Connect with us

Nossa Região

Expoflora – Comunicado – Falecimento Piet Schoenmaker

Portal Hortolândia

Publicado

em

É com muita tristeza que a Expoflora comunica o falecimento de seu eterno “embaixador” Piet Schoenmaker, na noite deste sábado (dia 11), às 22h25, aos 75 anos, no Hospital Madre Theodora em Campinas (SP). Ele lutava contra um câncer. O velório acontecerá hoje (domingo, dia 12) partir das 13h no Parque da Expoflora. O sepultamento ocorre às 17h no Cemitério Municipal de Holambra.

Holandês de nascimento, mas brasileiro de coração, como costumava ressaltar, Petrus Wilhelmus Jozef Schoenmaker migrou com a família para o Brasil em outubro de 1959, quando tinha apenas 15 anos de idade. Trabalhou como agricultor na fazenda Terra Viva, de propriedade dos Schoenmaker, responsável pela introdução das primeiras flores em Holambra – os gladíolos, popularmente conhecidos como Palma de Santa Rita.

Para manter suas raízes, foi um dos mais importantes pesquisadores da música, da dança e do folclore holandês, repassados para as gerações seguintes por meio dos grupos de danças holandesas que formou na antiga colônia, hoje conhecida como Holambra, cidade que é a junção dos nomes Holambra, América e Brasil.

O grupo de dança de Holambra é o único no mundo a reunir coreografias de distintas regiões da Holanda, graças a um intenso trabalho de pesquisa realizado pelo professor Piet Schoenmaker. O repertório mostra coreografias que datam de 1600 até a atualidade.

As danças, apresentadas por integrantes de diferentes idades, são apresentadas de hora em hora durante a Expoflora, maior exposição de flores e plantas ornamentais da América Latina, que acontece em Holambra, entre agosto e setembro, e recebe anualmente cerca de 300 mil visitantes a cada edição.

De costumes simples, vozeirão imponente e risada inesquecível, foi por meio do Grupo de Danças que Piet passou a ser conhecido pelo grande público. Com seu barulhento par de tamancos amarelos, andava por todo o parque conversando com o público e sendo assediado a cada instante para fotos e selfies pelos turistas que o cercavam pelo caminho, sob os olhares pacientes da esposa Ank. Nunca negou uma foto, um abraço, um beijo, um carinho para as pessoas de todas as idades que o requisitavam.

Assim se tornou o ícone, o símbolo, o embaixador da Expoflora. Para homenageá-lo, a organização da Expoflora e a Cooperativa Veiling de Holambra farão hoje, durante o seu enterro, uma Chuva de Pétalas especialmente para ele. Que a família Schoenmaker sinta-se acolhida e confortada pelo carinho e pelas orações de toda a nossa equipe.

Nossa Região

Defesa Civil alerta sobre chuva na região de Campinas

Portal Hortolândia

Publicado

em

Defesa Civil alerta sobre chuva esperada para região de Campinas nos dias 22 até 24 de janeiro, com previsão de 80 a 100 mm. A alerta diz: “Os atuais modelos meteorológicos indicam condição para precipitações significativas durante os dias 22 a 24 de janeiro, com riscos para transtornos como enxurradas, quedas de árvores, alagamentos e inundações.”

Segundo o Cepagri da Unicamp, a previsão para a quarta-feira (22) é de céu parcialmente nublado, com períodos de predomínio de sol. Há uma pequena chance de pancadas de chuva isoladas e rápidas por volta do final da tarde. As temperaturas ficam entre 18 e 30°C, e os ventos terão intensidade moderada, soprando um pouco mais fortes do que o usual.

Na quinta-feira (23), a formação de um sistema de baixa pressão no oceano próximo ao litoral paulista poderá provocar chuvas nas regiões norte, centro e leste do estado, incluindo Campinas, a partir da tarde. A condição esperada é de céu parcialmente nublado a nublado, com possibilidade de chuvas. As temperaturas ficam entre 19 e 29°C.

Continue Lendo

Nossa Região

Chuva deve voltar na quinta (23), confira a previsão

Portal Hortolândia

Publicado

em

Segundo o Cepagri da Unicamp, a previsão para a quarta-feira (22) é de céu parcialmente nublado, com períodos de predomínio de sol. Há uma pequena chance de pancadas de chuva isoladas e rápidas por volta do final da tarde. As temperaturas ficam entre 18 e 30°C, e os ventos terão intensidade moderada, soprando um pouco mais fortes do que o usual.

Na quinta-feira (23), a formação de um sistema de baixa pressão no oceano próximo ao litoral paulista poderá provocar chuvas nas regiões norte, centro e leste do estado, incluindo a região de Campinas, a partir da tarde. A condição esperada é de céu parcialmente nublado a nublado, com possibilidade de chuvas. As temperaturas ficam entre 19 e 29°C.

Reforça-se a importância com os cuidados durante períodos de exposição direta ao sol, principalmente entre as 10 e 15h, e com a hidratação.

Continue Lendo

Nossa Região

McDonald’s abre restaurante no Shopping ParkCity Sumaré

Portal Hortolândia

Publicado

em

O McDonald’s inaugurou nesta terça-feira (21), no shopping ParkCity Sumaré, o seu segundo restaurante na cidade e o 40º na região metropolitana de Campinas (RMC). Localizado na Avenida Rebouças, a unidade funcionará de segunda a sábado das 10h às 22h, e aos domingos e feriados das 11h às 22h.

Aliando conveniência e interatividade, o McDonald’s oferecerá uma experiência diferenciada aos consumidores. O espaço contará com menu board digital e totem de autoatendimento, que permitirá a customização de pedidos e pagamento direto no equipamento. Além disso, também será instalado um quiosque de sobremesas, que estará em funcionamento a partir do dia 24, em frente ao cinema.

Os 27 funcionários do novo restaurante colocarão em prática a chamada “Cooltura de Serviço”, modelo de atendimento do McDonald’s que estimula os seus colaboradores a receberem os clientes de forma mais natural, sem frases padronizadas.

Sumaré, que conta com cerca de 280 mil habitantes, é o segundo maior mercado da Região Metropolitana de Campinas. O restaurante está situado em um amplo shopping center, primeiro empreendimento do tipo na cidade, com mais de 40 lojas e localização privilegiada, que permitirão não só o acesso local, como também o de cidades do entorno.

Importância da Região Metropolitana de Campinas é justificativa para o investimento
A RMC se mantém como mercado estratégico para o McDonald’s, onde a marca emprega cerca de 2.100 pessoas.
Segunda maior região metropolitana de São Paulo em população, com mais de 3,2 milhões de habitantes (IBGE 2018), a RMC gera 8,9% de toda a riqueza produzida no estado (Seade 2015). Conta ainda com localização geográfica privilegiada, já que sua malha rodoviária interliga grandes centros nacionais e regionais, além da proximidade com o aeroporto de Viracopos – motivos que justificam a expansão da marca na região.

Serviço
Inauguração McDonald’s Sumaré
Endereço: Shopping ParkCity Sumaré | Avenida Rebouças, 3400 – Jardim Paulista – Sumaré / SP – CEP: 13171-065.
Horário de Funcionamento: De segunda a sábado das 10h às 22h e aos domingos e feriados das 11h às 22h.

Continue Lendo



Max Milhas