na bilheteria
Estacionamento: R$ 25
Informações para o público: (19) 3802-1421 ou pelo e-mail: [email protected]


Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo